A antecipação de recebíveis nada mais é do que o recebimento de vendas a prazo e, assim, é possível aliviar o caixa, conseguir investir no crescimento da empresa ou utilizar conforme a sua necessidade. 

Essa prática oferece diversos benefícios para os pequenos empreendedores e facilita o controle do caixa no dia a dia.

Não sabe como funciona a antecipação de recebíveis? Continue lendo esse artigo para entender mais sobre a prática e começar a aplicar ao seu negócio!

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação é prática e simples, e pode ser uma mão na roda para o seu estabelecimento. 

Funciona assim: sabe aquele cliente que faz a compra em sua loja, mas usa formas de pagamento a prazo, como cartões de crédito à vista e parcelamento?

 A antecipação é uma forma que você tem de receber esse dinheiro mais rapidamente, sem precisar esperar a data oficial ou os próximos meses, em casos de parcelamento. Assim, você pode organizar melhor as finanças do seu negócio. 

Aqui na Afinz, basta você ligar para 0800 771 7622, opção 01 e solicitar a antecipação dos seus recebíveis. Você receberá os valores em até 1 dia útil. 

Caso você ainda não tenha compartilhado as agendas com a Afinz, fale com um de nossos consultores. O processo é simples e você não paga nada por isso. 

Você pode solicitar a antecipação de recebíveis de duas formas:

  • Automática: para maior comodidade e gestão do seu fluxo de caixa, você poderá deixar seus recebíveis para recebimento diário, semanal, mensal, conforme e necessidade do seu caixa;
  • Avulsa: caso você não queira sempre antecipar suas vendas, você pode optar por realizar a antecipação de forma eventual, podendo ser o valor das vendas total ou parcial.

A antecipação de recebíveis é como um empréstimo?

Muitas pessoas pensam que a antecipação é um tipo de empréstimo, mas não funciona assim. 

Na antecipação você está simplesmente solicitando, antecipadamente, um dinheiro que já te pertence. Já em relação ao empréstimo, independente do valor, a pessoa ou empresa está pegando um dinheiro que não é dela.

Portanto, a antecipação pode ser muito mais vantajosa, pois garante mais segurança e taxas menores de juros. 

Novas regras do Banco Central para recebíveis

O Banco Central implantou uma nova resolução em 2021 que diz respeito à antecipação de recebíveis e, a partir disso, algumas coisas mudaram.

Primeiramente, a medida permite que os estabelecimentos antecipem os valores das vendas em qualquer credenciadora. Ou seja, não importa a maquininha usada, você poderá receber o valor em qualquer banco. 

Todo o processo é seguro e controlado através do Banco Central, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Na prática, o que muda é que você terá mais controle sobre os recebíveis, sabendo exatamente o que foi vendido e o que recebeu pelo banco.

Lembrando que caso você ainda não tenha compartilhado as agendas aqui na Afinz, fale com a gente. O processo é bem simples e sem custos.

Quais as vantagens de antecipar seus ganhos?

Pensando como empreendedor, a antecipação de recebíveis é uma ótima aliada na administração de um negócio, principalmente no quesito financeiro. 

Cuidar do dinheiro de uma empresa não é tarefa simples, considerando todas as taxas e despesas que aparecem todos os meses. 

Descubra como a antecipação pode trazer benefícios e auxiliar as finanças do seu empreendimento.

  • Capital de giro: toda empresa precisa de uma reserva para manter tudo funcionando sem complicações. Você pode utilizar a antecipação com esse intuito; 
  • Fluxo de caixa: é complicado manter um bom fluxo de caixa quando não se recebe imediatamente o valor integral do produto ou serviço. Antecipe os recebíveis e isso não será mais um problema;
  • Contas a pagar: as contas de luz, água, aluguel e todas as outras chegam mensalmente e não esperam o dinheiro parcelado, não é? Por isso, a antecipação é uma bela ajuda para conseguir deixar tudo em dia; 
  • Evita empréstimos: imprevistos acontecem. Se você precisar de dinheiro por algum motivo, é melhor antecipar os recebíveis do que fazer algum empréstimo;
  • Fornecedores: você pode negociar condições com seus fornecedores pagando a matéria-prima à vista, comprar utensílios, etc.

Antecipar recebíveis na Maquininha Afinz

Viu como a antecipação de recebíveis pode ajudar a sua empresa? Você só precisa compartilhar sua agenda com a Afinz, sem pagar nada por isso.

Concentrando com a Afinz, teremos as melhores condições e você ainda recebe o dinheiro da antecipação na sua conta em até 01 dia útil.

Ficou com dúvida ou quer pedir agora mesmo sua antecipação de recebíveis aqui na Afinz? Temos o prazer em falar com você, no nosso Canal de Atendimento pelo 0800 771 7622, opção 01.