Nos dias atuais, é possível fazer quase tudo através da internet. Como consequência disso, a maioria das pessoas possui dezenas, se não mais de uma centena de contas de usuário.

Essas dezenas de contas — que servem para acessar serviços bancários, e-mails, redes sociais etc. — requerem dezenas de senhas. À medida que esse número cresce, torna-se praticamente inviável utilizar uma senha única para cada conta e lembrar de todas.

Ferramentas de gerenciamento de senhas surgiram para ajudar os usuários a preservar sua segurança digital armazenando todos os seus dados de login numa espécie de “cofre” digital.

Com o auxílio de produtos como 1password, LastPass e KeePass, você pode dispensar a preocupação com a memória e garantir sua segurança com senhas fortes e únicas para cada conta. Mas permitir que um serviço de terceiros armazene seus dados sensíveis pode deixar muita gente com uma pulga atrás da orelha.

Por isso, preparamos este artigo informativo para você que deseja saber se os gerenciadores de senhas são seguros. Continue lendo!

O que são gerenciadores de senhas

Gerenciadores de senha oferecem uma solução de armazenamento para as informações  de login de todas as suas dezenas de contas de usuário. Com eles, você cria uma única senha, que usa para acessar seu “cofre” de senhas, e o gerenciador auto preenche as informações de login no site desejado.

Podendo contar com o gerenciador para lembrar da senha por você, é mais fácil criar senhas fortes (com números e caracteres especiais e letras maiúsculas) e únicas para cada conta.

O mais interessante é que essas ferramentas resolvem o problema do excesso de senhas e ao mesmo tempo permitem ao usuário continuar usando uma única senha para acessar todas as suas contas — afinal, o gerenciador preencherá automaticamente seus dados de login nos sites.

Como funcionam?

Os gerenciadores de senha funcionam assim: você cria a conta, instala a extensão no seu navegador, faz login na sua conta do gerenciador de senhas e pronto! Quando acessar seus sites e serviços favoritos, a extensão cuidará do preenchimento do formulário de login.

A senha da sua conta no gerenciador é conhecida como senha-mestra. Ela deve ser forte e memorável para você. Mas tome cuidado: a senha-mestra deve ser criada especialmente para esta conta. Nada de reutilizar uma daquelas que você repete em múltiplas contas dos mais diversos serviços, hein?

No final, lembrar uma única senha-mestra é ainda mais fácil do que lembrar aquele conjunto de 5 ou 6 senhas que usamos para os diferentes requisitos de criação de senha de cada conta.

 Segurança e os gerenciadores de senha

Agora que você sabe mais sobre gerenciadores de senha, deve estar ainda mais difícil confiar na segurança destes serviços, não é mesmo?

Informar seus dados sensíveis a terceiros pode ser muito perigoso, e é necessário ter responsabilidade ao decidir com quem você compartilha certas informações. Mas os bons gerenciadores de senha são desenvolvidos para manter as suas informações seguras e acessíveis somente a você.

Para entender melhor por que eles são seguros, é necessário entender como suas informações são protegidas. Isso é feito com o auxílio de uma técnica de proteção de dados chamada criptografia.

A ideia de criptografia é a seguinte: a informação que você deseja armazenar é convertida para ficar indecifrável por pessoas não autorizadas. Para isso, é transformada utilizando uma espécie de código secreto. Se você conhece esse código, pode decifrar a informação.

Funciona como uma chave e uma fechadura. Sem a chave, é impossível trancar ou destrancar uma fechadura.

Nos computadores, esse código secreto utiliza operações matemáticas complexas, mas você não precisa se preocupar com nada disso. Ao informar sua senha-mestra, o gerenciador confirmará que é você e utilizará a chave para destrancar o seu “cofre”.

Ou seja, mesmo que pessoas mal intencionadas invadam o banco de dados da empresa do gerenciador de senhas, não conseguirão acessar suas informações pois não possuem acesso às chaves, que só são liberadas quando você informa sua senha-mestra.

Além disso, estas empresas contam com recursos adicionais de cibersegurança para impedir ataques e invasões a seus sistemas.

Por último, utilizar um gerenciador permite criar senhas complexas e únicas para cada conta. Repetir senhas em diferentes contas é um hábito muito perigoso, pois se uma pessoa mal intencionada tiver acesso a uma conta, automaticamente terá acesso a muitas outras.

Gerenciadores de senha de smartphones e navegadores da web

Se você possui um smartphone com sistema iOS ou Android, é possível que já esteja usando um gerenciador de senhas sem saber. Ferramentas como o Samsung Pass e o Chaveiro do iCloud permitem que você armazene em sua conta Samsung ou ID Apple as senhas das contas que utiliza em seu telefone.

Apesar de seguros e confiáveis, esses gerenciadores trazem desvantagens como a impossibilidade de utilizá-los em outras plataformas, como o seu computador.

Os navegadores da web como o Google Chrome também oferecem uma ferramenta básica de gerenciamento de senhas. Essa opção, entretanto, não é recomendada para contas ou senhas importantes, já que é menos segura e os seus dados ficam armazenados localmente no seu computador, protegidos por uma criptografia simples e fácil de quebrar.

É preciso pagar para usar um gerenciador de senhas?

Quem deseja aproveitar as facilidades de um gerenciador de senhas não precisa desembolsar dinheiro. Há opções gratuitas e pagas para todos os níveis de necessidade.

O comum é que as alternativas pagas ofereçam recursos adicionais como armazenamento de dados de pagamento, informações pessoais para o preenchimento rápido de formulários, compartilhamento de senhas com grupos e muito mais.

Os serviços gratuitos costumam oferecer funcionalidades mais básicas, mas sem deixar de proporcionar ao usuário toda a segurança e conveniência deste tipo de ferramenta.

Para o uso pessoal, as opções gratuitas não deixam a desejar quanto ao gerenciamento de senhas, mesmo que não ofereçam tantas funcionalidades extra. Já quem deseja utilizar na sua empresa ou com grandes grupos de pessoas, provavelmente será mais interessante contratar um plano pago.

Felizmente, há diversas opções de plano para todos os bolsos e necessidades.

Melhores gerenciadores de senhas

Com tantas opções no mercado, pode ser difícil decidir a melhor para a sua necessidade. Nossa dica é optar pelas empresas mais consolidadas, com um histórico positivo e um bom suporte ao cliente.

Seja com uma opção gratuita ou paga, é necessário ser exigente na hora de escolher qual serviço contratar. Afinal de contas, estamos falando da segurança dos seus dados.

Tendo como critérios o tempo de mercado, o nível de satisfação dos usuários, a qualidade do serviço e a reputação dos principais gerenciadores de senha disponíveis, a Afinz separou três recomendações.

Confira e descubra qual mais combina com a sua necessidade:

1password

O 1password é um dos gerenciadores mais famosos e queridos do mundo. Tanto o serviço quanto a empresa por trás dele contam com uma excelente reputação — e com motivo: o 1password dá um show de eficiência e cuidado, com preços bem acessíveis.

Com ele você armazena suas senhas e dados de cartão de crédito para inserir rapidamente em qualquer site, a partir de qualquer dispositivo.

O 1password também monitora a web e notifica você caso seus dados tenham sido expostos. Além disso, informa a origem do vazamento e dá instruções de como proceder para restaurar sua segurança.

Ele tem suporte a autenticação de 2 fatores e está disponível para Windows, Mac, Android, iOS, Linux e como extensão para os principais navegadores.

Sem versão gratuita, os preços começam a partir de 2,99 dólares ao mês para o plano individual, em torno de R$10,00. 

Zoho Vault

Dono de uma reputação de respeito, o Zoho também tem um firme compromisso com a segurança dos seus dados. Esse gerenciador de senhas pertence à Zoho Corporation, uma respeitada empresa de software.

Além do gerenciamento de senhas, o Zoho Vault oferece uma interface intuitiva, a possibilidade de organizar suas senhas em pastas e uma porção de relatórios detalhados sobre a sua segurança digital.

Disponível em todos os navegadores, além dos sistemas mobile Android e iOS, o Zoho conta com uma versão gratuita e uma paga. Os planos pagos mais baratos começam a partir de 90 centavos de dólar ao mês, algo como R$4,75.

KeePass

Para os usuários que preferem alternativas de código aberto, o KeePass traz toda a robustez dos melhores gerenciadores de senha sem deixar de lado a transparência.

Voltada para usuários mais experientes, essa alternativa não depende da web. Em vez disso, armazena os dados criptografados no seu computador. O KeePass tem suporte a sincronização através da nuvem, mas é necessário configurar essa funcionalidade manualmente.

Apesar de não contar com alguns recursos das alternativas pagas, o KeePass continua sendo uma excelente opção.

Além de transparente e segura, essa ferramenta é totalmente gratuita. O KeePass está disponível para Windows e tem ports para MacOS, Linux e smartphones iOS ou Android. 

Já pode escolher o gerenciador de senhas ideal para você e contar com toda a segurança dos seus dados pessoais!