Novembro com certeza é um dos meses mais tentadores quando o assunto é compras, tudo isso por causa da Black Friday. 

Muita gente nem sabe de onde veio o evento, mas ainda assim aproveita muito as promoções e descontos que acontecem durante todo o mês. 

Porém, mesmo com as várias oportunidades disponíveis, você deve ter cuidado. Algumas lojas praticam a famosa “black fraude”, o que pode trazer muita dor de cabeça para você. 

A Afinz busca sempre cuidar de você, nosso cliente. Por isso, reunimos dicas importantes para você fugir dos golpes e aproveitar a Black Friday de verdade. Vamos lá?

História da Black Friday

A Black Friday existe nos Estados Unidos há muitos anos, é tradição após o Dia de Ação de Graças. No Brasil, o costume é mais recente, começou em 2010.

Existem muitas versões da história da Black Friday, a primeira fala sobre um dia de 1869 em que a bolsa de valores de Wall Street quebrou, deixando muita gente no prejuízo. Daí veio o nome “sexta-feira preta”.

Também se diz que a tradição vem dos anos 60, quando em uma cidade americana acontecia todo ano um jogo do time Army Black Knights, sempre em uma sexta. Como a cidade ficava cheia, os policiais deram o apelido de Black Friday para o dia.

Por isso, não se sabe a origem oficial da Black Friday. O que sabemos é que hoje em dia ela é uma ótima oportunidade para compras!

Quando é a Black Friday?

Você sabia que a Black Friday acontece sempre no mesmo dia? Ela segue a tradição americana do Dia de Ação de Graças, comemorado sempre na última quinta-feira de novembro. 

A Black Friday sempre acontece depois do feriado, então, na última sexta-feira de novembro, todos os anos. 

Em 2021, a Black Friday cairá no dia 26 de novembro, mas durante todo o mês é possível encontrar promoções nas lojas pelo Brasil. 

Produtos mais procurados na Black Friday

O bom da Black Friday é que ela não tem distinção, todos os setores de compra apostam nas promoções. 

É a hora perfeita para finalmente comprar aquele item que estava na lista de desejos há tempos, mas que sempre ficava para depois. 

Muita gente aproveita a oportunidade para comprar produtos que costumam ser mais caros, já que é uma das únicas épocas do ano em que dá para encontrar descontos maiores. 

Já está pensando no que vai comprar na próxima Black Friday? Prepare o seu cartão de crédito Afinz Visa e veja quais são os produtos mais procurados.

  • Celulares: indispensáveis no dia a dia atualmente, os celulares são de longe os produtos mais buscados na Black Friday;
  • Eletrodomésticos: esses produtos costumam ser mais caros, então todo desconto é válido, certo? Geladeiras, fogões, micro-ondas e máquinas de lavar são muito procurados;
  • Produtos Gamers: recentemente, a busca por itens gamers cresceu muito. Se deseja comprar computadores, monitores, fones de ouvido e microfones, esse é o momento;
  • Mobília para casa (sofá, mesa, etc): os mais desejados por quem está pensando em se mudar, móveis como sofás costumam receber descontos muito bons na Black Friday.

Dicas para fazer compras seguras 

A tentação é muito grande, nós entendemos. Só de ver tantas promoções, dá vontade de comprar vários produtos. 

Porém, você deve colocar como prioridade fazer uma compra segura para não cair na famosa Black Fraude. Confira nossas dicas.

  • Planeje as compras dentro do orçamento: só gaste aquilo que vai conseguir pagar, para não entrar em dívidas;
  • Acompanhe os preços antes de comprar: assim você evita cair na promoção em que o valor se torna a metade do dobro do preço normal;
  • Desconfie de preços baixos demais: faça uma avaliação para descobrir se a loja é confiável, principalmente se for uma que não conhece;
  • Pesquise muito: antes de fechar negócio, confira as opções da concorrência, você pode encontrar preços melhores;
  • Saia da bolha: pense se você precisa mesmo comprar aquilo ou é só impulso por ver o preço tão baixo;
  • Evite filas e lojas cheias: comprar online é uma ótima opção, contanto que sejam lojas confiáveis.

Dicas para evitar golpes na Black Friday

A Black Friday é um momento perfeito para comprar, mas os espertinhos de plantão sabem como é grande a procura e dão um jeito de se infiltrar entre as ofertas de verdade. 

Para te ajudar a passar longe de golpes, aqui vão algumas dicas de segurança da Afinz.

  • Procure sempre pelo cadeado no topo da página, onde fica o endereço do site. Ele indica que o site possui certificado e é a confirmação de que é um ambiente seguro para compras;
  • Sempre desconfie de sites muito simples e difíceis de navegar, costumam ser lojas falsas; 
  • Não compre sem ver a reputação da loja. Nós indicamos serviços como o Reclame Aqui para ver opiniões de quem já comprou no mesmo lugar; 
  • Viu uma promoção tão boa que beira o absurdo? Desconfie! Não é normal que os preços fiquem abaixo da metade do comum; 
  • Se você não conhece o remetente de um e-mail, não clique em nenhum link. Confira antes de abrir arquivos enviados. O mesmo vale para links enviados por WhatsApp e SMS;
  • Caso compre na loja presencial, sempre olhe na maquininha se o valor digitado é o correto e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. 

Afinz e você

A Black Friday é realmente uma ótima oportunidade para fazer aquela compra que você esperou durante o ano todo. Seguindo nossas dicas, você vai fazer ótimas aquisições, é só usar o seu cartão Afinz Visa e boas compras!

Caso encontre alguma compra não reconhecida na sua fatura, procure o SAC do estabelecimento para pedir o estorno.

Se não conseguir com o estabelecimento, ligue na Central de Relacionamento da Afinz que iremos ajudar!