Empreender não é uma tarefa simples, isso é fato. São muitos assuntos administrativos e burocracias para resolver. 

No meio de tantas tarefas, surgem termos que você pode não conhecer — aquelas palavras que fazem parte do dia a dia dos empresários. 

Não saber o significado de tais palavras pode te atrapalhar na hora de fechar negócio ou fazer novas conexões no mercado. Não é o ideal, certo?

Por isso, a Afinz trouxe o glossário do empreendedor: saiba o que cada termo significa em um contexto profissional e não fique por fora das conversas. Confira!


A

Aceleradoras

São empresas de capital privado que auxiliam negócios menores por meio de investimentos, mentorias e indicações em troca de uma porcentagem das cotas. 

Aporte

É uma contribuição dada. Pode ser moral ou científica, mas no mercado empresarial normalmente é financeira.

B

Benchmarking

Processo de análise da empresa em relação às outras do ramo, considerando os diferenciais e características de cada uma. 

Branding

O processo de criação da marca, decide o posicionamento, personalidade e tudo que envolve a mesma.

Bootstrapping

É quando o próprio empreendedor financia a sua empresa desde o início, sem precisar de nenhum capital de outras empresas. 

C

Capital de giro

O capital de giro é aquele que poderá manter a empresa funcionando caso aconteça algum imprevisto. É como uma reserva de dinheiro.

Captação de recursos

O ato de angariar investimentos com bancos, empréstimos e outras empresas. 

Crowdfunding

Quando alguém quer montar uma empresa, mas não possui os recursos, pode começar um crowdfunding, onde pessoas podem doar em troca de algo depois da abertura da empresa. 

Comércio eletrônico

 Qualquer tipo de venda feita no ambiente digital, como as que são realizadas por meio de sites e redes sociais. 

Coworking

 Um espaço de trabalho compartilhado por várias empresas e profissionais autônomos. 

D

Deal Breaker

É um empecilho que pode acabar com uma negociação em qualquer estado, um problema mais sério. 

Due Diligence

 Feito por especialistas em startups, é o processo de avaliação de todos os setores para definir se o funcionamento está correto ou irregular. 

E

E-mail Marketing

Forma de comunicação entre empresa e clientes, com o envio de e-mails com promoções exclusivas e novidades.

E-commerce

Modo de vendas online, o e-commerce é uma loja que funciona na internet.

F

Franquias

Quando uma empresa permite que outra pessoa utilize o nome, produtos e modelo de negócio para abrir uma filial em outro local. 

Funil de vendas

Modelo que mostra como funciona o processo de vendas e é usado para conhecer melhor o possível cliente e o atrair.

G

Google Analytics

É uma ferramenta do Google usada para analisar as visitas ao site, cliques e comportamento dos usuários. 

Google Ads

Outra ferramenta do Google, essa é usada para criar anúncios que levam ao site da empresa. 

I

Incubadora

Funcionam da mesma forma que as aceleradoras, são empresas que ajudam os novos empreendimentos com capital e ensino. 

Investidor-anjo

Empresas que possuem capital para investir em pequenos negócios, cobrando apenas uma porcentagem da empresa.

Inbound Marketing

É o marketing de atração, geralmente utilizado para oferecer um conteúdo de conversão aos usuários. Pode ser feito por meio de blogs ou redes sociais.

J

Joint venture

Quando duas empresas se unem para realizar algum serviço ou lançar produto em parceria. 

K

KPI

É uma sigla para Key Performance Indicator, ele mede o desempenho e as métricas de uma empresa no sentido de marketing.

L

Lead

Um cliente em potencial, ele é uma pessoa que pode possivelmente se tornar um consumidor da empresa. 

M

Marketing Digital

É uma estratégia de comunicação online que tem o intuito de espalhar a imagem de uma empresa e torná-la conhecida por mais pessoas. 

MEI

Microempreendedor individual, é um modelo de negócio reconhecido pelo governo federal para autônomos. 

Métricas

Formas de medir o sucesso das estratégias de marketing feitas online. 

Mídia Paga

É a comunicação que recebe um investimento financeiro para ser exibida a mais usuários, como os anúncios em redes sociais e em mecanismos de busca (Google).

N

NDA (Acordo de Não Divulgação)

Sigla para non-disclosure agreement. É um acordo assinado que garante sigilo das negociações entre empresas. 

Networking

O ato de fazer contatos no mercado que podem acabar em oportunidades de negócio no futuro. 

O

Outbound Marketing

Marketing tradicional, feito por meio de banners, mensagens, ligações e contato online e offline.

P

Patente

É quando uma empresa mostra que possui propriedade sobre algo para evitar plágio. O documento é oferecido pelo estado. 

Pitch

Uma apresentação rápida e objetiva que serve para mostrar as ideias de um empreendedor que busca investidores.

Plano de negócios

O planejamento de uma empresa sobre o caminho a ser percorrido no mercado. 

PME

Sigla usada para referir-se a micro e pequenas empresas. 

R

ROI

Sigla para retorno sobre investimento. Faz o cálculo entre o dinheiro gasto em campanhas de marketing e o lucro que elas trouxeram.

Royalties

​​Preço cobrado por uma empresa sobre os franqueados, é uma porcentagem dos lucros dessa franquia.

S

SEO (Search Engine Optimization)

Search Engine Optmization é a otimização de um site para que ele fique amigável para as ferramentas de busca, como o Google, e assim possa aparecer em pesquisas relacionadas.

Stakeholders

Todas as pessoas têm relação com o sucesso da empresa. Isso inclui donos, sócios e até mesmo os clientes. 

Startups

Empresa iniciante na área de tecnologia com alto potencial de crescimento. 

T

Taxa de conversão

A porcentagem que mostra quantos leads realmente se tornaram clientes após uma campanha de marketing. 

Term sheet

Documento que mostra todos os acordos entre uma empresa e o investidor anjo. 

V

Validação

Aprovação de algo, quando alguém tira o tempo para verificar se o trabalho está correto.

VC (capital de risco)

Sigla para venture capital, é o capital de risco. Investimento que financia o início de uma empresa.

W

Webinar

Uma forma de seminário realizado pela internet, via web. Normalmente feito ao vivo e com participação do público em forma de comentários. 

Soluções para seu negócio

Além de compartilhar informações relevantes, a Afinz oferece soluções financeiras para você e sua empresa. 

Precisa de apoio no seu empreendimento? Conte conosco, encontraremos a melhor maneira de solucionar os problemas. 

Afinidade é estar com você em todos os seus momentos profissionais!