Você com certeza já viu um QR Code. Sabe aquele código em preto e branco que aparece nas lojas, na televisão ou até mesmo na maquininha de cartão para pagar via Pix? É ele!

O QR Code, sigla para Quick Response Code, é um código bidimensional que permite acesso rápido para links, mídia e outras informações digitais e coisas do dia a dia, como pagamentos — tudo isso usando a câmera do celular. 

Entenda mais sobre o QR Code e como você pode utilizá-lo no seu próprio smartphone!

Como funciona o QR Code?

Primeiro, aqui vai uma imagem de QR Code para você visualizar melhor a explicação.

Abra a câmera do celular e leia este código!

Cada um desses quadradinhos na imagem significa uma letra ou número, ou seja, o caminho a ser percorrido pelo celular. Para nós, humanos, não faz sentido algum, mas os aparelhos eletrônicos conseguem decifrar os códigos. 

Quer ver na prática? Escaneie o código que usamos de exemplo e veja que o link conectado a ele é o Instagram da Afinz!

Para que o QR Code foi criado?

O QR Code foi criado pela empresa automobilística Densa Wave. Eles queriam uma forma de acelerar a produção por meio da identificação de peças e componentes. 

Foi tão útil, que em 2003 o código passou a ser implementado em aplicativos de celulares com câmera. Hoje em dia, o QR Code é muito comum e usado por milhões de pessoas diariamente.

Como usar o QR Code no celular?

O QR Code tem utilidades infinitas: abrir cardápios digitais, acessar redes sociais, entrar em contato com alguém, realizar um pagamento… não dá nem para listar tudo aqui. 

Cada vez se torna mais comum vermos QR Codes espalhados nos estabelecimentos e até mesmo na televisão, portanto, é importante saber como ler os códigos no seu celular. 

Hoje em dia, todos os celulares mais recentes com câmera já possuem a habilidade de ler esses códigos de forma nativa, ou seja, sem precisar de um aplicativo específico. Veja como funciona em cada smartphone.

Como usar em celular iPhone?

O processo no iPhone é bem simples, basta abrir o aplicativo da câmera e apontar para o QR Code. 

Um quadradinho amarelo vai aparecer, e nele estará o link do código. Basta clicar no link e pronto, vai abrir. 

Quando se trata de um pagamento, você não deve usar a câmera do celular, e sim a do banco que você vai utilizar para pagar, ok? 

Como usar em celular Android?

No Android o processo é muito parecido. Você deve abrir a câmera comum do celular e apontar para o QR Code.

Vai aparecer um quadrado branco, indicando “toque aqui para abrir o link”. Clique nele e tudo certo, você será direcionado para o endereço do código. 

Nos pagamentos, a mesma coisa. Use o aplicativo do banco para escanear, já que a câmera comum não funciona nesse sentido.

QR Code no celular: opções de apps para leitura

Se o seu celular é um pouco mais antigo, não se preocupe! Ainda assim você consegue abrir QR Codes tranquilamente. 

Você só precisa fazer o download de um aplicativo que lê os códigos, existem muitos disponíveis para todos os sistemas operacionais. 

Ah! Quando se trata de pagamentos, os aplicativos de banco leem facilmente, ok? Até em celulares antigos, não precisa baixar nada a mais.

Veja aqui alguns apps gratuitos que indicamos para ler QR Codes comuns:. 

  1. Google Lens

Sim, o app do Google possui uma câmera integrada que lê QR Code, além de outras funcionalidades bem interessantes. Baixe o app no Android ou iOS.

  1.  Leitor de código de barras e QR

Esse aplicativo funciona para ler QR Codes e você ainda pode usá-lo para criar o seu próprio código! Disponível no Android e iOS.

  1.  Kaspersky Leitor de QR

O leitor da Kaspersky, além de indicar qual o endereço do QR Code, também alerta se esse caminho possui algum risco de vírus para seu smartphone. Baixe no Android ou iOS.

QR Codes no seu negócio

Ter um QR Code no seu estabelecimento pode ser uma ótima opção! A Maquininha Afinz permite que você ofereça o pagamento via QR Code para seus clientes, assim você não perde tempo e faz tudo de uma forma mais ágil e sem burocracia. 

Quer adquirir a sua? Clique aqui e saiba mais sobre todos os benefícios da Maquininha Afinz!