É muito comum vermos pessoas que querem começar a economizar dinheiro, seja para algum objetivo ou apenas para ter uma segurança na hora de lidar com acontecimentos da rotina.

Contudo, essa não é uma tarefa fácil, é preciso ter determinação para criar o hábito de poupar uma parte dos seus ganhos todo mês, ao invés de gastar sem pensar no amanhã.

Tudo começa com uma análise e organização dos gastos, e algumas dicas de mestre podem te ajudar a fazer escolhas melhores quando o assunto é poupança. 

Preparamos, então, esse guia completo para você que quer começar a guardar dinheiro, mas não sabe como ou porquê essa prática pode mudar sua vida financeira.

Por que poupar?

O primeiro passo para começar a poupar é entender o seu motivo – cada pessoa tem uma razão para economizar dinheiro, pode ser um plano futuro como comprar uma casa ou carro, a necessidade de ter uma reserva de emergência ou até mesmo para viajar. 

Quando você guarda dinheiro, automaticamente se prepara para possíveis imprevistos. Sabe quando o carro estraga de repente? Ou surge a necessidade de fazer um procedimento médico urgente? Quem poupa, não passa aperto em um momento desses.

Quanto juntar?

Não existe um valor específico ideal para começar a economizar dinheiro. De acordo com a sua realidade, você pode decidir quanto é possível guardar por mês, sem precisar tirar de áreas importantes da sua vida. 

O mais indicado por profissionais é guardar entre 15 e 20% da renda mensal, porém, sabemos que nem todos conseguem guardar essa quantia de primeira. Começando com 5 ou 10% você se acostuma a juntar dinheiro e pode aumentar a porcentagem de acordo com o tempo, sem muito esforço. 

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Existe um mito entre as pessoas que ganham pouco: muitos acreditam que não dá pra poupar dinheiro com um salário menor. O fato é que demanda uma organização maior, mas é, sim, muito possível!

O primeiro passo é entender que mesmo uma quantidade pequena de dinheiro, quando acumulada durante o ano, pode fazer toda a diferença na hora de conquistar aquele objetivo maior. 

Só lembre-se de ter muita disciplina, pois a consistência é a chave para conseguir bons resultados na economia do seu salário.

Como começar a poupar?

O primeiro passo é anotar todos os gastos fixos que você possui (aluguel, energia, água, internet, mercado), aqueles que você não pode deixar de pagar de forma alguma. 

Depois disso, separe os gastos que variam de acordo com o mês (cartão de crédito, compras em lojas de roupas, ida à restaurantes, atividades de lazer). Esses são os valores que podem ser diminuídos de alguma forma. 

Fez as contas? Hora de checar se sobra algum valor ao final do mês. Se sim, já anote essa quantia como poupança. Porém, se a resposta for não, repense alguns dos gastos variáveis para conseguir uma reserva e se comprometa a guardá-la todo mês.

É possível poupar sem se privar?

Não só é possível, como é necessário. Guardar dinheiro e ficar sem fundos pra ter momentos de lazer e diversão não é a melhor ideia, pois esses momentos são importantes para manter a nossa saúde mental em dia. 

Para economizar sem perder qualidade de vida, você pode analisar os gastos que podem ser reduzidos, ao invés de cortá-los totalmente. Por exemplo, ao invés de sair todo fim de semana, por que não intercalar esses dias?

Dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco

Uma boa poupança não começa do dia para a noite, é preciso criar o hábito de guardar e economizar seu dinheiro no dia a dia, com escolhas mais inteligentes. 

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada de organização financeira!

Dica 1: Limite o uso do cartão de crédito

O cartão pode ser, sim, um ótimo aliado na hora de comprar coisas com um valor mais alto. Porém, ele deve ser usado com muita moderação, pois é fácil acumular parcelas. 

Nunca use no cartão de crédito um dinheiro que você não possui. Por mais prático que ele seja, a fatura sempre chega e deve ser totalmente paga para evitar dívidas futuras e juros. 

Dica 2: Faça pesquisas de preço

Na hora de comprar algo novo, seja um eletrodoméstico, celular ou até mesmo vestimentas, é importante garantir que você vai conseguir o melhor preço, pesquisando em várias lojas. 

O mesmo produto pode ter valores diferentes em épocas do ano distintas, então considere isso também. A economia, mesmo que baixa, faz a diferença na quantia total da sua poupança. 

Dica 3: Prefira comprar à vista

Quando você compra algo e opta por pagar em parcelas, na maior parte do tempo é acrescentado um valor a mais correspondente aos juros. Pode parecer pouco, mas a cada mês você perde mais dinheiro do que era necessário.

Por isso, prefira sempre comprar à vista, assim você não fica com uma dívida longa e escapa dos temidos juros. Alguns lugares até dão descontos nessa forma de pagamento, não deixe de perguntar. 

Dica 4: Adote hábitos saudáveis

Parece uma dica estranha, mas a verdade é que quando você pratica exercícios físicos, tem uma alimentação balanceada e saudável, a sua saúde melhora muito. 

Quer maneira melhor de evitar os gastos e imprevistos médicos como consultas, medicamentos e cirurgias? Mantendo uma vida saudável, além de cuidar do seu corpo, você também economiza. 

Dica 5: Negocie suas dívidas para conseguir desconto

Antes de começar a economizar, é importante se livrar das suas dívidas. Sejam elas baixas ou altas, quitando os valores você terá uma página em branco pra começar uma nova organização financeira. 

Uma boa forma de pagar rapidamente esses débitos é negociando diretamente com o credor, muitas vezes eles oferecem condições especiais e descontos. 

Poupar para realizar sonhos

Poupar dinheiro é um ótimo hábito que pode te ajudar a conquistar seus sonhos, se sentir mais seguro financeiramente e planejar os próximos passos da sua vida. Pode parecer desafiador no início, mas com o tempo você verá que essa prática é extremamente importante. 

E durante todo esse processo, conte com a Afinz para facilitar o uso do seu dinheiro, oferecendo as melhores soluções com praticidade e facilidade para o seu dia a dia!