2022 promete ser um bom ano economicamente, com a economia voltando aos eixos e a retomada de atividades em capacidade total. 

Com isso, surgirão mais oportunidades em áreas diferentes e aqueles que estiverem mais preparados poderão lucrar bastante.

Reunimos os melhores nichos para apostar em 2022, assim você pode começar o planejamento do próximo ano com o pé direito e a certeza de estar no caminho certo!

10 segmentos e tendências de negócios em 2022

Alguns setores da economia estarão mais aquecidos em 2022, principalmente aqueles que, de alguma forma, foram afetados durante os últimos anos. 

Saber quais são é um diferencial que pode te ajudar na hora de começar um novo negócio ou procurar por vagas de emprego.

Saiba quais os segmentos mais procurados em 2022 e comece a planejar seu próximo ano. 

  • Mercado financeiro: esse setor sempre está em alta, principalmente com a volta dos eventos e abertura de lojas. A área de investimentos também representará uma boa oportunidade;
  • Saúde física: mais do que nunca as pessoas estão ligadas em cuidar da própria saúde. Por isso, a área estará em alta em 2022. É o momento de investir em conhecimento no segmento;
  • Mercado de Pets: os companheiros mais fofos também precisam de cuidados. O setor pet tem crescido muito nos últimos anos, e a tendência é continuar em 2022;
  • Lazer: shows, cinema, festas, museus, tudo isso vai estar em alta em 2022. Parques e eventos infantis também serão um prato cheio para investimentos;
  • Desenvolvimento pessoal: esse setor inclui cursos, palestras e educação. Tudo que envolva o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades será bastante procurado;
  • Idiomas: aprender uma nova língua é um desejo de muitas pessoas, e agora com a abertura de fronteiras pelo mundo e a possibilidade de viajar, a procura por cursos de idiomas aumentará muito;
  • Hobbies: a importância de atividades fora do ambiente de trabalho foi percebida por todos nos últimos anos. Por isso, os hobbies estão com tudo e o investimento nessa área será maior em 2022.

O que esperar do consumidor em 2022?

Nenhum desses setores funciona sem o principal: clientes. E para vender, é preciso entender o que o consumidor procura. 

Em 2022, tudo indica que as pessoas estarão mais dispostas a investir em coisas que as interessam, com a economia girando e a renda subindo para uma parte da população.

O que podemos esperar é um consumidor que sabe bem o que procura e não se importará em gastar um pouco a mais para comprar algo de qualidade, seja um produto ou serviço.

Por isso, indicamos investir em conhecimento, para oferecer uma boa experiência independente do setor que escolher seguir. 

Confira as áreas e trabalhos que vão expandir em 2022

Se você está buscando uma nova área de atuação para apostar no próximo ano, saiba que muitos setores estarão com oportunidades. 

Esses nichos são aqueles que já existem, mas vão precisar de mais mão de obra em 2022. Veja quais são e se programe para fazer cursos e especializações que forem necessárias para ingressar no mercado.

  • Educação por assinatura: muitas pessoas estão buscando cursos acadêmicos online, via aplicativos. Esse é um mercado em crescimento;
  • Produtora audiovisual: os vídeos são a forma de mídia mais popular do momento. Basta ver os números do YouTube, Instagram e TikTok para perceber. Por isso, as produtoras visuais irão lucrar bastante em 2022;
  • Profissionais liberais: criar o próprio negócio será uma boa opção para quem quer mais liberdade de horários e criar uma renda extra. Veja algumas ideias no próximo tópico;
  • Mentoria, consultoria ou terapia online: cuidar da mente é essencial nos dias de hoje. Com certeza, a procura tende a aumentar no próximo ano;
  • Marketplace e Dropshipping: a venda de produtos utilizando plataformas digitais é prática e rápida. Ótimo investimento para novos empreendedores. 

Quais são as melhores tendências de negócios para investir?

Está pensando em montar seu próprio negócio? Saiba que alguns modelos de empreendimento são mais lucrativos atualmente. 

Claro, antes de se aventurar no empreendedorismo, é importante fazer cursos para entender sobre administração de negócios, caso você não possua experiência na área.

Se você deseja investir em sua própria empresa em 2022, uma das escolhas mais importantes é sobre o nicho de mercado que vai entrar. Veja quais são as melhores opções.

1. Alimentação

Comida é um assunto que não tem discussão — todos precisam e gastam com isso durante o mês. Alimentação sempre é um bom negócio, principalmente quando se trata das seguintes áreas:

  • Delivery;
  • Pizzarias;
  • Comida Saudável;
  • Sorveterias;
  • Padarias Inovadoras;
  • Bebidas Funcionais.

2. Beleza e estética

A imagem é muito importante, principalmente para aqueles que trabalham presencialmente e precisam estar com boa aparência. Alguns dos setores mais populares são:

  • Emagrecimento;
  • Depilação;
  • Cuidados Masculinos.

3. Manutenção de bens

A manutenção de bens é muito ampla, envolve o cuidado com eletrônicos, eletrodomésticos, conserto de carros e objetos pessoais.

É um ótimo ramo para empreender, pois, cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de manter o que já possuem, ao invés de apenas comprar coisas novas. 

4. Ecoturismo e turismo

Em 2022, muitas pessoas poderão se sentir mais seguras e prontas para viajar, seja para um novo destino ou aquele que já estava planejado e teve que ser cancelado. 

Por isso, vale a pena entrar no mercado de turismo, oferecendo passeios, passagens e pacotes de viagem para destinos muito procurados no Brasil e no mundo. 

5. Marketing Digital

O marketing digital tem crescido imensamente nos últimos anos. É uma opção para aqueles que possuem uma maior afinidade com a internet. 

O maior benefício do marketing digital é a possibilidade de trabalhar em casa, fazendo seus próprios horários — e faturando bem.

Soluções Afinz

Você já sabe que oferecemos soluções financeiras para você que deseja montar o próprio negócio ou embarcar em um mercado diferente. 

Uma das melhores opções é o Venda+, a plataforma para empreendedores digitais. Com ela, você pode montar sua loja virtual totalmente personalizada, e sem preocupações com estoque. 

E para você poder empreender da maneira certa, conte com o Você Bem Educação, que oferece cursos com até 80% de desconto em diversos temas pertinentes. Conte conosco neste novo ano!