Se você é uma das pessoas que realiza compras, seja em lojas físicas ou online, já imaginou ser possível receber parte do dinheiro gasto de volta? É uma realidade com o cashback!

O cashback é muito usado em outros países e vem ganhando força maior no Brasil recentemente. Continue a leitura para saber como ele funciona!

O que é cashback?

Cashback, em inglês, significa “dinheiro de volta”. Ou seja, na compra feita, uma parte do valor é devolvido para o consumidor, seja em dinheiro, créditos no cartão ou créditos no estabelecimento. 

Cada cartão de crédito, loja ou plataforma que oferece cashback pode seguir as próprias regras, dependendo do valor da compra, dos objetos adquiridos, etc. O conceito principal é que a cada compra, um valor seja devolvido.

 É importante entender que o cashback não é um desconto, pois o produto continua com o mesmo custo. O valor só é recebido de volta depois da compra

Como funciona o cashback?

Na prática, se uma loja ou cartão oferece 2% de cashback em cima de qualquer compra, em um produto que custa R$1.000, você receberá R$20 de volta. 

Em alguns cartões, o dinheiro de volta é revertido em créditos. Funciona assim: ao comprar, é estabelecido um valor de cashback, e ao invés de receber esse dinheiro, você ganha créditos na sua fatura. 

Existe também um cashback com cunho social, onde esse dinheiro de volta é doado para instituições de caridade. Isso é sinalizado na hora da compra e, normalmente, o cliente pode escolher para onde vai esse valor. 

Por que as empresas devolvem esse dinheiro?

Parece difícil entender porque uma empresa daria esse dinheiro de volta, já que essencialmente estão “perdendo” uma parte do valor. Mas, na verdade, essa prática traz vantagens para os estabelecimentos. 

Uma das vantagens é a relação com o cliente. Uma empresa que oferece cashback vai fidelizar os clientes, que voltarão a fazer negócio com ela e, até mesmo, indicar para outras pessoas.

Além disso, o cashback pode ser a ferramenta perfeita para atrair novos clientes que conhecem ou não a marca.

Cashback é seguro?

Sim, o cashback é totalmente seguro. Mas, para garantir que receberá o seu dinheiro de volta, você deve ter atenção para comprar em lojas confiáveis. 

Assim como em todo processo de compra, você deve ficar atento. Veja se a loja é conhecida e se existem avaliações de outros compradores, você pode usar um site como o Reclame Aqui para isso. 

Para compras online, também é indicado sempre verificar no topo da página se existe um cadeado, logo antes do endereço (URL). É uma confirmação da veracidade do site. 

Ah! Oferecer cashback é uma prática totalmente legal e não há nenhum custo de adesão. 

Como ganhar cashback?

Ganhar dinheiro de volta é simples, você só precisa encontrar cartões de crédito, lojas e até plataformas especializadas em cashback que participem desse modelo de vendas. Já é muito comum no Brasil encontrar alguns estabelecimentos assim, principalmente na internet. 

A dica é verificar sempre qual é o modelo de cashback oferecido — dinheiro, crédito ou social. Assim você consegue realizar a compra de produtos mais caros e ganhar uma parte de volta. 

Em alguns casos, principalmente em cartões de crédito, é necessário que você se cadastre na promoção para receber o cashback prometido. Como cada oferta tem sua regra, é importante ficar de olho nas comunicações, ok?

Formas de usar o seu dinheiro de volta

Existem muitas maneiras de usar o dinheiro ganho de volta, principalmente se ele for devolvido integralmente, sem créditos em loja. Aqui vão algumas ideias:

  • Pagar parte das parcelas da compra;
  • Guardar o valor em uma reserva de emergência;
  • Usar para quitar dívidas e outras contas de consumo;
  • Aplicar como desconto em uma nova compra.

Benefícios do cashback

Entendeu como funciona o dinheiro de volta, mas ainda não sabe quais são os benefícios para o comprador? Veja como ele pode ser um aliado das suas finanças. 

O cashback permite que você receba de volta um dinheiro que já gastou, ou seja, é quase como um bônus que a empresa te dá. 

Quando é depositado em conta, você pode aplicar esses valores em outras compras que precisa realizar, usar para pagar aquela conta do mês, guardar na poupança ou até mesmo investir!

É um processo sem burocracia, automático e muito útil. A empresa ganha com a sua compra e você ganha com as vantagens de receber de volta uma parte do dinheiro!

Gostou de saber como funciona o cashback? Siga a Afinz nas redes sociais para mais dicas financeiras em @afinzoficial e leia mais artigos em nosso blog!