Precisando de uma graninha para fechar o mês com conforto? Confira o conteúdo que a Afinz preparou para você com dicas e informações úteis para quem está em busca de um complemento de renda.

A importância de ter renda extra

Sabemos que o dinheiro não traz felicidade, mas ele certamente traz tranquilidade e conforto pro nosso dia a dia, não é? Por isso, cada vez mais pessoas têm buscado novas estratégias para garantir aquela graninha extra no fim do mês.

Os objetivos variam: fazer aquela viagem dos sonhos, começar uma poupança, realizar um novo investimento, pagar aquela despesa inesperada que surge no fim do mês… Mas a ideia é uma só: complementar sua renda principal por meio de outras atividades.

Como ganhar renda extra nos finais de semana

Se você trabalha de segunda a sexta, um bom momento para realizar outros serviços remunerados é o fim de semana. São dois dias que você terá livres para dedicar a estas atividades, sem precisar acumulá-las com as responsabilidades que tem durante a semana.

Mas não esqueça de separar um tempo para descansar! Cuidar da mente e do corpo é importante para que você tenha saúde para aproveitar a vida que está trabalhando para ter!

Renda extra online

A internet é um ótimo local para você oferecer serviços e garantir aquela renda extra todo mês. Através das redes sociais, sites de classificados e plataformas específicas para freelancers, você pode encontrar muitos clientes prestando os mais variados serviços.

Essa é uma boa ideia especialmente para quem já trabalha através dos meios digitais e tem condições de conduzir seu trabalho de maneira independente.

Renda extra offline

Se as redes não são a sua praia, ou seu serviço não pode ser prestado digitalmente, você ainda tem muitas opções para complementar sua renda. Uma boa ideia é oferecer seus serviços para amigos, familiares e conhecidos.

Experimente deixar seu contato com eles ou fazer cartões de visita. Assim, mesmo que não precisem do serviço, essas pessoas podem indicá-lo a novos clientes e expandir o alcance do seu negócio.

Lista de jobs para ganhar renda extra

Pronto para começar? Separamos abaixo algumas boas opções de serviços para oferecer e conseguir uma renda extra todo mês. Confira:

Ser um freelancer

Uma das opções mais acessíveis para quem já trabalha, oferecer serviços freelance na sua área não requer aprender novas habilidades do zero, além de contribuir para o seu desenvolvimento profissional e expansão do seu portfólio. Você pode descobrir uma nova vocação e até conseguir outras oportunidades de trabalho.

Avalie seu próprio caso e busque descobrir que serviços você pode oferecer de maneira independente.

Ser motorista de aplicativos

Se você tem uma boa disponibilidade de horários, experimente fazer parte de um serviço de transporte de passageiros ou entregas. Apps como Uber, iFood, 99 e Rappi dispõem de suas próprias plataformas de operação e contam com um processo de inscrição pouco burocrático.

Nessas opções, o lucro é praticamente garantido, pois você atuará em serviços já conhecidos e populares entre as pessoas.

Ter uma loja virtual

Já pensou em ter seu próprio negócio? Por que não começar sua própria loja virtual? Com o Afinz Venda+, você monta sua própria loja online e vende os produtos sem sequer precisar de estoque. 

Confira nosso catálogo de produtos, escolha o que mais combina com você e comece suas vendas sem se preocupar com envio.

Para ter sucesso nas vendas, aposte num público-alvo bem definido, que você tenha facilidade de acessar ou do qual você mesmo(a) faça parte. Assim é mais fácil entender as demandas de seus clientes.

Babá de pets

Amante dos animais? Que tal poder passar muito mais tempo com os bichinhos e ainda complementar sua renda? Se essa ideia parece interessante, a profissão de pet sitter (babá de pets) pode ser a ideal para você.

Você pode começar prestando serviços a amigos e familiares, cuidando de seus pets na casa deles ou na sua. Só não esqueça de fazer o dever de casa: faça do seu lar um ambiente seguro e confortável para o pet em questão.

Revenda produtos

Uma clássica e muito conveniente opção para complementar sua renda é trabalhar com a revenda de produtos nos quais você ou seus conhecidos tenham interesse. A melhor parte dessa opção é que você estará vendendo produtos já conhecidos e amados pelas pessoas, então será mais fácil conquistar uma clientela.

Além disso, você estará livre de preocupações quanto à produção dos itens à venda.

Aulas particulares

Você toca algum instrumento? Sabe tricotar como ninguém? É fera na jardinagem? É um(a) talentoso(a) desenhista? Por que não compartilhar seus talentos com outras pessoas, ajudá-las a perseguir seus sonhos e realizar um complemento de renda com isso.

Se essa ideia parece interessante, você pode ter uma ótima experiência dando aulas particulares. Além dos benefícios financeiros, você poderá se conectar com outras pessoas em função de interesses mútuos.

Vender alimentos por encomenda

Você é do tipo que adora cozinhar? Que tal ganhar dinheiro fazendo o que gosta? Alimentos são um produto com uma demanda muito estável e ampla, portanto as suas opções de público são muitas.

Experimente começar com receitas práticas e que você domine. Trabalhando com encomendas, você diminui o risco de sair no prejuízo, e só trabalha quando tem a garantia de que irá vender.

Avalie suas opções e objetivos

Ufa! Com tantas opções, fica até difícil decidir, não é mesmo? Nossa dica é que você encontre a atividade que melhor se adequa aos seus horários, objetivos, habilidades e estilo de vida. Só não vale se sobrecarregar tentando fazer de tudo um pouco, viu?

Estude suas opções, avalie seu mercado e trace o melhor plano. Lembre-se: você é dono do seu destino. Vamos nessa?