O IPTU é uma taxa cobrada em cima de todos os imóveis em perímetro urbano. Ele vale para os proprietários, mas se você mora de aluguel também pode precisar pagar. 

Quando um novo ano vai se aproximando, começam as dúvidas sobre o imposto. Quem paga? Como funciona? Qual o valor?

São muitas questões, por isso trouxemos todas as informações sobre o IPTU 2022 e como você consultar o funcionamento na sua cidade.

Importante: em 2022, ele sofrerá reajuste em alguns municípios do país. Saiba os motivos e descubra se você será afetado. Confira!

O que é IPTU?

O IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Como o nome diz, é um imposto pago por proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais na cidade. 

Ele muda conforme o tipo de construção. Se for apenas um terreno na cidade, você paga o ITU, que é o Imposto Territorial Urbano. Já se for uma construção que não fica no meio urbano, é pago o ITR  (Imposto Territorial Rural)

É bom saber que o imposto é cobrado por propriedade, então mesmo que o proprietário tenha 20 terrenos, ele irá pagar o IPTU de cada um deles. 

Quem cobra o IPTU é a prefeitura de cada cidade — é ela quem escolhe também qual será o preço. O valor arrecadado com os impostos fica para o município, revertido em melhorias para a cidade.

Quem paga o IPTU?

Uma dúvida muito comum é quem deve pagar o IPTU em caso de locação do imóvel — o proprietário ou o inquilino. 

Isso deve ser resolvido no contrato, ele vai especificar quem pagará o IPTU todos os anos enquanto a locação estiver acontecendo. 

Porém, fica o aviso: mesmo que o contrato mostre que o inquilino deve pagar o IPTU, a conta sempre estará em nome do proprietário. Em casos de atrasos no pagamento, ele é quem vai lidar com as consequências. 

Pagar à vista ou parcelado?

O IPTU tem um valor anual, ou seja, é cobrado apenas uma vez ao ano. Vai de cada um escolher a forma de pagamento, que pode ser à vista ou em parcelas. 

Não é problema algum parcelar, o valor não aumenta em nada. A única diferença é que algumas prefeituras oferecem desconto em pagamentos à vista. 

Se esse é o caso do seu município, vale a pena considerar pagar à vista. De toda maneira, escolha o que mais se encaixa no seu planejamento financeiro. 

Como consultar meu IPTU?

Como explicamos, o IPTU é regulamentado por cada cidade. Portanto, não existe uma única maneira de consultar a taxa. 

O caminho mais indicado é acessar o site da sua cidade, normalmente o IPTU fica em destaque por ser um dos assuntos mais buscados pela população. 

Caso não encontre assim, você pode usar um buscador como o Google. É só pesquisar por “consultar IPTU” + o nome da sua cidade. Simples assim!

Como emitir a 2ª via e pagar meu IPTU?

Assim como a consulta do IPTU, a segunda via para pagamento é liberada por cada município, no site oficial ou via atendimento presencial.

 Você provavelmente irá encontrar a segunda via no mesmo local onde consulta o valor do imposto anual. Se não, pode usar o mesmo truque de buscar “segunda via IPTU” + o nome da cidade. 

Atrasei: Como pagar meu IPTU atrasado?

Atrasar o pagamento do IPTU não é recomendado, pois, assim como outras contas, ele sofre acréscimo de multa em casos de atraso. 

E seguindo os outros quesitos, o percentual da multa é decidido por cada município. Essa porcentagem pode aumentar muito o valor inicial do imposto, portanto, tente pagar na data certa, ok?

Se atrasar o pagamento, é só seguir o caminho para tirar a segunda via do boleto e pagar normalmente.

IPTU 2022 terá reajuste: O que muda?

Pois é, assim como outras taxas, o IPTU 2022 vai sofrer reajustes por causa da alta inflação que acaba impactando várias áreas da economia do país. 

A boa notícia é que nem todas as cidades terão esse reajuste. Isso será decidido por cada prefeitura, considerando as necessidades de caixa. 

Por lei, os municípios têm o direito de fazer esse reajuste de acordo com o aumento da inflação. 

Algumas que repassarão o valor aos pagantes são: São Paulo, Cotia, Bertioga, Joinville, Taubaté e Guaratinguetá. Outras pelo Brasil serão Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Aracaju, João Pessoa e Recife.

Para descobrir se sua cidade irá reajustar o IPTU, acesse o site oficial do município para mais informações. O reajuste não é uma notícia boa, mas com um bom planejamento financeiro será possível pagar sem dificuldades. Aprenda a fazer um planejamento do seu dinheiro lendo esse post especial da Afinz!