Está se preparando para uma vaga de emprego, mas está sem computador e não sabe como fazer currículo pelo celular?

Não precisa se preocupar, dá para fazer um currículo muito bem estruturado pelo celular, com aplicativos gratuitos e em poucos minutos! 

O segredo de um bom currículo é deixar em destaque as informações mais importantes sobre a sua carreira profissional, chamando a atenção da pessoa que irá fazer o recrutamento da vaga.

Se você quer saber como fazer currículo pelo celular e qual é o melhor modelo a seguir, continue lendo este artigo e siga nossas dicas!

Melhores aplicativos para fazer currículo

Fazer o seu currículo no celular pode ser um pouquinho mais complicado que no computador. Porém, não é impossível. 

Para saber como fazer currículo pelo celular, você irá precisar de aplicativos que ajudem a formatar o currículo da melhor forma possível. Entre os aplicativos mais utilizados, podemos recomendar:

Microsoft Word

O app do Microsoft Word é um ótimo editor de texto para celular, o que ajuda muito na hora de fazer o seu currículo. A versão mobile tem algumas diferenças, mas nada que não dê para contornar.

Na galeria de modelos de documentos, assim que abrimos o aplicativo, podemos encontrar alguns modelos de currículos pré-prontos. Esses modelos são personalizáveis e servem como uma ótima base para se seguir.

Diferente da versão para computador, o aplicativo pode ser usado gratuitamente, mas com limitações.

O aplicativo do Microsoft Word pode ser baixado em aparelhos Android e iOs.

Documentos Google

Assim como o Microsoft Word, o Documentos Google também é um ótimo editor de textos no mobile. A grande diferença é que tanto na versão de computador quanto para celular, o Documentos Google é integralmente gratuito.

Ao abrir o app também é possível encontrar modelos de currículo para seguir, mas também é possível encontrar versões na internet que sejam editáveis pelo aplicativo.

Para salvar o currículo, é possível exportar em Word, PDF e outros formatos de documentos.

O aplicativo do Documentos Google também pode ser baixado em aparelhos Android e iOs.

Pages

Diferente dos dois aplicativos anteriores, o Pages é um aplicativo exclusivo do sistema iOs. Ou seja, só quem tem um iPhone ou iPad pode acessar o app. 

Tirando essa diferença, ele é muito parecido com os outros aplicativos. O uso é gratuito, há uma galeria de modelos e também é possível exportar o seu currículo em vários formatos.

O aplicativo Pages pode ser baixado no seu iPhone ou iPad pela loja da Apple.

Canva

O Canva é um dos aplicativos mais populares quando falamos em design fácil e acessível. Diferente dos exemplos anteriores, ele não é um editor de textos, mas um aplicativo de criação de design.

Isso quer dizer que o Canva tem diversos recursos gratuitos para incrementar o seu currículo. O app no celular é muito intuitivo e também conta com uma galeria de modelos de currículo.

O Canva tem alguns recursos que são exclusivos para assinantes, mas a versão gratuita também tem um ótimo acervo disponível.

O aplicativo do Canva pode ser baixado em aparelhos Android e iOs.

Outros aplicativos

Ao navegar pela loja de aplicativos do seu celular, é fácil encontrar apps específicos para a criação de currículos. 

Muitos contam com interfaces simples e uma galeria somente de modelos de currículos, facilitando a edição dos dados. 

Entre os aplicativos mais conhecidos de como fazer curriculo pelo celular, podemos citar:

Como estruturar um ótimo currículo

Um bom currículo pode ser feito tanto pelo computador como pelo celular. O que faz a diferença é como você organiza as informações e se apresenta ao recrutador. 

O melhor modelo de currículo é simples, com foco nas suas experiências que podem agregar à vaga que você está se candidatando. 

A seguir, damos algumas dicas sobre como você pode fazer um currículo que chame a atenção e te ajude a conseguir uma entrevista de emprego.

Como colocar objetivo no currículo?

O objetivo precisa estar alinhado com a vaga para qual você está se candidatando e também ter sentido com o seu histórico profissional.

Ele precisa ser claro e, como o nome já diz, objetivo. Escreva em poucas palavras qual é o cargo que você está se candidatando. 

Informações pessoais que devem constar no currículo

As informações pessoais que devem estar no seu currículo são as de identificação e contato. Ou seja, seu nome, e-mail, telefone de contato e um link de portfólio, se você tiver.

Se for uma vaga presencial, também é bom inserir ao menos a cidade onde você mora, facilitando a identificação do recrutador.

Informações como estado civil, endereço completo, idade ou até mesmo se tem filhos, podem ser tiradas do currículo. 

Experiências para a vaga

Selecione experiências que tenham relação com o cargo da candidatura. Se você estiver passando por uma mudança de carreira, deixe a informação em uma carta de apresentação ou no corpo de e-mail com o currículo.

Para vagas de estágio, que não devem solicitar experiência, ou se for o seu primeiro emprego, dê ênfase às experiências acadêmicas, como trabalhos apresentados durante a sua formação.

Formação com foco na vaga

Assim como as experiências profissionais, a sua formação também deve fazer sentido com a vaga que você está se candidatando. 

Por isso, coloque somente cursos que mostrem o seu domínio no assunto, desde cursos técnicos, de graduação, especialização ou cursos livres.

Se você tem outros cursos que realizou, mas que não têm nenhuma relação com a vaga, pode deixar de fora. Mas, se for interessante, você pode comentar durante a entrevista que também tem outras experiências acadêmicas.

Especifique uma área de atuação

Tente manter um foco na hora de se candidatar às vagas de emprego e garanta que o seu currículo corresponde a isso. 

Evite montar um currículo genérico demais. Para cada vaga, edite as informações para deixar em evidência os seus pontos fortes para aquela função.

Idiomas

Saber mais de um idioma pode ser um ótimo destaque para o seu currículo. Mas, nada de mentir que é fluente em uma língua estrangeira, ok?

Algumas vagas irão exigir que você use um outro idioma no dia a dia, e não tem nada pior do que se enrolar para falar uma língua que você não tem domínio.

Por isso, coloque somente as línguas que você realmente já estudou e o seu verdadeiro nível: básico, médio, avançado ou fluente. 

Uma dica: o idioma fluente é utilizado somente se você já morou ou passou por um período considerável em um país que fale aquela língua estrangeira. Vale para períodos de estágio, mas não de viagem a turismo! 

Porém, se você tem um ótimo domínio da língua e sabe se comunicar bem, pode colocar o seu nível como “avançado”.

Cursos extras e trabalhos voluntários

Dependendo da sua área de atuação, os trabalhos voluntários podem ser um ótimo benefício para ser incluído no seu currículo.

Se você tem pouca experiência na área ou está na busca do primeiro emprego, ter realizado trabalhos voluntários também ajuda, e muito, na avaliação do seu currículo.

Já os cursos extracurriculares, como cursos livres ou workshops, podem ser inseridos no currículo, mas com cuidado para não exagerar. Selecione apenas os mais importantes para a vaga, que tenham relação com a sua função.

Esqueça as fotos e outros recursos gráficos

Há vagas e plataformas de candidatura que pedem o envio de uma foto junto do currículo, mas, na prática, isso não é necessário (ou recomendado).

No caso dos recursos gráficos, evite se a sua área não tiver ligação com comunicação visual, como design e áreas correlatas.

Principalmente para vagas administrativas e de setores mais formais, prefira o bom e velho currículo em preto e branco, com um bom espaçamento entre as informações e recursos de destaque simples (negrito, itálico, links, etc.).

Entenda que a simplicidade é o melhor caminho

Em resumo, o melhor currículo é o que consegue resumir a sua experiência profissional, dando destaque ao que é mais importante na sua carreira e como você pode agregar o seu trabalho à empresa.

Por isso, menos acaba sendo muito mais. Crie seu currículo para que o recrutador encontre facilmente as informações mais importantes sobre o seu trabalho e o que te destaca enquanto profissional.

A leitura dos currículos muitas vezes é feita por máquinas, então quanto menos recursos gráficos e informações aglomeradas, melhor.

Afinz e você

A Afinz sabe como investir na sua carreira pode ser desafiador, e estamos aqui para te ajudar a alcançar seus objetivos e trilhar um caminho de sucesso. 

Aqui no nosso blog você encontra outros artigos sobre carreira, como dicas para trabalho home office e como planejar a sua carreira. Além disso, você sempre pode dar uma olhadinha nas nossas dicas nas redes sociais

Porque afinidade de verdade é estar junto!