Empreender não é uma tarefa simples, isso é fato. São muitos assuntos administrativos e burocracias para resolver.
No meio de tantas tarefas, surgem termos que você pode não conhecer — aquelas palavras que fazem parte do dia a dia dos empresários.
Não saber o significado de tais palavras pode te atrapalhar na hora de fechar negócio ou fazer novas conexões no mercado. Não é o ideal, certo?
Por isso, a Afinz trouxe o glossário do empreendedor: saiba o que cada termo significa em um contexto profissional e não fique por fora das conversas. Confira!
O que você irá ler neste artigo?
A
→ Aceleradoras
São empresas de capital privado que auxiliam negócios menores por meio de investimentos, mentorias e indicações em troca de uma porcentagem das cotas.
→ Alíquota
Percentual usado para calcular o valor de um tributo, também pode ser um valor fixo em alguns casos.
→ Aporte
É uma contribuição dada. Pode ser moral ou científica, mas no mercado empresarial normalmente é financeira.
B
→ Benchmarking
Processo de análise da empresa em relação às outras do ramo, considerando os diferenciais e características de cada uma.
→ Bootstrapping
É quando o próprio empreendedor financia a sua empresa desde o início, sem precisar de nenhum capital de outras empresas.
→ Branding
O processo de criação da marca, decide o posicionamento, personalidade e tudo que envolve a mesma.
C
→ Capital de giro
O capital de giro é aquele que poderá manter a empresa funcionando caso aconteça algum imprevisto. É como uma reserva de dinheiro.
→ Captação de recursos
O ato de angariar investimentos com bancos, empréstimos e outras empresas.
→ Comércio eletrônico
Qualquer tipo de venda feita no ambiente digital, como as que são realizadas por meio de sites e redes sociais.
→ Coworking
Um espaço de trabalho compartilhado por várias empresas e profissionais autônomos.
→ Crowdfunding
Quando alguém quer montar uma empresa, mas não possui os recursos, pode começar um crowdfunding, onde pessoas podem doar em troca de algo depois da abertura da empresa.
D
→ Deal Breaker
É um empecilho que pode acabar com uma negociação em qualquer estado, um problema mais sério.
→ Dropshipping
É o sistema de vendas por intermediários. O lojista, que realiza as vendas, não possui o produto em estoque, sendo apenas uma ponte entre consumidor e fornecedor. Todo o processo de estoque e logística é feito diretamente pelo fornecedor do produto.
→ Due Diligence
Feito por especialistas em startups, é o processo de avaliação de todos os setores para definir se o funcionamento está correto ou irregular.
E
→ E-commerce
Modo de vendas online, o e-commerce é uma loja que funciona na internet.
→ E-mail Marketing
Forma de comunicação entre empresa e clientes, com o envio de e-mails com promoções exclusivas e novidades.
F
→ Franquias
Quando uma empresa permite que outra pessoa utilize o nome, produtos e modelo de negócio para abrir uma filial em outro local.
→ Funil de vendas
Modelo que mostra como funciona o processo de vendas e é usado para conhecer melhor o possível cliente e o atrair.
G
→ Google Ads
Outra ferramenta do Google, essa é usada para criar anúncios que levam ao site da empresa.
→ Google Analytics
É uma ferramenta do Google usada para analisar as visitas ao site, cliques e comportamento dos usuários.
I
→ Inbound Marketing
É o marketing de atração, geralmente utilizado para oferecer um conteúdo de conversão aos usuários. Pode ser feito por meio de blogs ou redes sociais.
→ Incubadora
Funcionam da mesma forma que as aceleradoras, são empresas que ajudam os novos empreendimentos com capital e ensino.
→ Investidor-anjo
Empresas que possuem capital para investir em pequenos negócios, cobrando apenas uma porcentagem da empresa.
J
→ Joint venture
Quando duas empresas se unem para realizar algum serviço ou lançar produto em parceria.
K
→ KPI
É uma sigla para Key Performance Indicator, ele mede o desempenho e as métricas de uma empresa no sentido de marketing.
L
→ Lead
Um cliente em potencial, ele é uma pessoa que pode possivelmente se tornar um consumidor da empresa.
→ Lucro Real
O lucro real é um regime tributário usado para calcular o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Ele é calculado com uma fórmula básica: receitas – despesas = lucro real.
M
→ Marketing Digital
É uma estratégia de comunicação online que tem o intuito de espalhar a imagem de uma empresa e torná-la conhecida por mais pessoas.
→ MEI
Microempreendedor individual, é um modelo de negócio reconhecido pelo governo federal para autônomos.
→ Métricas
Formas de medir o sucesso das estratégias de marketing feitas online.
→ Mídia Paga
É a comunicação que recebe um investimento financeiro para ser exibida a mais usuários, como os anúncios em redes sociais e em mecanismos de busca (Google).
N
→ NDA (Acordo de Não Divulgação)
Sigla para non-disclosure agreement. É um acordo assinado que garante sigilo das negociações entre empresas.
→ Networking
O ato de fazer contatos no mercado que podem acabar em oportunidades de negócio no futuro.
O
→ One Stop Shop
Uma loja One Stop Shop (loja de parada única, em inglês) é segmentada em um assunto ou tema, mas com uma variedade de produtos que se relacionam. Ex: loja de materiais para marcenaria, que vende madeira, ferramentas, equipamentos e produtos relacionados à marcenaria (tintas, vernizes, etc).
→ Outbound Marketing
Marketing tradicional, feito por meio de banners, mensagens, ligações e contato online e offline.
P
→ Patente
É quando uma empresa mostra que possui propriedade sobre algo para evitar plágio. O documento é oferecido pelo estado.
→ Persona
Uma persona é a representação do público-alvo de um empreendimento. A persona não é feita por um apanhado geral, ela é uma pessoa específica idealizada como o consumidor ideal dos produtos ou serviços oferecidos.
→ Pitch
Uma apresentação rápida e objetiva que serve para mostrar as ideias de um empreendedor que busca investidores.
Plano de negócios
O planejamento de uma empresa sobre o caminho a ser percorrido no mercado.
→ PME
Sigla usada para referir-se a micro e pequenas empresas.
→ Pró-labore
É chamada “pró-labore” a remuneração do dono da empresa e seus sócios pelo trabalho exercido. O pagamento é garantido pelo Decreto 3.048/99.
A remuneração é isenta de FGTS, 13º salário e férias. Fica obrigatório somente o valor, acima de um salário mínimo, e a contribuição para a Previdência Social, como prevê o artigo nº12 da Lei 8.212/91.
R
→ ROI
Sigla para retorno sobre investimento. Faz o cálculo entre o dinheiro gasto em campanhas de marketing e o lucro que elas trouxeram.
→ Royalties
Preço cobrado por uma empresa sobre os franqueados, é uma porcentagem dos lucros dessa franquia.
S
→ SEO (Search Engine Optimization)
Search Engine Optmization é a otimização de um site para que ele fique amigável para as ferramentas de busca, como o Google, e assim possa aparecer em pesquisas relacionadas.
→ Stakeholders
Todas as pessoas têm relação com o sucesso da empresa. Isso inclui donos, sócios e até mesmo os clientes.
→ Startups
Empresa iniciante na área de tecnologia com alto potencial de crescimento.
T
→ Taxa de conversão
A porcentagem que mostra quantos leads realmente se tornaram clientes após uma campanha de marketing.
→ Term sheet
Documento que mostra todos os acordos entre uma empresa e o investidor anjo.
V
→ Validação
Aprovação de algo, quando alguém tira o tempo para verificar se o trabalho está correto.
→ VC (capital de risco)
Sigla para venture capital, é o capital de risco. Investimento que financia o início de uma empresa.
W
→ Webinar
Uma forma de seminário realizado pela internet, via web. Normalmente feito ao vivo e com participação do público em forma de comentários.
Soluções para seu negócio
Além de compartilhar informações relevantes, a Afinz oferece soluções financeiras para você e sua empresa.
Precisa de apoio no seu empreendimento? Conte conosco, encontraremos a melhor maneira de solucionar os problemas.
Afinidade é estar com você em todos os seus momentos profissionais!