Você com certeza já ouviu falar sobre o marketing digital alguma vez. Afinal, esse é um assunto recorrente entre donos de empresas que querem crescer na internet. 

Entretanto, você sabe o que realmente é o marketing digital e como ele pode ser aplicado no seu negócio?

A Afinz preparou um guia completo sobre o tema, com tudo o que você precisa saber sobre marketing digital e por onde começar. Confira!

O que é marketing digital?

O marketing digital engloba uma série de estratégias e planejamentos para que sua empresa conquiste mais clientes usando a internet e dispositivos como os smartphones.

Ou seja, ele nada mais é do que o marketing que você já conhece, o que muda é que ele é pensado para o ambiente digital. 

O objetivo é que a sua empresa se aproxime de possíveis clientes, fortalecendo a marca e tornando-a conhecida pelo maior número de pessoas possível. 

Tudo isso é feito por meio de redes sociais, e-mail marketing, sites e anúncios criados estrategicamente.

Como implantar marketing digital na sua empresa

O primeiro e mais importante passo, é ter um especialista em marketing digital na equipe. 

Pode ser um profissional terceiro, agência contratada ou até mesmo alguém que já está na empresa — contanto que essa pessoa faça cursos para entender sobre o assunto. 

O próximo passo é definir os objetivos desejados: aumentar o reconhecimento da marca, ganhar seguidores, receber mais mensagens de contato… essas metas irão depender de cada empresa.

Com tudo definido, será possível começar a traçar as estratégias para alcançar esses propósitos. 

Agência ou marketing digital interno?

Para cada empresa existe uma opção mais vantajosa. Vai depender do orçamento e urgência do marketing digital. 

Treinar um funcionário interno é um pouco mais demorado, pois a pessoa (ou a equipe) deve fazer cursos diversos e no início pode cometer alguns erros até conseguir suficiente experiência. Em compensação, é mais barato — pois os funcionários já estão na empresa.

Contratar uma agência é ter a garantia de profissionais especializados e com experiência, além, é claro, de uma equipe inteira para planejar e se dedicar às estratégias. Pode ser mais caro, mas traz resultados mais rapidamente. 

A escolha vai depender de cada empresa. O importante é ter profissionais qualificados e confiáveis. 

Estratégia de marketing digital

Toda estratégia de marketing digital começa com estudos. É preciso entender o cenário antes de definir as ações que serão tomadas. 

O estudo de personas é um dos primeiros passos. Ele define quem é o público-alvo específico da empresa, criando um modelo de cliente com características identitárias, hobbies, gostos e rotina muito parecidas com os consumidores reais do negócio.

Depois, é preciso analisar a concorrência. O que estão fazendo? A estratégia deles traz resultados?

Por último, mas não menos importante, vem a escolha de palavras-chave (keywords) e canais usados. 

As keywords são palavras mais buscadas nas ferramentas como o Google, e sabendo quais se relacionam com sua empresa você poderá incluir algumas nos conteúdos que publica, chamando a atenção de possíveis clientes. 

Os canais são, basicamente, onde você vai usar as estratégias. Ou seja, e-mail, redes sociais, ferramentas de busca, mensagens… a equipe de marketing decidirá qual é o melhor caminho para atingir mais pessoas!

Saiba quais podem ser as estratégias utilizadas no marketing digital da sua empresa. 

Redes sociais

As redes sociais são essenciais para aqueles que querem mais reconhecimento de marca. 

Isso porque o número de pessoas que podem ser atingidas por elas é enorme. Pense em como é difícil encontrar quem não use o Instagram hoje em dia, por exemplo. 

A estratégia em redes sociais consiste em manter um cronograma de publicações constante, com assuntos que tragam o engajamento do público.

Além disso, pode-se usar anúncios para atrair novos seguidores e pessoas interessadas na empresa. 

Sem contar que as redes sociais são ótimas para manter contato com clientes, fidelizando-os e fechando novos negócios. 

Conteúdo e SEO

Outra estratégia muito utilizada por especialistas em marketing digital é a otimização de conteúdo, a famosa SEO. 

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Basicamente, consiste em criar ou ajustar conteúdo para que ele seja amigável para as ferramentas de busca como o Google. 

Veja bem: o Google recebe mais de 3 bilhões de pesquisas diariamente. Se o site da sua empresa aparece entre os resultados, você tem mais chances de atrair possíveis clientes que já estão interessados no que a empresa vende. 

Para aparecer entre os primeiros resultados, o site deve corresponder ao que o “robô” do Google procura, e para isso você precisa de SEO.

Um profissional especializado saberá como aplicar as boas práticas de SEO para trazer resultados reais para o seu site. 

Mídia paga

Uma outra estratégia do marketing digital é a possibilidade de criar anúncios nas redes sociais e mecanismos de busca. Esses anúncios são pagos e podem alcançar um número enorme de pessoas. 

Para ter sucesso com esse tipo de ferramenta, você deve conhecer bem o público alvo do seu negócio, assim poderá segmentar os anúncios para um tipo específico de pessoa, lugar e canal. 

O mais comum é o uso do Google Ads, que expõe o anúncio nos resultados de busca do Google. Essa é uma tática que funciona muito bem para quem tem um blog corporativo e quer impulsionar um conteúdo que converta usuários em clientes.

Já nas redes sociais, podem ser usadas artes e vídeos próprios, ou então os anúncios básicos oferecidos. Recomendamos os anúncios do Instagram, Facebook, Youtube e Twitter, pois podem impactar mais possíveis clientes. 

Métricas de marketing digital

Sua empresa aplicou as estratégias de marketing digital? Ótimo! Mas como saber se foram eficazes? É aí que entram as métricas!

Elas servem para que os gestores entendam o que deu certo e deve ser mantido, assim como o que não trouxe o resultado esperado e pode ser mudado. 

As métricas são medidas de acordo com os objetivos — podem ser cliques, comentários, curtidas, acessos, compartilhamentos, entre outros. 

Quando são feitos anúncios, existem algumas métricas específicas.

ROI (Retorno Sobre Investimento)

O ROI compara o quanto a empresa ganhou considerando o que investiu em marketing. É um cálculo que pode ser feito seguindo uma fórmula: 

(valor arrecadado – investimento) / investimento

Veja um exemplo de aplicação:

ROI = (R$5.000 – R$500) / R$500

ROI = 9

Ou seja, 9 vezes o valor investido (900% de lucro).

O ROI é muito útil para mostrar se as campanhas estão trazendo resultados concretos ou se precisam de ajustes. 

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O CAC mostra quanto a sua empresa investe para conquistar novos clientes. Ele envolve todos os custos com marketing e permite comparar e descobrir se as estratégias estão trazendo clientes que passam do valor investido. 

A fórmula é:

soma dos investimentos / número de clientes adquiridos

Um exemplo:

R$2.000/100 clientes = R$20

Cada cliente “custa” 20 reais à empresa. Se a média de gasto dos clientes está acima de R$20, então a estratégia traz lucro. 

Benefícios do marketing digital

O marketing digital pode trazer uma infinidade de benefícios para empresas de todos os tamanhos. Seja uma pequena, média ou grande empresa, sempre há vantagens. Conheça as principais!

  1. Aumento da presença digital.

O mundo virtual é, atualmente, a melhor forma de contato entre cliente e empresas. Se o seu negócio tem uma boa presença, as chances de conquistar e fidelizar clientes são maiores. 

  1. Maior autoridade de marca.

As empresas que aparecem mais são mais lembradas. Com publicações frequentes, você pode competir com grandes nomes do ramo e se tornar autoridade no assunto. 

  1. Melhor custo-benefício.

O marketing digital não demanda investimentos altos para trazer resultados expressivos. Sua empresa pode crescer e ter mais clientes por um custo baixo ou até mesmo nulo. 

  1. Atrações do público ideal.

Com o estudo de persona e palavras-chave é possível segmentar os anúncios e publicações para o público correto, o que traz leads (clientes) qualificados. 

  1. Análise e mensuração.

A facilidade em mensurar os resultados e analisar o que foi efetivo é uma das maiores vantagens, pois permite ajustar as estratégias quando necessário. 

Aprendendo marketing digital

Se prefere treinar um funcionário ou aprender você mesmo as técnicas de marketing digital, saiba que fez uma boa escolha. Conhecer a área e saber como funciona é muito útil para qualquer negócio. 

Pode parecer um bicho de sete cabeças no começo, mas com o tempo é possível desvendar as boas práticas do marketing digital. Saiba por onde começar gratuitamente. 

Cursos gratuitos em marketing digital

Existe uma variedade enorme de cursos gratuitos de marketing digital. Eles são perfeitos para quem quer começar na área sem investir dinheiro. 

Claro: para se tornar especialista, será necessário investir em capacitação profissional. Porém, os cursos gratuitos dão uma boa base inicial. Conheça alguns bem recomendados no mercado:

Livros sobre marketing digital

Se você prefere começar lendo sobre o assunto, há muitos livros publicados sobre marketing digital. Basta escolher um deles. 

  • A Cauda Longa — Chris Anderson
  • Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos — Paulo Faustino
  • A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar — Claudio Torres
  • Marketing 4.0: Do tradicional ao digital — Iwan Setiawan e Philip Kotler

Todos esses são ótimos livros para entender o marketing digital desde os primeiros conceitos até a atualidade. 

Afinz e você

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