Quando você sente a produtividade cair, o ânimo diminuir e a quantidade de trabalho só aumentar, é sinal de que alguma coisa está errada. 

Na maior parte das vezes, isso significa que você precisa de uma rotina de trabalho mais definida. Mas, como criar novos costumes, principalmente em um cenário de pandemia?

Sabemos que essa é uma das coisas que mais atrapalham nossos leitores, então criamos um guia completo para criar (e seguir) uma rotina de trabalho mais produtiva. 

Veja como isso é possível, seguindo as dicas da Afinz para o seu bem-estar, afinidade é cuidar de si mesmo!

Como montar uma rotina de trabalho

Gerenciar uma rotina de trabalho não é nada fácil, ainda mais quando temos outras obrigações com a família, amigos e o nosso próprio bem-estar, né?

Mas é por isso mesmo que a rotina é necessária, com ela você vai ter um dia bem mais produtivo sem se afogar no trabalho. Veja algumas dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa:

  • Organize o seu local de trabalho. Seja em casa ou na empresa, um lugar organizado faz toda a diferença na produtividade. Deixe tudo no lugar pra encontrar o que precisa e não perder tempo.
  • Saiba suas prioridades. Veja quais são as tarefas mais importantes e foque nelas, assim que terminar volte a fazer aquelas que não tem tanta pressa. 
  • Tenha um tipo de agenda. Seja ela de papel ou digital, uma agenda é muito útil para saber quais são seus compromissos do dia e o que esperam de você. Use e abuse!
  • Não se sobrecarregue. É importante ter momentos de paz também, para evitar o estresse e a diminuição da produtividade. 

Seguindo essas dicas você terá uma rotina de trabalho bem mais tranquila, sem perder nenhuma entrega ou deixar de fazer suas tarefas.

Benefícios de uma rotina

Você já pensou que o dia precisava ter mais horas para dar tempo de fazer tudo o que precisa? Na verdade, o que falta é a organização da sua rotina de trabalho. 

A rotina ajuda a criar hábitos mais saudáveis, diminui o estresse e aumenta a produtividade. Tudo isso é essencial no trabalho, por isso se fala tanto em criar uma rotina nesse sentido. 

Depois que você se acostumar a seguir uma rotina diária, vai ver que a produtividade aumenta e as tarefas que antes eram chatas e difíceis, se tornam mais tranquilas. 

Rotina de trabalho no home office

Quem trabalha em casa tem ainda mais dificuldade em manter uma rotina. Fora de um ambiente empresarial é bem mais fácil se distrair com outras atividades e deixar o trabalho de lado. 

Por isso, além de seguir as dicas que já demos, quem faz home office precisa seguir outra que é essencial: ter um horário definido para trabalhar. 

Aposto que você já passou por isso: deixou as tarefas de lado e se concentrou em outras coisas em casa, o que resultou na necessidade de trabalhar até bem mais tarde para terminar de fato o que precisava, né?

Quando você tem um horário, uma rotina de trabalho certa, o home office deixa de ser essa confusão e se torna bem mais prazeroso.

Não seja um procrastinador

Procrastinar é o ato de deixar pra depois. É aquela tarefa chata que falamos sempre  “ah, daqui a pouco eu termino”, “ainda tenho tempo”. E quando bate o susto, vemos que precisa ser feita pra já!

Primeiro, fique sabendo que isso é normal. Todo mundo tem momentos de procrastinador. O que não pode acontecer é você deixar de fazer o que realmente importa por causa dela. 

Não é fácil sair desse ciclo de deixar o trabalho pra depois, mas existem algumas técnicas que podem ajudar. 

Dicas para não procrastinar

  • Controle seu tempo: uma das formas de controlar melhor o tempo gasto em cada tarefa é usando um método chamado Pomodoro. Nele, você realiza 25 minutos de trabalho, e 5 de descanso. É mais fácil focar quando sabemos que logo teremos um momento de pausa.
  • Faça sem pensar: não se permita pensar em deixar pra depois. Se sabe que precisa fazer algo que vai levar pouco tempo, faça logo para não precisar se preocupar no futuro! Tenho certeza que vai se sentir bem melhor. 
  • Não tente fazer mil coisas ao mesmo tempo: ao contrário do que muita gente pensa, é pior tentar fazer um milhão de tarefas juntas do que focar em uma só e depois partir para a próxima. 
  • Sem cobrança: se hoje você não conseguiu fazer tudo o que planejou, tente de novo amanhã, é um novo dia com novas oportunidades.

Dicas de saúde e bem-estar para o seu trabalho

Passamos muito tempo trabalhando, então é importante que o bem-estar seja um dos focos desse período, ou então deixa de ser uma atividade tranquila e se torna um pesadelo. 

Claro, todas as pessoas têm dias bons e ruins, então nem sempre o trabalho vai ser prazeroso. Mesmo assim, podemos tentar fazer com que o ambiente profissional seja mais agradável.

  • Boas relações com os colegas
  • Horário justo de trabalho
  • Pausas durante o dia
  • Alimentação saudável

Todas essas coisas criam um clima mais produtivo e propício para o trabalho. 

Ou seja: o bem estar faz toda a diferença para que o trabalho seja feito da maneira certa e traga bons resultados. 

O que é uma alimentação saudável

Uma das formas de melhorar o seu humor e ajudar a manter uma boa rotina de trabalho é se alimentando bem. Além de fazer bem para o corpo, também é ótimo para a mente. 

Uma alimentação saudável é feita de refeições balanceadas, cheias de verduras, legumes e frutas, sem exageros e evitando aqueles pratos gordurosos ou cheios de açúcar.

Todas as vitaminas, ferro e cálcio presentes nesses alimentos ajudam a manter o seu cérebro funcionando da melhor maneira possível, o que ajuda muito no dia a dia do trabalho e da vida no geral.

Descubra como manter uma alimentação mais saudável sem sofrimento!

Passos para uma alimentação saudável

Sabia que também é possível criar uma rotina de alimentação? Tenha em mente alguns pratos saudáveis que você goste e em que refeição eles se encaixam. Depois, é só montar um cardápio semanal. 

Montando um cardápio com opções saudáveis, você vai saber exatamente o que comprar no mercado, então separe um dia para isso e tente resistir às guloseimas. 

Você vai ver com o passar das semanas que a rotina de se alimentar bem fica mais fácil de seguir e faz toda a diferença na sua produtividade!

Mais dicas de bem-estar

Pensando em você, reunimos algumas dicas que vão fazer a sua rotina ser muito mais tranquila e sem estresse, dá uma olhada.

  • Tenha momentos pra descansar: não fique focado em trabalho o tempo todo. A mente precisa de momentos calmos e de descontração pra funcionar bem nas tarefas importantes. 
  • Faça passeios na natureza: aproveite o tempo livre para conhecer lugares perto de você, como parques e praias. Com certeza existe algum espaço legal na sua cidade que não é bem aproveitado! 
  • Aproveite o tempo com a família e amigos: não deixe só para o fim de semana – visite sua família ou faça encontros com amigos durante os dias úteis também. É uma ótima maneira de relaxar durante os momentos mais estressantes.

São passos simples, mas que fazem toda a diferença no seu bem-estar e produtividade!