A tecnologia é uma área em constante evolução. Nas últimas décadas, essas novas tecnologias proporcionaram muitas mudanças no cenário mundial, facilitando a comunicação entre pessoas em diferentes pontos do mundo, aumentando a capacidade de produção nas indústrias e tornando a internet a principal potência de disseminação de informação.

Com a chegada de 2022, novas tecnologias estão despontando como possíveis espaços para transformações em todo o planeta. Por isso, separamos neste artigo as principais inovações tecnológicas que você deve acompanhar neste ano.

Internet 5G

Comentada em diversos setores da sociedade, a Internet 5G é uma conexão móvel que é até 100 vezes mais rápida que a 4G e deve chegar mais amplamente no Brasil em 2022. 

Além de mais veloz, essa conexão também é mais estável, garantindo menos problemas na hora de realizar downloads e se comunicar através de aplicativos de voz ou vídeo.

A disponibilização da rede 5G no Brasil ainda está em processo de implementação: diversas empresas de telecomunicações participaram de um leilão para comprar as frequências necessárias para o uso do 5G e assumiram a responsabilidade de garantir a infraestrutura para a distribuição dessa nova tecnologia.

Assistente de voz

Os assistentes de voz impulsionaram o setor de comunicação nos últimos anos. A Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, se tornaram fenômenos na integração entre os ambientes domésticos e as redes. Diversas famílias passaram a utilizar as funções de pesquisa e controle de outros equipamentos através desses assistentes.

De acordo com pesquisas, o uso dessa tecnologia cresceu 47% no Brasil durante o período de pandemia, estimulando ainda mais o mercado e proporcionando avanços nas funções desses aparelhos.

O uso das assistentes de voz também estimula uma segunda tecnologia: a inteligência artificial. Cada vez mais, as empresas investem em aprimoramento na forma com que as informações são processadas por microcomputadores e traduzidas em funcionalidades para o dia a dia das pessoas.

Inteligência Artificial

Apesar de parecer assunto de ficção científica, a inteligência artificial já ultrapassou o campo do improvável e se tornou parte da realidade de muitos produtos que existem no mercado.

A inteligência artificial nada mais é do que a capacidade de um dispositivo eletrônico simular o pensamento humano e a tomada de decisões, garantindo que as máquinas trabalhem ativamente na resolução de problemas reais do cotidiano.

Pesquisas realizadas ainda em 2021, como O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um estudo Global, do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), apontam que a inteligência artificial deve avançar em 2022 e alcançar mais aplicações práticas no dia a dia.

Chatbots inteligentes

A inteligência artificial também proporciona a expansão de outras tecnologias, como os chatbots inteligentes, utilizados diariamente para o atendimento e resolução de problemas através do WhatsApp, Instagram ou até mesmo em um site. 

O uso de chatbots facilita a rotina de empresas que precisam atender centenas de pessoas diariamente, proporcionando menos desgaste humano e traduzindo informações com mais precisão, adequando as respostas às necessidades do cliente.

Pesquisas indicam que o uso de chatbots deve crescer cerca de 30% ao ano, expandindo a eficiência de atendimentos mais precisos, inclusive ligados à medicina e serviços de urgência.

LGPD: Privacidade e segurança de dados

Com tantas informações disponibilizadas na internet, uma preocupação comum surgiu em todo o mundo: como proteger dados sensíveis e pessoais para evitar fraudes e até riscos reais?

Criada com o objetivo de definir diretrizes para coleta, processamento e armazenamento de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) está em vigor desde 2020, mas ainda é um grande desafio para empresas de todo o Brasil.

O mapeamento e controle de dados representa um dos maiores desafios para empresas que armazenam dados de diferentes naturezas. Por isso, é indispensável a fiscalização legal dessas normas e regulamentos, para evitar fraudes e dores de cabeça para quem usa a internet no dia a dia.

Metaverso, o futuro do mundo

Um dos assuntos mais comentados no final de 2021 e que vai continuar em 2022, o Metaverso se destacou como uma possibilidade de realidade virtual futurista. Nessa função que surgiu do Facebook — que foi inclusive rebatizado para Meta — as pessoas poderão, tecnicamente, interagir entre si e com objetos através da tecnologia de realidade virtual.

A ideia é criar um espaço digital no qual as pessoas possam conversar, trabalhar, estudar e se divertir sem, necessariamente, dividir o mesmo ambiente físico. Apesar das críticas existentes ao projeto, ele ainda não está estruturado, pois é preciso que outras tecnologias avancem para a concretização dessa “nova realidade”.

O impacto das mudanças

São muitas novidades tecnológicas, não é mesmo? Por mais que possam parecer ainda distantes, saiba que muitas dessas inovações impactam diretamente no nosso cotidiano. 

Em sua grande maioria, essas tecnologias são criadas para facilitar o convívio entre seres humanos e tornar mais fáceis algumas tarefas que realizamos diariamente. 

Por isso, mantenha-se aberto às mudanças e veja como elas podem ser aplicadas no seu dia a dia para facilitar a rotina e te dar mais tempo para fazer o que gosta, como curtir com a família e amigos!