Durante os últimos anos, por conta da pandemia de COVID-19, o modelo de trabalho home office se tornou muito popular, justamente por permitir a realização de tarefas sem contato com outras pessoas.

Mesmo com a popularização, ainda há muitas pessoas que não sabem o que é e como funciona o home office. 

Para isso, reunimos todas as informações sobre essa forma de trabalho, além de dicas para se preparar caso você aceite um cargo remoto. Confira!

O que é home office?

O trabalho home office é aquele que pode ser feito na sua casa. Ou seja: seu lar vira o escritório — esse é o significado do termo home office em português.

O home office abrange muitas pessoas: pode ser feito por autônomos, freelancers ou por meio de empresas que contratam funcionários em regime remoto. 

Existe ainda a possibilidade de um regime híbrido. Nestes casos, em alguns dias da semana o expediente é em casa e em outros dias é presencial, na própria empresa. 

Também há pessoas que, em home office, preferem sair de casa para trabalhar, levando seus equipamentos para cafés ou coworkings — escritórios compartilhados por vários profissionais de empresas variadas.

Vantagens e desvantagens do trabalho remoto

Assim como qualquer forma de trabalho, o home office tem suas vantagens e desvantagens. O importante é entender o que ele pode trazer e se esses pontos são positivos ou negativos para você, assim poderá saber se o home office é uma boa opção. 

Vantagens do home office

  • Economia: trabalhando de casa, você não precisa se deslocar até a empresa, que, muitas vezes, fica distante. Assim, você economiza tempo e dinheiro. Além disso, se você tem costume de comer fora, o home office pode ajudar a economizar na alimentação também. 
  • Liberdade: o home office permite uma maior liberdade sobre a forma de trabalhar, em questão de trajes e até mesmo horários (caso você não lide diretamente com clientes em horário comercial).
  • Conforto: estando em casa, você pode trabalhar onde quiser: no sofá, na cama, além de estar pertinho de tudo o que pode precisar. É um conforto que não existe no escritório. 

Desvantagens do home office

  • Distrações: é inevitável. Em casa, sempre vai acontecer algo para te distrair. Seja alguém tocando a campainha, animais de estimação, ou até mesmo a televisão. É fácil perder o foco. 
  • Horários: com mais liberdade nos horários, você pode acabar desregulando a rotina. Quando perceber, vai estar trabalhando até tarde da noite para realizar entregas, caso não tenha disciplina. 
  • Interação: no escritório você sempre terá colegas, seja para conferir se o trabalho está certo ou acompanhar na hora do almoço. Se você é uma pessoa sociável, trabalhar em casa pode trazer uma certa solidão.

Mercado de trabalho: vagas remotas para você se candidatar

Se você se interessou pelo trabalho home office, é bom saber que nem todas as profissões permitem que você trabalhe de maneira remota. Algumas dependem da relação pessoal e física. 

Ainda assim, muitas áreas se adaptaram bem ao trabalho de casa, e são ótimas apostas para que você entre no mercado de trabalho. Veja as mais populares:

  • Vendas online;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Gestão de redes sociais;
  • Design gráfico;
  • Redação para web;
  • Ensino à distância;
  • Fabricação de produtos e alimentos;
  • Contabilidade pessoal e empresarial;

Dicas para seu trabalho home office

Depois de conseguir um emprego no regime de home office, existem algumas coisas nas quais você deve prestar atenção para ter um bom fluxo de trabalho. 

Não basta apenas ligar o computador e começar, se você não tiver uma organização exterior, não vai conseguir manter o ritmo de tarefas. Veja as dicas da Afinz para seu trabalho em home office!

1. Ambiente Adequado

Escolha um ambiente calmo e tranquilo na sua casa, sem muito barulho e com os móveis mais ergonômicos. Isso é extremamente importante a longo prazo, já que o trabalho em uma cadeira desconfortável pode afetar sua saúde.

2. Sem Distrações

É essencial que você evite as distrações. Tente trabalhar em um espaço sem muitas pessoas, com a televisão desligada e longe do celular e das redes sociais (caso o seu trabalho não envolva esse tipo de coisa).

3. Conexão de Internet Estável

Trabalhando na internet, você vai precisar de uma boa conexão. Só assim poderá participar de reuniões e fazer seu trabalho da melhor maneira. Caso sua conexão não seja boa, pode ser o momento de procurar outro provedor.

4. Planejamento

Antes de começar o seu dia de trabalho, anote todas as tarefas que precisa terminar durante o expediente. Listas de coisas a fazer são uma ótima tática para medir quanto trabalho você tem e o que poderá entregar. 

7. Rotina de Horários 

A sua produtividade será muito maior se seguir um horário certo para trabalhar todos os dias. O mais indicado é não trabalhar até muito tarde e usar a noite para realmente descansar. Isso ajuda no funcionamento do cérebro. 
Agora você está pronto para começar a trabalhar no regime home office! Quer saber mais sobre o mercado de trabalho e quais serão os modelos de negócio tendência em 2022? Clique aqui!