A entrevista de emprego é a etapa que mais traz ansiedade num processo seletivo. É comum que inseguranças surjam, mas precisamos saber como contorná-las para conquistar a vaga.

Manter a calma e saber exatamente o que falar, com honestidade, são os pontos-chave para se sair bem em uma entrevista de emprego. 

E não deixe de acompanhar neste artigo as nossas dicas para conquistar a sua vaga dos sonhos.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Ao participar de uma entrevista de emprego, é normal sentir-se nervoso e ansioso. Esse é um momento em que precisamos controlar as expectativas. 

Pode parecer difícil segurar os ânimos, mas o nosso comportamento durante o processo seletivo também é um ponto avaliado para a contratação. 

Para se sair bem, você pode seguir dicas simples sobre como se comportar durante a entrevista. 

Seja você mesmo

Além de todas as dicas, essa é primordial. Não importa se a entrevista será com o gestor do setor ou com o responsável dos Recursos Humanos, ser honesto com as suas características é a melhor escolha. 

Mantenha a sinceridade, mas sem ser informal demais. Lembre-se que é um ambiente profissional e que a primeira impressão é a que fica.

Transmita autoconfiança

Não deixe que o nervosismo tome conta! Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas quanto mais segurança e calma você aparentar, melhor será para o entrevistador te avaliar. 

Organizar o que você quer falar, antes da entrevista, também pode ajudar a manter a serenidade. Além de mostrar que você sabe exatamente o que quer dizer.

Lembre-se de ter atenção à postura e à forma com a qual você gesticula enquanto fala!

Evite interromper o entrevistador

Essa é uma dica importante que merece atenção redobrada. Para manter um bom diálogo com o entrevistador, evite interrompê-lo. 

Se perceber que você é quem está sendo interrompido muitas vezes, pode ser que suas frases estejam longas demais ou confusas. 

Para dúvidas sobre qualquer informação passada pelo entrevistador, aguarde sua vez de falar e retome à questão. E, claro, se precisar interromper, faça isso o mínimo possível, sempre de forma respeitosa.

Vista-se conforme a empresa

Uma rápida pesquisa sobre o ambiente de trabalho pode te ajudar a escolher a roupa perfeita para a entrevista. 

Dependendo do lugar, roupas sociais podem ser dispensáveis. Porém, nada de camiseta e chinelo! 

Ao se preocupar com a vestimenta, você mostra que tem respeito por esse encontro. Então prefira roupas coringas, com cores mais neutras e com estampas pouco chamativas. 

O mesmo vale para os sapatos: nada muito aberto, esportivo ou saltos altos demais.

E se a entrevista for online, a vestimenta continua sendo importante. Nada de “roupa de ficar em casa”, combinado?

5 Dicas para a entrevista de emprego

Além do seu comportamento, outras dicas são importantes para ter em mente antes de realizar a entrevista de emprego.

Ao se preparar para essa etapa, todo o processo seletivo vai parecer mais simples e você estará mais perto de conquistar a vaga. 

Então anote essas dicas para a sua próxima entrevista de emprego:

1. Treine perguntas de entrevista de emprego

Nem todo entrevistador segue o mesmo estilo de entrevista, e nem todas as empresas seguem a mesma lista de perguntas. 

Porém, dá para se preparar com as mais clássicas, que muito provavelmente serão feitas a você.

O que pode te ajudar é criar listas com os principais tópicos sobre a sua vida pessoal e profissional. Quanto tempo você tem de carreira, como foi a sua formação profissional, quais são os seus planos para o futuro… 

Se estiver em transição de carreira, não deixe de comentar por que está buscando uma nova área profissional. 

Selecione os melhores casos de sucesso na sua experiência profissional, ressalte histórias de trabalho em equipe e aponte um aprendizado obtido em um momento de crise.

2. Pratique o autoconhecimento

Antes que alguém te conheça bem, é importante que você saiba se apresentar, certo? Tire um tempo, antes da entrevista, para listar fatos interessantes sobre você.

Aqui, nem tudo precisa ser exatamente sobre a sua carreira. Meça o que é importante para você, suas metas e o que você espera se passar para essa vaga.

Lembre-se de manter a sinceridade, mas sem exageros, ironias e piadas autodepreciativas. Nada disso passa uma boa impressão.

Mantenha o foco no que interessa, quais pontos você acha importante contar para que o entrevistador te identifique como a pessoa ideal para o cargo.

Algumas questões que podem ajudar são:

  • Por que você quer trabalhar aqui?
  • Qual é o seu maior defeito?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?

3. Pesquise sobre a empresa e faça perguntas

Pesquisar sobre a empresa pode ajudar, e muito, a causar uma boa impressão. Isso mostra que você tem interesse pela empresa e que fez a lição de casa.

Essa pesquisa também vai te ajudar a perceber se a vaga está dentro das suas expectativas, se você e a empresa compartilham os mesmo ideais e objetivos.

Aproveite este momento para tirar dúvidas que não puderam ser respondidas ainda, demonstre interesse por mais detalhes sobre o ambiente de trabalho e a equipe.

4. Pesquise sobre a vaga

Além da empresa, pesquise especificamente sobre a vaga e o que a empresa espera de você. 

Compare as informações disponíveis com outras vagas semelhantes, confirme se você tem as qualificações necessárias e se o cargo oferecido está de acordo com as suas expectativas e experiência.

Dessa forma, é mais fácil demonstrar verdadeiro entusiasmo ao conversar com o entrevistador. 

5. Cuidado ao falar do seu último emprego

Se você estiver buscando uma nova oportunidade enquanto está empregado ou tiver sido demitido, tenha cuidado redobrado ao responder sobre a sua última experiência.

Durante a entrevista, evite qualquer rancor que você possa ter. Não fale mal da empresa, da equipe, nem faça fofoca! 

Ao invés disso, pontue brevemente o que você aprendeu com a sua última experiência e o que você espera de diferente ao ser contratado. 

Lembre-se também de tomar cuidado com as informações. Em hipótese nenhuma você deve dar informações sigilosas sobre a empresa para a qual trabalha ou já trabalhou. 

Dicas para entrevista de emprego online

Com o avanço do home office e sistema híbrido, muitas empresas têm optado por realizar entrevistas online. 

Porém, além de todas as dicas de uma entrevista presencial, a entrevista online requer atenção redobrada com alguns detalhes. 

Algumas dicas essenciais podem te ajudar a se sair bem na sua entrevista de emprego por videoconferência:

Escolha um local apropriado

Para a entrevista ser um sucesso, é importante que você esteja em um ambiente silencioso e bem iluminado.

Prefira um lugar com fundo neutro, evite a mesa da cozinha e nem fique deitado na cama! 

Se não for possível que alguém cuide das crianças, converse com a família e explique que você precisa de alguns minutos de silêncio. 

Em todo caso, também vale comunicar ao entrevistador a situação. Com o isolamento social e o home office, a presença da família no seu ambiente de trabalho já deixou de ser um tabu.

Mas caso aconteça algum imprevisto, demonstre bom humor e lide com a situação de forma breve e sem estresse. 

Tenha atenção com a tecnologia

Antes de tudo, uma conexão estável é essencial para realizar a entrevista. Lembre-se que é imprescindível que a câmera esteja aberta!

Verifique também se seu microfone e fones de ouvido estão funcionando bem e se a sua webcam permite que seu rosto esteja visível, mesmo que com a qualidade não tão boa. 

Porém, cuidado para não exagerar! Se você se preocupar demais com iluminação e outros detalhes de menor importância, irá se distrair do que realmente importa na entrevista: a sua comunicação com o entrevistador.

Não é necessário o uso de equipamentos super profissionais para a entrevista, mas sim que você consiga conquistar a atenção do entrevistador com as suas qualidades como profissional.

O que fazer após a entrevista?

Enquanto aguarda a tão sonhada resposta de que a vaga é sua ou que você passou para a próxima fase, algumas coisas precisam ser levadas em consideração.

Evite colocar expectativas demais, nem meta os pés pelas mãos. Se sair bem na entrevista é um ótimo sinal, mas a vaga só é de fato sua quando os documentos são assinados. 

Se achar que a experiência permite, envie um email de agradecimento ao entrevistador, mas nada de mensagens excessivas por WhatsApp ou cobranças por respostas, ok? Lembre-se que você está em avaliação e é preciso manter o profissionalismo.

Independente da resposta, continue investindo na sua carreira e não deixe de buscar as melhores oportunidades para o seu crescimento profissional.