Os pagamentos do PIS/PASEP começaram em fevereiro, mas muitas pessoas ainda não sabem como sacar o PIS e quem tem direito ao benefício. 

O PIS, Programa de Integração Social, é um abono pago pelo setor privado por meio da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é pago para os servidores públicos por meio do Banco do Brasil. 

Saiba mais sobre os abonos e como eles funcionam, é só continuar a leitura!

Quem tem direito?

O primeiro requisito para receber é ter carteira assinada e inscrição no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos. 

Além disso, você deve ter trabalhado ao menos 30 dias no ano base (2020) e recebido até 2 salários mínimos por mês no mesmo período. 

Você faz parte do grupo que pode sacar o PIS? Então vem descobrir os valores de 2022 e quanto você pode receber. 

Valores de abono salarial PIS/PASEP 2022

O valor que cada pessoa recebe no PIS/PASEP é equivalente ao período trabalhado no ano anterior. 

Se você trabalhou o ano todo (12 meses), receberá o valor total de 1 salário mínimo, que hoje é de R$1.212. Veja a tabela para descobrir quanto vai receber de abono. 

Valores do abono salarial PIS/Pasep
Meses trabalhadosValor recebido (R$)
1101
2202
3303
4404
5505
6606
7707
8808
9909
101.010
111.111
121.212

Como consultar PIS/PASEP?

É bem fácil consultar a sua situação e saber quando e quanto vai receber. Basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para Android ou iOS

Acessando o app, vá até “Benefícios” e depois “Abono Salarial”. Lá, vai encontrar todas as informações sobre a sua situação no PIS ou no PASEP. 

Você também pode ligar para o 158 ou usar os portais da Caixa Econômica e do Banco do Brasil para saber mais sobre seu PIS/PASEP. 

Como sacar o PIS/PASEP?

Se você tem direito ao PIS/PASEP, agora precisa saber como sacar o dinheiro. Não se preocupe, é um processo bem tranquilo! 

Vamos explicar como funciona para quem tem ou não conta na Caixa Econômica, e como é no Banco do Brasil também, no caso do PASEP.

Benefício creditado em conta CAIXA

Se você já possuir uma conta na Caixa, ou um Cartão do Cidadão, o valor será creditado automaticamente. Basta sacar em um caixa eletrônico ou até mesmo em uma casa lotérica. 

Benefício creditado em Conta Digital CAIXA

No app Caixa Tem, você também receberá o benefício de forma automática. A partir do próprio aplicativo você pode pagar contas ou fazer transferências com o valor recebido do PIS. 

Benefício direcionado para pagamento nos demais canais

O PASEP é depositado também automaticamente, mas no Banco do Brasil. Pode ser sacado em caixas eletrônicos ou usado no app e cartão. Se você não tem conta no Banco do Brasil, pode pedir a transferência em contato com o banco.

Calendário PIS/PASEP 2022

É beneficiário, mas ainda não recebeu o PIS/PASEP? Calma, os depósitos são feitos em uma ordem específica de acordo com o mês de nascimento de cada pessoa. 

Os pagamentos começaram em 8 de fevereiro e vão até dia 29 de dezembro. Confira a tabela completa e veja qual a data em que você receberá o pagamento.

Calendário de pagamento do abono salarial PIS ano-base 2020
Nascidos emRecebem a partir de
Janeiro8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março

Veja o calendário do Pasep. O final da inscrição se refere ao número final do seu Pasep. 

Se não sabe qual é, ligue no 135 (Previdência Social), selecione a opção 5 e um atendente te dará essa informação.

Calendário de pagamento do abono salarial Pasep ano-base 2020
Final da inscriçãoRecebem a partir de
0-115 de fevereiro
2-317 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
717 de março
822 de março
924 de março

Outras dúvidas sobre o PIS/PASEP

É comum ter dúvidas sobre o funcionamento do pagamento! Afinal, ele possui uma série de regras e particularidades. Para te ajudar, a Afinz reuniu as questões mais comuns sobre o PIS/PASEP, veja.

Qual a diferença entre PIS e Pasep?

A diferença básica é que o PIS é pago para funcionários de empresas privadas e o PASEP é para funcionários públicos. O PIS é pago por meio da Caixa Econômica Federal e o PASEP pelo Banco do Brasil.

Aplicativo CAIXA Trabalhador

O aplicativo pode ser usado para verificar o seu status, ou seja, se você tem direito ao PIS, quando e quanto vai receber. Está disponível para Android e iOS.

Pagamento do Abono Salarial em Poupança Social Digital

Quando se fala em poupança social digital, estão se referindo ao aplicativo Caixa Tem, o mesmo utilizado para receber o Auxílio Emergencial. O PIS é depositado diretamente nessa poupança, para quem a tem. 

Qual o ano base do PIS/PASEP 2022?

Os pagamentos de 2022 seguem o ano base de 2020. Então, os requisitos se aplicam ao ano de 2020. Uma resolução do Codefat permitiu esse “atraso”. 

Posso receber o PIS do ano passado?

Se você não recebeu o PIS do ano base 2019, mesmo tendo direito, você ainda pode recebê-lo. Faça uma requisição ao Ministério do Trabalho presencialmente ou por e-mail em trabalho.uf@economia.gov.br (troque UF pela sigla do seu estado, por exemplo, SP). 

Preciso sacar na data especificada?

Não, a data apenas avisa quando o benefício estará disponível em sua conta. Você pode sacar quando quiser ou usá-lo digitalmente. 

Afinz e você

Com um dinheiro a mais, começa uma chance de se organizar melhor financeiramente! Nos siga no Instagram @afinzoficial para receber mais dicas de economia.