As bandeiras de cartão de crédito estão por todo lado — estampadas no próprio cartão, nas lojas, maquininhas e sites. 

Mas, você sabe qual é a real função das bandeiras e, porque, elas são importantes e usadas diariamente?

Preparamos este artigo para te mostrar tudo o que você precisa saber sobre bandeiras de cartão de crédito. Continue a leitura! 

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

Mais do que um símbolo impresso no seu cartão, as bandeiras são empresas responsáveis pelo processo de compra e cobrança. 

Elas validam todas as informações passadas entre o estabelecimento e você. Além disso, as bandeiras credenciam os estabelecimentos, fazendo com que eles possam aceitar o pagamento com cartões que as usam por meio das maquininhas.

Ou seja, as bandeiras são importantes porque comunicam à operadora que uma compra foi feita, assim como verificam se a transação foi bem sucedida.

Aí entra uma questão: a bandeira e a operadora do cartão não são a mesma coisa? Não! Entenda o que muda entre elas. 

Diferença entre bandeira e operadora

A bandeira é responsável pelas transações, verificação e tecnologia operacional. É ela que está entre o cliente e o estabelecimento, e entre a operadora e o estabelecimento também. 

Já as operadoras, também chamadas de administradoras, são as instituições financeiras, ou os bancos. Elas emitem o cartão e definem as taxas, além de serem responsáveis pelas faturas e cobranças. 

Por exemplo, a Afinz é a administradora do seu cartão de crédito cuja bandeira é Visa. Agora ficou fácil entender, não é?

Qual a diferença entre as bandeiras de cartão de crédito?

Existem várias bandeiras de cartão de crédito no mercado, e por mais que na teoria elas tenham a mesma função, algumas coisas são específicas de cada bandeira. 

A principal diferença entre elas está nas vantagens oferecidas para o cliente. Essas vantagens podem ser pontos de uso para trocar por milhas aéreas e produtos, cashback, seguros de viagem, entre outros benefícios.

A bandeira Visa, por exemplo, tem o programa de benefícios Vai de Visa que oferece descontos em estudos, saúde e nas compras em muitas lojas participantes. 

Outra diferença está na aceitação delas no mercado, nesses casos, quanto mais popular for a bandeira, mais aceita ela será pelos estabelecimentos.

Como saber qual a bandeira do meu cartão?

Se você não sabe ou nunca reparou na bandeira do cartão de crédito que possui, é super simples descobrir qual é. Na frente ou atrás do cartão, fica a logomarca da empresa (Visa, Mastercard, etc).

Outra forma de descobrir é com os números do cartão. Pois é, eles são escolhidos por um motivo, não aleatoriamente.

Os primeiros dígitos são referentes à bandeira do seu cartão, como:

  • Visa: 4
  • Mastercard: 5
  • Elo: 5

Reparou que Mastercard e Elo têm o mesmo número? Nesses casos, é o segundo que vai influenciar na identificação. Ainda assim, o método de olhar a logo é mais simples e rápido. 

Como escolher a melhor bandeira de cartão de crédito?

Com tantas opções, fica difícil escolher uma bandeira para o seu cartão, não é mesmo? Nós recomendamos optar por aquela que oferecer mais vantagens de acordo com o seu uso do cartão. 

A bandeira Visa, por exemplo, oferece seguro viagem, seguro para veículos de locadora, reposição rápida do cartão em emergências e outras vantagens. 

Com um cartão Visa você também pode aproveitar benefícios e descontos diversos com o programa Vai de Visa, clique aqui para saber mais.

Isso tudo além de ser uma das mais aceitas em estabelecimentos. Portanto, é uma boa opção de bandeira!

Cartão de crédito Afinz

O cartão Afinz é cheio de benefícios para você que quer aproveitar a vida ao máximo!

Você pode decidir as parcelas da fatura, tem até 40 dias para pagar quando compra no momento certo, cartões adicionais com desconto e o programa Você Bem. Tudo isso com a bandeira Visa. 

Ficou com vontade de ter o seu? Clique aqui para saber mais e pedir um cartão de crédito Afinz para aproveitar todas as vantagens!