Sobre a Afinz
100% a fim de crescer
com você

Conectamos você a quem te ajuda a prosperar, para você não ter que se virar sozinho.

Tocar o seu negócio sozinho é uma tarefa complicada. Correr atrás de crédito, gestão do caixa, investimento e ainda cuidar da vida pessoal, da saúde e da família ao mesmo tempo… A gente sabe que não é fácil.
Somos a Afinz, uma plataforma de soluções financeiras e de cuidado. Das vendas do dia até saúde e educação, a Afinz conta com um portfólio de A a Z para você crescer seu negócio e cuidar do que importa.
Aqui, você faz parte de uma comunidade de pessoas e negócios que têm afinidade com você, oferecendo soluções inteligentes que apoiam seu dia a dia e seu crescimento. Conectando quem se ajuda, todo mundo prospera junto.
Afinz. Juntos pra crescer mais.
Venha trabalhar na Afinz
Nossa história
Sempre criando conexões
1991
Em um Brasil imerso num cenário conturbado no mercado financeiro e econômico, com planos econômicos em sequência, mudanças de moeda, confisco da poupança e a hiperinflação, os sócios-fundadores, Nilton e Maciel, decidiram constituir uma sociedade para facilitar o acesso ao crédito para o consumidor e os pequenos varejistas, abrindo novos caminhos no mercado local de Sorocaba.
Assim nasceu a Sorocred Serviços, de início tímida e acanhada, mas já determinada a materializar o gigantesco potencial que o Nilton e Maciel vislumbravam. Era “dar certo ou dar certo”, como eles recordam.
Logo no nascimento, a companhia passa a emitir o cartão de identificação do cliente com acesso a crédito como instrumento para estimular recorrência, maior eficiência operacional e proporcionar melhor controle de riscos na atividade de originação.
1992 a 2000
A Sorocred Serviços evolui, expande e nasce em 1997 a Sorocred Factoring, com mais de 100 colaboradores. No mesmo ano, a companhia implementa seu primeiro sistema de meios de pagamentos (batizado por SAS), começa a emitir cartões com o “BIN 9555” e a operacionalizar sua rede própria de captura eletrônica.
2001 a 2004
Em 2001 a Sorocred lança a operação própria de atendimento pelo call center, movida pelo seu DNA de relacionamento e proximidade com o cliente, algo incomum na arena competitiva.
No mesmo ano, a Sorocred Administradora de Cartões é constituída. Já em 2002 inicia suas operações sob a égide da “cláusula mandato”, adentrando 2003 com mais de 1 milhão de cartões de crédito emitidos.
2005 a 2009
Em 2005 a Sorocred inicia um ciclo de investimentos na sua plataforma B2B2C e começa a atuar com cartões de crédito Private Label.
Na sequência, em 2007, a companhia implementa o seu sistema de análise instantânea de crédito e de automação da atividade do “crediarista”: o “CredWeb”.
Em 2008 inaugura sua plataforma B2B através da constituição da Sorovale, que obtém autorização do Ministério do Trabalho para atuar no segmento de Benefícios e Soluções de Pagamentos como Prestadora de Serviços de Alimentação Coletiva, para empresas e seus colaboradores.
No mesmo ano a Sorocred implementa seu sistema de adquirência (o SAQ), e celebra seu primeiro contrato de terceirização da captura VAN com a Redecard em 2010, aproveitando que a Credenciadora estava ampliando seu leque de serviços na maquininha e a nova regulamentação do mercado que era estimulada pelo Banco Central do Brasil, e pela autorregulação pela ABECS.
2010
Sorocred se torna sociedade de crédito, financiamento e investimentos.
O Banco Central do Brasil autoriza a operacionalização da Sorocred Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimentos, que potencializa a ampliação da oferta de produtos.
A companhia começa a atrair investidores com seus produtos de renda fixa, matéria-prima que irá viabilizar sua próxima etapa de crescimento.
O cartão de crédito Sorocred, acompanhado do bordão “O Cartão de Todo Brasileiro”, continua a se expandir com a contratação da Cielo como rede de captura VAN e com o licenciamento da Redecard para atuar como Credenciadora do Arranjo Sorocred “FULL”. A Sorocred passa a ter abrangência nacional.
É criado o Conselho de Administração e a companhia passa a ser presidida pelo Luiz Carlos do Nascimento, após ter contribuído na sua construção por vários anos como CFO.
2011 a 2013
Em 2011 os cartões de bandeira Sorocred passam a ser aceitos em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais. Neste período a Sorocred licencia também a Cielo como Credenciadoras do Arranjo Sorocred “FULL”.
Simultaneamente e numa primeira tentativa de expandir seu repertório, a companhia investe na diversificação de produtos financeiros, e passa a emitir e distribuir o financiamento de veículos, o CDC e o crédito consignado privado. A companhia mais uma vez inova como pioneira no Open Banking e passa a viabilizar operações de crédito emitindo Cédulas de Crédito Bancário para as mais renomadas fintechs que revolucionaram o sistema financeiro no Brasil.
2014 a 2016
Em 2014 a Sorocred passa a atuar na venda de cartões de crédito através de telemarketing ativo e na distribuição de Seguros, e escolhe atuar em novos segmentos como Saúde e Educação, desenvolvendo conhecimento e tecnologias que construirão fundação importante para sua expansão e que criarão ativos que serão alavancados na refundação como Afinz anos adiante.
Em 2015 a companhia passa a ser co-presidida pelo Luiz Francisco Maciel e pelo Tulio Silva.
Em 2016 a companhia fortalece a sua plataforma B2B2C adequando-a para o atendimento ao médio varejo, e dá largada à formação de parcerias comerciais com grandes varejistas.
2017
É dada a largada ao projeto de expansão para os mercados do Nordeste, alavancando a bandeira Sorocred e a captura ampliada pelas suas redes de captura “VAN” e “FULL”. A companhia recua a diversificação de produtos e concentra sua operação novamente nos meios de pagamentos eletrônicos, substituindo seu antigo sistema proprietário de meios de pagamentos pelo “SM-C”. Os cartões emitidos podem agora ser enriquecidos com serviços como Assistências, Seguros, planos de Parcelamento com Juros, Saques, Pagamento de Contas e Aprovação Instantânea de Crédito no estabelecimento comercial.
A companhia passa a ser presidida pelo Marcos Etchegoyen.
2018
Finalmente, a Sorocred adentra a economia digital com o lançamento do seu primeiro APP. Em mais um passo de profissionalização, a companhia reforça seu Conselho de Administração com a chegada do Claudio Yamaguti e do Reginaldo Zero.
Em decorrência de ampla e profunda reflexão estratégia, o Conselho de Administração se engaja em importante transformação da Sorocred que irá criar condições para que ela realize um Salto Quântico.
2019
Sorocred dá largada à sua transformação. É dada a largada à ampla transformação da Sorocred, quando o Cláudio Yamaguti assume como Presidente Executivo e passa a liderar a entusiasmante jornada, com uma renovada, desafiante e inspiradora visão de futuro.
Uma desafiante agenda de projetos é orquestrada e passa a ser conduzida pelo time da companhia em combinação com equipes de diversas outras empresas, inclusive multinacionais, o que terminará viabilizando a re-fundação da Sorocred.
O Banco Central do Brasil autoriza a operacionalização da Sorocred Meios de Pagamentos como Instituição de Pagamento Credenciadora.
O Nilton e o Maciel apontam o Claudio como próximo sócio-fundador da Sorocred, em preparação para a iminente refundação da companhia.
2020
Afinz faz seu rebranding. O Nilton, o Maciel e o Claudio atraem para o empreendimento e apontam também como sócio- fundador o Carlos Zanvettor e a Sorocred prepara seu “upgrade” para banco Múltiplo, acelerando sua jornada de transformação. Em mais um passo de profissionalização, novos profissionais de grande experiência e capacitação, com os mesmos valores dos sócios-fundadores, são atraídos para co-liderar o empreendimento.
É iniciado o embandeiramento do portifólio de cartões de crédito em parceria com a VISA, concomitante com o “rebranding” da Sorocred para Afinz. São constituídas três joint ventures que, com suas competências, capacidade de inovação, produtos e serviços, expandem materialmente o alcance da plataforma aberta: a Afinz Corretora de Seguros, a Afinz Recebíveis 360, e a Afinz Venda+. E o acordo operacional com a CliniCRED, para distribuição do financiamento Afinz Saúde+.
Mesmo enfrentando com o coletivo a pandemia global, a Sorocred amplia sua capacidade de prestar serviços e expande sua captura até o comércio eletrônico, passando a crescer o faturamento de seus cartões de crédito em patamar de 70% no segundo semestre de 2020, comparado a igual período no ano anterior.
2021
Afinz se torna banco múltiplo.Em 16 de Março o Banco Central do Brasil autoriza a operacionalização do Banco Múltiplo, a peça mais importante e a que marca a refundação de Sorocred para Afinz ou, como preferimos qualificar, “o B de nosso A a Z”.
Nasce então a Afinz, plataforma completa de serviços financeiros com o Open Banking e o Open Finance estampados em seu DNA e também não-financeiros e de Saúde, para pessoas físicas, seus empreendimentos e também para micro-empreendedores. Para o cliente pessoa física, a Afinz se materializa através do seu novo APP, com tecnologia de ponta desenvolvida pela Pinbank e com isso diminui a distância da experiência que entrega para as mais avançadas fintechs que atuam no Brasil.
O Maciel e o Nilton formalizam a sociedade com os novos sócios-fundadores da Afinz, o Claudio – Presidente do Grupo e o Zanvettor – CEO do Banco Múltiplo, realizando a reestruturação societária formando duas holdings familiares, a Financeira que implementa o Conglomerado Prudencial e a Não-financeira que detém as participações nas três joint ventures, além da Afinz COOPERA.
Nossa história
Sempre criando conexões
1991
Em um Brasil imerso num cenário conturbado no mercado financeiro e econômico, com planos econômicos em sequência, mudanças de moeda, confisco da poupança e a hiperinflação, os sócios-fundadores, Nilton e Maciel, decidiram constituir uma sociedade para facilitar o acesso ao crédito para o consumidor e os pequenos varejistas, abrindo novos caminhos no mercado local de Sorocaba.
Assim nasceu a Sorocred Serviços, de início tímida e acanhada, mas já determinada a materializar o gigantesco potencial que o Nilton e Maciel vislumbravam. Era “dar certo ou dar certo”, como eles recordam.
Logo no nascimento, a companhia passa a emitir o cartão de identificação do cliente com acesso a crédito como instrumento para estimular recorrência, maior eficiência operacional e proporcionar melhor controle de riscos na atividade de originação.
1992 a 2000
A Sorocred Serviços evolui, expande e nasce em 1997 a Sorocred Factoring, com mais de 100 colaboradores. No mesmo ano, a companhia implementa seu primeiro sistema de meios de pagamentos (batizado por SAS), começa a emitir cartões com o “BIN 9555” e a operacionalizar sua rede própria de captura eletrônica.
2001 a 2004
Em 2001 a Sorocred lança a operação própria de atendimento pelo call center, movida pelo seu DNA de relacionamento e proximidade com o cliente, algo incomum na arena competitiva.
No mesmo ano, a Sorocred Administradora de Cartões é constituída. Já em 2002 inicia suas operações sob a égide da “cláusula mandato”, adentrando 2003 com mais de 1 milhão de cartões de crédito emitidos.
2005 a 2009
Em 2005 a Sorocred inicia um ciclo de investimentos na sua plataforma B2B2C e começa a atuar com cartões de crédito Private Label.
Na sequência, em 2007, a companhia implementa o seu sistema de análise instantânea de crédito e de automação da atividade do “crediarista”: o “CredWeb”.
Em 2008 inaugura sua plataforma B2B através da constituição da Sorovale, que obtém autorização do Ministério do Trabalho para atuar no segmento de Benefícios e Soluções de Pagamentos como Prestadora de Serviços de Alimentação Coletiva, para empresas e seus colaboradores.
No mesmo ano a Sorocred implementa seu sistema de adquirência (o SAQ), e celebra seu primeiro contrato de terceirização da captura VAN com a Redecard em 2010, aproveitando que a Credenciadora estava ampliando seu leque de serviços na maquininha e a nova regulamentação do mercado que era estimulada pelo Banco Central do Brasil, e pela autorregulação pela ABECS.
2010
Sorocred se torna sociedade de crédito, financiamento e investimentos.
O Banco Central do Brasil autoriza a operacionalização da Sorocred Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimentos, que potencializa a ampliação da oferta de produtos.
A companhia começa a atrair investidores com seus produtos de renda fixa, matéria-prima que irá viabilizar sua próxima etapa de crescimento.
O cartão de crédito Sorocred, acompanhado do bordão “O Cartão de Todo Brasileiro”, continua a se expandir com a contratação da Cielo como rede de captura VAN e com o licenciamento da Redecard para atuar como Credenciadora do Arranjo Sorocred “FULL”. A Sorocred passa a ter abrangência nacional.
É criado o Conselho de Administração e a companhia passa a ser presidida pelo Luiz Carlos do Nascimento, após ter contribuído na sua construção por vários anos como CFO.
2011 a 2013
Em 2011 os cartões de bandeira Sorocred passam a ser aceitos em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais. Neste período a Sorocred licencia também a Cielo como Credenciadoras do Arranjo Sorocred “FULL”.
Simultaneamente e numa primeira tentativa de expandir seu repertório, a companhia investe na diversificação de produtos financeiros, e passa a emitir e distribuir o financiamento de veículos, o CDC e o crédito consignado privado. A companhia mais uma vez inova como pioneira no Open Banking e passa a viabilizar operações de crédito emitindo Cédulas de Crédito Bancário para as mais renomadas fintechs que revolucionaram o sistema financeiro no Brasil.
2014 a 2016
Em 2014 a Sorocred passa a atuar na venda de cartões de crédito através de telemarketing ativo e na distribuição de Seguros, e escolhe atuar em novos segmentos como Saúde e Educação, desenvolvendo conhecimento e tecnologias que construirão fundação importante para sua expansão e que criarão ativos que serão alavancados na refundação como Afinz anos adiante.
Em 2015 a companhia passa a ser co-presidida pelo Luiz Francisco Maciel e pelo Tulio Silva.
Em 2016 a companhia fortalece a sua plataforma B2B2C adequando-a para o atendimento ao médio varejo, e dá largada à formação de parcerias comerciais com grandes varejistas.
2017
É dada a largada ao projeto de expansão para os mercados do Nordeste, alavancando a bandeira Sorocred e a captura ampliada pelas suas redes de captura “VAN” e “FULL”. A companhia recua a diversificação de produtos e concentra sua operação novamente nos meios de pagamentos eletrônicos, substituindo seu antigo sistema proprietário de meios de pagamentos pelo “SM-C”. Os cartões emitidos podem agora ser enriquecidos com serviços como Assistências, Seguros, planos de Parcelamento com Juros, Saques, Pagamento de Contas e Aprovação Instantânea de Crédito no estabelecimento comercial.
A companhia passa a ser presidida pelo Marcos Etchegoyen.
2018
Finalmente, a Sorocred adentra a economia digital com o lançamento do seu primeiro APP. Em mais um passo de profissionalização, a companhia reforça seu Conselho de Administração com a chegada do Claudio Yamaguti e do Reginaldo Zero.
Em decorrência de ampla e profunda reflexão estratégia, o Conselho de Administração se engaja em importante transformação da Sorocred que irá criar condições para que ela realize um Salto Quântico.
2019
Sorocred dá largada à sua transformação. É dada a largada à ampla transformação da Sorocred, quando o Cláudio Yamaguti assume como Presidente Executivo e passa a liderar a entusiasmante jornada, com uma renovada, desafiante e inspiradora visão de futuro.
Uma desafiante agenda de projetos é orquestrada e passa a ser conduzida pelo time da companhia em combinação com equipes de diversas outras empresas, inclusive multinacionais, o que terminará viabilizando a re-fundação da Sorocred.
O Banco Central do Brasil autoriza a operacionalização da Sorocred Meios de Pagamentos como Instituição de Pagamento Credenciadora.
O Nilton e o Maciel apontam o Claudio como próximo sócio-fundador da Sorocred, em preparação para a iminente refundação da companhia.
2020
Afinz faz seu rebranding. O Nilton, o Maciel e o Claudio atraem para o empreendimento e apontam também como sócio- fundador o Carlos Zanvettor e a Sorocred prepara seu “upgrade” para banco Múltiplo, acelerando sua jornada de transformação. Em mais um passo de profissionalização, novos profissionais de grande experiência e capacitação, com os mesmos valores dos sócios-fundadores, são atraídos para co-liderar o empreendimento.
É iniciado o embandeiramento do portifólio de cartões de crédito em parceria com a VISA, concomitante com o “rebranding” da Sorocred para Afinz. São constituídas três joint ventures que, com suas competências, capacidade de inovação, produtos e serviços, expandem materialmente o alcance da plataforma aberta: a Afinz Corretora de Seguros, a Afinz Recebíveis 360, e a Afinz Venda+. E o acordo operacional com a CliniCRED, para distribuição do financiamento Afinz Saúde+.
Mesmo enfrentando com o coletivo a pandemia global, a Sorocred amplia sua capacidade de prestar serviços e expande sua captura até o comércio eletrônico, passando a crescer o faturamento de seus cartões de crédito em patamar de 70% no segundo semestre de 2020, comparado a igual período no ano anterior.
2021
Afinz se torna banco múltiplo.Em 16 de Março o Banco Central do Brasil autoriza a operacionalização do Banco Múltiplo, a peça mais importante e a que marca a refundação de Sorocred para Afinz ou, como preferimos qualificar, “o B de nosso A a Z”.
Nasce então a Afinz, plataforma completa de serviços financeiros com o Open Banking e o Open Finance estampados em seu DNA e também não-financeiros e de Saúde, para pessoas físicas, seus empreendimentos e também para micro-empreendedores. Para o cliente pessoa física, a Afinz se materializa através do seu novo APP, com tecnologia de ponta desenvolvida pela Pinbank e com isso diminui a distância da experiência que entrega para as mais avançadas fintechs que atuam no Brasil.
O Maciel e o Nilton formalizam a sociedade com os novos sócios-fundadores da Afinz, o Claudio – Presidente do Grupo e o Zanvettor – CEO do Banco Múltiplo, realizando a reestruturação societária formando duas holdings familiares, a Financeira que implementa o Conglomerado Prudencial e a Não-financeira que detém as participações nas três joint ventures, além da Afinz COOPERA.