Empreender não é uma tarefa simples, isso é fato. São muitos assuntos administrativos e burocracias para resolver. 

No meio de tantas tarefas, surgem termos que você pode não conhecer — aquelas palavras que fazem parte do dia a dia dos empresários. 

Não saber o significado de tais palavras pode te atrapalhar na hora de fechar negócio ou fazer novas conexões no mercado. Não é o ideal, certo?

Por isso, a Afinz trouxe o glossário do empreendedor: saiba o que cada termo significa em um contexto profissional e não fique por fora das conversas. Confira!

A

→ Aceleradoras

São empresas de capital privado que auxiliam negócios menores por meio de investimentos, mentorias e indicações em troca de uma porcentagem das cotas. 

→ Alíquota

Percentual usado para calcular o valor de um tributo, também pode ser um valor fixo em alguns casos.

→ Aporte

É uma contribuição dada. Pode ser moral ou científica, mas no mercado empresarial normalmente é financeira.

B

→ Benchmarking

Processo de análise da empresa em relação às outras do ramo, considerando os diferenciais e características de cada uma. 

→ Bootstrapping

É quando o próprio empreendedor financia a sua empresa desde o início, sem precisar de nenhum capital de outras empresas. 

→ Branding

O processo de criação da marca, decide o posicionamento, personalidade e tudo que envolve a mesma.

C

→ Capital de giro

O capital de giro é aquele que poderá manter a empresa funcionando caso aconteça algum imprevisto. É como uma reserva de dinheiro.

→ Captação de recursos

O ato de angariar investimentos com bancos, empréstimos e outras empresas. 

→ Comércio eletrônico

 Qualquer tipo de venda feita no ambiente digital, como as que são realizadas por meio de sites e redes sociais. 

→ Coworking

 Um espaço de trabalho compartilhado por várias empresas e profissionais autônomos. 

→ Crowdfunding

Quando alguém quer montar uma empresa, mas não possui os recursos, pode começar um crowdfunding, onde pessoas podem doar em troca de algo depois da abertura da empresa. 

D

→ Deal Breaker

É um empecilho que pode acabar com uma negociação em qualquer estado, um problema mais sério. 

→ Dropshipping

É o sistema de vendas por intermediários. O lojista, que realiza as vendas, não possui o produto em estoque, sendo apenas uma ponte entre consumidor e fornecedor. Todo o processo de estoque e logística é feito diretamente pelo fornecedor do produto.

→ Due Diligence

 Feito por especialistas em startups, é o processo de avaliação de todos os setores para definir se o funcionamento está correto ou irregular. 

E

→ E-commerce

Modo de vendas online, o e-commerce é uma loja que funciona na internet.

→ E-mail Marketing

Forma de comunicação entre empresa e clientes, com o envio de e-mails com promoções exclusivas e novidades.

F

→ Franquias

Quando uma empresa permite que outra pessoa utilize o nome, produtos e modelo de negócio para abrir uma filial em outro local. 

→ Funil de vendas

Modelo que mostra como funciona o processo de vendas e é usado para conhecer melhor o possível cliente e o atrair.

G

Outra ferramenta do Google, essa é usada para criar anúncios que levam ao site da empresa. 

→ Google Analytics

É uma ferramenta do Google usada para analisar as visitas ao site, cliques e comportamento dos usuários. 

I

→ Inbound Marketing

É o marketing de atração, geralmente utilizado para oferecer um conteúdo de conversão aos usuários. Pode ser feito por meio de blogs ou redes sociais.

→ Incubadora

Funcionam da mesma forma que as aceleradoras, são empresas que ajudam os novos empreendimentos com capital e ensino. 

→ Investidor-anjo

Empresas que possuem capital para investir em pequenos negócios, cobrando apenas uma porcentagem da empresa.

J

→ Joint venture

Quando duas empresas se unem para realizar algum serviço ou lançar produto em parceria. 

K

→ KPI

É uma sigla para Key Performance Indicator, ele mede o desempenho e as métricas de uma empresa no sentido de marketing.

L

→ Lead

Um cliente em potencial, ele é uma pessoa que pode possivelmente se tornar um consumidor da empresa. 

→ Lucro Real

O lucro real é um regime tributário usado para calcular o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Ele é calculado com uma fórmula básica: receitas – despesas = lucro real.

M

→ Marketing Digital

É uma estratégia de comunicação online que tem o intuito de espalhar a imagem de uma empresa e torná-la conhecida por mais pessoas. 

→ MEI

Microempreendedor individual, é um modelo de negócio reconhecido pelo governo federal para autônomos. 

→ Métricas

Formas de medir o sucesso das estratégias de marketing feitas online. 

→ Mídia Paga

É a comunicação que recebe um investimento financeiro para ser exibida a mais usuários, como os anúncios em redes sociais e em mecanismos de busca (Google).

N

→ NDA (Acordo de Não Divulgação)

Sigla para non-disclosure agreement. É um acordo assinado que garante sigilo das negociações entre empresas. 

→ Networking

O ato de fazer contatos no mercado que podem acabar em oportunidades de negócio no futuro. 

O

→ One Stop Shop

Uma loja One Stop Shop (loja de parada única, em inglês) é segmentada em um assunto ou tema, mas com uma variedade de produtos que se relacionam. Ex: loja de materiais para marcenaria, que vende madeira, ferramentas, equipamentos e produtos relacionados à marcenaria (tintas, vernizes, etc).

→ Outbound Marketing

Marketing tradicional, feito por meio de banners, mensagens, ligações e contato online e offline.

P

→ Patente

É quando uma empresa mostra que possui propriedade sobre algo para evitar plágio. O documento é oferecido pelo estado. 

→ Persona

Uma persona é a representação do público-alvo de um empreendimento. A persona não é feita por um apanhado geral, ela é uma pessoa específica idealizada como o consumidor ideal dos produtos ou serviços oferecidos.

→ Pitch

Uma apresentação rápida e objetiva que serve para mostrar as ideias de um empreendedor que busca investidores.

Plano de negócios

O planejamento de uma empresa sobre o caminho a ser percorrido no mercado. 

→ PME

Sigla usada para referir-se a micro e pequenas empresas. 

→ Pró-labore

É chamada “pró-labore” a remuneração do dono da empresa e seus sócios pelo trabalho exercido. O pagamento é garantido pelo Decreto 3.048/99.

A remuneração é isenta de FGTS, 13º salário e férias. Fica obrigatório somente o valor, acima de um salário mínimo, e a contribuição para a Previdência Social, como prevê o artigo nº12 da Lei 8.212/91.

R

→ ROI

Sigla para retorno sobre investimento. Faz o cálculo entre o dinheiro gasto em campanhas de marketing e o lucro que elas trouxeram.

→ Royalties

​​Preço cobrado por uma empresa sobre os franqueados, é uma porcentagem dos lucros dessa franquia.

S

→ SEO (Search Engine Optimization)

Search Engine Optmization é a otimização de um site para que ele fique amigável para as ferramentas de busca, como o Google, e assim possa aparecer em pesquisas relacionadas.

→ Stakeholders

Todas as pessoas têm relação com o sucesso da empresa. Isso inclui donos, sócios e até mesmo os clientes. 

→ Startups

Empresa iniciante na área de tecnologia com alto potencial de crescimento. 

T

→ Taxa de conversão

A porcentagem que mostra quantos leads realmente se tornaram clientes após uma campanha de marketing. 

→ Term sheet

Documento que mostra todos os acordos entre uma empresa e o investidor anjo. 

V

→ Validação

Aprovação de algo, quando alguém tira o tempo para verificar se o trabalho está correto.

→ VC (capital de risco)

Sigla para venture capital, é o capital de risco. Investimento que financia o início de uma empresa.

W

→ Webinar

Uma forma de seminário realizado pela internet, via web. Normalmente feito ao vivo e com participação do público em forma de comentários. 

Soluções para seu negócio

Além de compartilhar informações relevantes, a Afinz oferece soluções financeiras para você e sua empresa. 

Precisa de apoio no seu empreendimento? Conte conosco, encontraremos a melhor maneira de solucionar os problemas. 

Afinidade é estar com você em todos os seus momentos profissionais!