Com a nova realidade do home-office, muitas empresas também passaram a adotar aos seus processos seletivos a entrevista de emprego online. Assim, o candidato não precisa se deslocar até a empresa.

Essa prática pode ter seus pontos positivos e negativos para quem está concorrendo a uma vaga. Por isso, reunimos algumas dicas para você se sair bem durante a sua entrevista de emprego online.

Confira neste artigo como se preparar para a entrevista. Continue a leitura!

Siga um roteiro na entrevista de emprego

Na prática, a entrevista de emprego online não é muito diferente de uma entrevista presencial. Então, algumas dicas de como se preparar para entrevista de emprego estão valendo.

Mas, algumas coisinhas acabam sendo bem diferentes, como a preparação do local onde você irá fazer a chamada de vídeo e alguns requisitos tecnológicos indispensáveis, como fones de ouvido e um computador com webcam.

Pensando nisso, elaboramos um roteiro do que você deve fazer para se sair bem na entrevista de emprego online.

Pesquise sobre a empresa

Antes de tudo, comece pesquisando sobre a empresa, se ela tem boas avaliações na internet, como no Glassdoor ou no LinkedIn, se os salários são compatíveis com a média de mercado, etc.

Isso é muito importante para entender se a cultura da empresa vai combinar com a sua, e também ajuda a equilibrar as suas expectativas para a vaga.

Faça testes prévios

Uma das grandes vantagens da tecnologia é ter acesso a ferramentas que antes não existiam, como os testes de entrevista de emprego.

É normal que a gente fique nervoso nesse momento, principalmente se for uma primeira oportunidade de emprego. Os testes, com perguntas que são comuns em entrevistas, podem ajudar a controlar o nervosismo.

Simulador de entrevista de emprego online

Você já ouviu falar em um simulador de entrevista? Pois é, ele existe! O simulador funciona como um teste, avaliando as respostas que você daria em uma entrevista.

Assim, você pode saber como se sairia e o que pode melhorar na sua comunicação. Um dos sites que oferecem esse recurso é o Cout, site especializado em vagas de emprego em comunicação.

Mas, mesmo que você não trabalhe na área, o teste pode ser uma boa alternativa.

Pense no seu visual

Não é porque a entrevista é online que você possa aparecer de pijama, ok? Mesmo a distância, o visual conta (e muito) para a sua entrevista.

Dependendo da sua área de atuação, a roupa social não será necessária. Mas, de qualquer forma, procure vestir uma roupa que te valorize e que transmita seriedade e profissionalismo.

Não se atrase para a entrevista de emprego online

Se organize com antecedência, afinal, você está em casa e um atraso pode ser difícil de justificar, além de causar uma má impressão logo de cara.

O ideal é que esteja tudo pronto para a entrevista com pelo menos cinco minutos de antecedência. Caso tenha algum imprevisto, como queda de energia ou de internet, entre em contato com o recrutador e veja se pode reagendar o horário.

Escolha o local adequado

O home-office já é realidade para muitas pessoas, mas sabemos que nem todo mundo tem um escritório para trabalhar. Por isso, escolha o lugar mais tranquilo da casa, com maior isolamento de barulhos, boa iluminação e boa conexão com a internet.

Garanta uma boa conexão com a internet

Falando em conexão com a internet, ela é indispensável, já que a entrevista será por chamada de vídeo. 

Verifique se a velocidade da sua conexão está estável e se o local escolhido oferece uma boa conexão, por Wi-Fi ou por cabo. 

Use fone de ouvido

O barulho externo, como carros na rua, obra no vizinho ou até mesmo as crianças em casa, pode atrapalhar a sua comunicação durante a entrevista.

Certifique-se de ter um bom fone de ouvido com microfone e faça testes para saber se você consegue ouvir bem e ser ouvido com clareza pela outra pessoa.

Desative outras plataformas e feche abas extras

Ao ligar o computador, lembre-se de fechar todas as abas e janelas que possam te distrair da entrevista. 

Além de ajudar, e muito, na sua concentração, essas janelas também podem consumir uma parte a mais da sua internet, o que irá prejudicar a sua conexão durante a chamada de vídeo.

Procure se comunicar de forma clara

Com todos os preparativos certos, chegou a hora da entrevista! 

Aqui, por ser uma entrevista de emprego online, a sua clareza na hora de se comunicar será crucial para você se sair bem. 

Então, é hora de controlar a ansiedade e falar de forma clara, com cuidado para não engolir palavras ou usar muitas gírias. Se precisar de uma pausa entre uma frase e outra, aproveite para tomar um gole de água.

Quando estiver ouvindo a pessoa recrutadora, lembre-se também de olhar para a tela e sinalize que você está ouvindo, e entendendo, as informações.

Faça perguntas e anotações

Por fim, mas não menos importante, tenha em mãos algumas anotações com o que você quer falar e perguntar durante a entrevista. E durante a chamada, anote informações que você recebeu na hora, ou pontos importantes que você precisa de mais explicação.

Isso, além de mostrar que você está prestando atenção, irá ajudar a sanar todas as dúvidas, suas e da pessoa recrutadora. 

E depois da entrevista de emprego online?

Agora é o momento de aguardar pelo retorno da sua entrevista. Formulamos essas dicas para te ajudar a receber o tão sonhado “sim”, e esperamos que você conquiste uma boa oportunidade! 

Essa espera pode ser um pouquinho longa, então segure a ansiedade. Agora é o momento de controlar as expectativas e manter em mente que, se não der certo, você está dando o seu melhor pela sua carreira e o “sim” chegará em breve.

Afinz e você

Sabemos como é importante investir em planejamento profissional e estamos aqui para te ajudar a construir a sua carreira! 

Conte com a Afinz para soluções financeiras no seu dia a dia e acompanhe as nossas dicas de carreira aqui no blog, como o artigo “como fazer currículo pelo celular”.Afinidade é estar junto! Acompanhe também outros conteúdos de dicas nas nossas redes sociais.