O verão chega, e com ele o sol e calor tão característico do nosso país, não é mesmo? Com as altas temperaturas, fica complicado estar em ambientes fechados e a maioria das pessoas busca por atividades ao ar livre. 

Além disso, o verão também é época de férias, escolares e de trabalho, para a maior parte das pessoas. Ou seja, tempo perfeito para juntar a família e passear!

Por isso, reunimos aqui as melhores atividades físicas para todas as idades, assim como dicas para aproveitar melhor o ar livre durante o verão. Confira!

Atividade física ao ar livre

Quando falamos de atividade física ao ar livre, as mais comuns vêm à mente, como caminhada, corrida e ciclismo. Porém, existem muitas outras opções que agradam toda a família.

Não importa a intensidade dos exercícios, só movimentar o corpo faz diferença no dia a dia, isso vale para crianças, adultos e idosos.

Depois da pandemia do coronavírus, as atividades ao ar livre se tornaram ainda mais importantes, por ser um ambiente que permite que as pessoas se divirtam com um risco menor.

Quais os benefícios?

Sabia que as atividades ao ar livre trazem uma infinidade de benefícios para todas as idades? Veja algumas delas:

Sair da rotina
É sempre bom fazer algo diferente, principalmente com a rotina caótica que a maior parte das pessoas tem hoje em dia. O ar livre recarrega as energias e te dá mais ânimo para o dia a dia de trabalho e tarefas. 

Ter uma vida mais saudável
Um dos maiores benefícios das atividades ao ar livre é a melhora da qualidade de vida. Quando você faz exercícios, o corpo funciona muito melhor, regulando a produção de vitaminas e hormônios, e ajudando até mesmo no emagrecimento, caso essa seja uma das suas metas.

Economizar
Fazer atividades ao ar livre em parques, praças e lugares públicos é uma ótima maneira de economizar enquanto se diverte. Isso porque muitos desses lugares tem a entrada franca e contam com uma estrutura pronta para receber famílias.

Contato com a natureza e a cidade ao redor
Atualmente, passamos a maior parte dos dias em lugares fechados: carros, escritórios, e até em casa. O contato com a natureza faz muito bem para a mente! Mas, até mesmo nos centros urbanos, sair ao ar livre é uma oportunidade de conhecer melhor o lugar em que você mora. 

Mais vitamina D
Qual foi a última vez que você se sentou no sol e aproveitou o calor? Se nem lembra quando foi, saiba que ficar ao ar livre será ótimo para sua saúde. A vitamina D, presente nos raios solares, ajuda muito na imunidade e no funcionamento do sistema nervoso.

Principais atividades ao ar livre: férias de verão

São tantas atividades possíveis de se fazer ao ar livre, que pode ser até difícil escolher. O lado bom é que com as férias de verão, você terá tempo de colocar várias delas em prática. 

Existem atividades indicadas para cada idade, saiba quais são elas e já pode montar o roteiro de dias ao ar livre das crianças, jovens ou idosos. Não se preocupe, também selecionamos opções para toda a família curtir junto!

Atividades de verão para crianças

Guerra de balões de água: em dias de muito calor, nada como uma brincadeira que refresca os pequenos. É super fácil organizar, basta comprar bexigas e enchê-las de água. Leve as crianças até um lugar aberto e elas vão se divertir acertando os balões. 

Jogos como futebol, vôlei e queimada: esses são clássicos que nunca saem de moda. Com um grupo maior de crianças é possível montar times e organizar as brincadeiras. E o melhor: só vai precisar de uma bola para garantir horas de exercício.

Brincadeiras infantis: pega-pega, esconde-esconde e rouba bandeira — quem nunca brincou assim na infância, não é? Parques e praças são ideais para esses tipos de jogos que não precisam de nenhum tipo de equipamento especial.

Atividades de verão para jovens e adultos

Esportes em grupo: perfeitos para se divertir e ainda queimar muitas calorias, os esportes em grupo são propícios para o verão. Vôlei, futebol, corrida e até mesmo yoga podem ser boas atividades ao ar livre.

Ciclismo: andar de bicicleta é sempre uma boa opção ao ar livre. Além de ser um ótimo exercício, é a chance de conhecer vários lugares da região. Lembre-se de sempre usar equipamentos de segurança!

Praias e cachoeiras na região: se você mora em um lugar que possui praias e cachoeiras, elas são ideais para os dias de verão. Leve lanches rápidos e aproveite o dia imerso na natureza.

Atividades ao ar livre para idosos

Ajudar no cultivo de hortas e jardins: os idosos gostam de fazer atividades manuais, e uma das mais indicadas ao ar livre é o cultivo de plantas. Busque se em sua cidade existem projetos do tipo, ou melhor, monte a sua própria horta ou jardim em casa.

Caminhadas leves no parque: todos podem caminhar, o que muda é a intensidade e velocidade do exercício. Os médicos indicam muito esse tipo de atividade para os idosos, pois ajuda em vários sentidos a saúde mental e física.

Exercícios como tai-chi-chuan em grupo: além de promover a saúde, os exercícios em grupo são ótimas oportunidades de conhecer pessoas novas. Muitas prefeituras organizam encontros do tipo, busque saber se existe algum na sua região!

Atividades ao ar livre para toda a família

Visitar um parque aquático: lugares como esse possuem atividades para toda a família. Os mais corajosos podem curtir os brinquedos radicais, enquanto os mais calmos ficam se refrescando nas piscinas.

Fazer um piquenique: junte a família e vá até um parque com uma cesta cheia de gostosuras. Não se esqueça de levar uma toalha para poderem se sentar e aproveitar a natureza.

Shows: muitas cidades aproveitam o verão para realizar shows e festivais ao ar livre nos parques e praças. Acompanhe a programação da região em que você mora, essa é uma atividade perfeita para fazer em família.

Dicas e cuidados com atividades ao ar livre no verão

O verão é uma época deliciosa para aproveitar o ar livre e todas as atividades. Porém, é preciso ter cuidados especiais por causa das altas temperaturas!

Veja algumas dicas para aproveitar com responsabilidade e sem dores de cabeça.

  • Use sapatos confortáveis — escolha usar tênis próprios para exercícios, assim você evita luxações, lesões e dores;
  • Beba muita água — mantenha-se sempre hidratado, pois a insolação não é brincadeira e pode acabar com os planos dos próximos dias de férias;
  • Proteja os olhos — use óculos de sol sempre que estiver exposto aos raios, além da pele, os olhos também precisam ser protegidos;
  • Não se esqueça do protetor solar — o protetor é essencial em todos os dias de verão, até mesmo quando você não sair ao ar livre!