Seja na hora de adquirir um financiamento, abrir um crediário em loja, iniciar um novo trabalho, ou oferecer algum serviço personalizado, são muitas as situações em que seu CPF está sujeito a consultas.

Consultas realizadas a partir do Cadastro de Pessoa Física (CPF) podem revelar diferentes informações a respeito do histórico financeiro de um indivíduo. Isso não é positivo nem negativo.

Ter este tipo de informação vinculada ao seu CPF permite que as empresas de crédito, por exemplo, entendam melhor a sua realidade financeira. 

Assim, um bom histórico financeiro vinculado ao seu CPF pode facilitar a aquisição de crédito no mercado, mas um histórico negativo pode ter o efeito oposto.

No artigo de hoje, entenda melhor as situações em que uma empresa consulta seu CPF e como evitar tê-lo consultado sem autorização. Continue a leitura!

Como uma empresa tem acesso ao meu CPF para consulta?

Às vezes você pode se deparar com algumas  empresas consultando seu CPF. Isso pode gerar preocupações em muitas pessoas, que pensam que podem ter seu  CPF negativado por dívidas inexistentes ou mesmo sofrer algum golpe.

Se isso acontecer com você, pode se despreocupar: essas consultas são realizadas por empresas para oferecer serviços personalizados baseados em informações disponíveis em seu CPF. Elas  não prejudicam o seu score e não influenciam sua disponibilidade de crédito.

Vale lembrar que uma instituição só consultará o seu CPF se você já o tiver fornecido de alguma forma em um momento prévio, a partir de algum relacionamento anterior com a empresa.

Estes dados podem ser armazenados pela empresa e sua segurança é preservada de acordo com as instruções da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Score de Crédito

O Score de Crédito é uma nota de 1 a 1000 que qualifica uma pessoa física de acordo com seus hábitos de pagamento de contas, organização financeira, uso de crédito e outras informações.

Esta pontuação é dinâmica, e está em constante atualização. Isso porque ela tem o objetivo de mostrar, em tempo real, seu desempenho financeiro. Com isso, as pessoas físicas ficam separadas em grupos de acordo com sua pontuação do score.

São 4 grupos divididos a cada cerca de 250 pontos no score. Quanto mais alto estiver seu score, mais certeza as operadoras de crédito podem ter de que você paga suas contas em dia e regularmente.

Um score baixo significa que você tem muitas contas em atraso ou utiliza o crédito mais do que permite sua saúde financeira. Indivíduos com score baixo podem ter problemas na hora de contratar crédito, ter financiamentos aprovados e até conseguir um emprego em certas áreas do comércio.

Cadastro positivo

O Cadastro Positivo é uma ferramenta complementar ao score, influenciando-o diretamente. Este Cadastro serve para registrar seus hábitos de pagamento de dívidas contraídas.

Ou seja: o Cadastro Positivo é alimentado pelas empresas a quem você deve com informações pertinentes ao pagamento dessas contas. O objetivo primário do Cadastro é oferecer a empresas dados sobre suas datas de pagamento de contas.

Se você paga uma conta em dia, esta informação é adicionada ao seu Cadastro Positivo; se você a atrasa, esta informação também é adicionada ao Cadastro.

Por que algumas empresas consultam o CPF antes de contratar?

Algumas empresas têm como política interna de contratação a consulta do CPF do candidato nos órgãos de proteção ao crédito. Muito comum em empresas financeiras e também no comércio varejista, esta medida é frequentemente dita inapropriada.

Entretanto, a Justiça do Trabalho determina que a consulta ao CPF é um direito do contratante, sendo caracterizada como uma forma de análise da conduta do funcionário.

Como evitar que empresas consultem seu CPF

Se você está passando por um processo seletivo, é ideal que não interfira com os procedimentos de consulta da empresa contratante. Afinal, omitir informações de um empregador pode gerar problemas futuros.

Por outro lado, existem muitas outras situações em que seu CPF pode ser consultado por empresas. O problema é que consultas frequentes e excessivas impactam negativamente o seu Score de Crédito.

Por isso, o serviço de proteção ao crédito Serasa Experian oferece uma funcionalidade, paga, para que você bloqueie novas consultas em seu CPF. A operação exige uma assinatura do plano Premium da Serasa, e é feita de maneira rápida e fácil pelo site.

Mas lembre-se: bloquear as consultas ao seu CPF não é uma boa escolha quando a empresa a consultá-lo está analisando contratá-lo; ou quando você deseja adquirir um financiamento, cartão ou outro produto de crédito. Com a consulta bloqueada, a empresa pode suspender o processo por falta de acesso aos dados.

Como consultar seu próprio CPF

Consultar o seu próprio CPF é totalmente gratuito e bastante fácil. O processo pode ser realizado diretamente do seu computador ou telefone celular.

Para isso, você deve acessar o site ou aplicativo do serviço de proteção ao crédito. O Brasil conta com dois grandes nomes neste setor: a Serasa Experian e a Boa Vista SPC.

Tanto na Serasa quanto na Boa Vista, você precisará completar um cadastro antes de ter acesso às informações. Mas o processo é rápido e em poucos instantes você terá acesso às informações desejadas.

Ao acessar o site do serviço desejado, você terá acesso a informações como o seu Score, dívidas em aberto, protestos em cartório, consultas em seu nome e mais uma porção de dados pertinentes à sua vida financeira.

Nome limpo: como manter seu CPF livre de restrições

Consultas ao seu CPF não precisam ser motivo de inseguranças e ansiedade. Na verdade, esta é uma boa oportunidade de mostrar à empresa com que você deseja fazer negócio que seus hábitos financeiros são adequados.

Naturalmente,  imprevistos acontecem e às vezes algumas contas são atrasadas. Nestes casos, é extremamente importante que você entre em contato com o credor para regularizar sua situação o mais rápido possível.

Muitas empresas oferecem acordos e condições especiais de pagamento para clientes inadimplentes. No site da Serasa Experian, por exemplo, você pode verificar suas dívidas em aberto, receber e aceitar propostas de renegociação dos valores.

Por último, o segredo para manter seu CPF limpo é a organização financeira. Se você ainda não domina este tema, está no lugar certo. No blog da Afinz postamos dicas de organização financeira, empreendedorismo e muito mais. Confira nossos outros posts e siga-nos nas redes sociais @afinzoficial!