O Dropshipping é uma das melhores opções para quem quer empreender na internet, mas não tem produtos em estoque. 

Essa modalidade de e-commerce permite que pequenos empreendedores possam vender seus produtos sem se preocupar com estoque e logística para que o produto chegue até o consumidor. 

O nome “dropshipping” pode ser traduzido como “estoque na fonte”. Ou seja, o produto sai diretamente do estoque do seu fornecedor.

Quer saber como funciona essa prática? Neste artigo explicamos as vantagens do Dropshipping e como você pode abrir seu negócio. Continue a leitura! 

Como funciona o Dropshipping?

O modelo de vendas do Dropshipping é muito prático, com benefícios para quem vende e para quem compra.

Na prática, funciona assim:

  1. O consumidor faz o pedido na sua loja;
  2. Você recebe o pedido e encaminha os detalhes para o fornecedor;
  3. O fornecedor prepara o pedido e envia diretamente para o consumidor;
  4. Pronto! A entrega foi feita, o seu cliente recebe o produto em casa e você não precisa se preocupar com estoque ou logística de entrega. 

Ao realizar vendas com Dropshipping, o empreendedor tem mais tempo para dedicar sua atenção a outros setores, como o marketing de conteúdo para atrair clientes, formas de melhorar a experiência do cliente na sua loja virtual e o gerenciamento de caixa.

Qual o papel do vendedor no Dropshipping?

Em um negócio de Dropshipping, o papel do vendedor é ser o intermediário entre o consumidor e o fornecedor do produto. Sendo assim, algumas tarefas são obrigação do vendedor para garantir uma melhor experiência para o cliente.

Em resumo, o que você deve fazer ao vender por Dropshipping é:

  • ter uma plataforma de vendas (própria ou marketplace);
  • definir a precificação do produto;
  • atender os consumidores;
  • encontrar bons fornecedores e conhecer a qualidade do produto;
  • alinhar a operação de vendas;
  • divulgar seu negócio para atrair clientes;
  • definir políticas de trocas e devoluções;
  • estabelecer formas de avaliação e controle.

Tudo isso é importante para que os seus clientes fiquem satisfeitos com a qualidade do atendimento e do produto, já que a venda acontece pela sua loja e é por ela que irão procurar na hora de elogiar, ou para resolver problemas.

Dropshipping é regularizado?

Embora não tenha uma legislação específica para a prática do Dropshipping, o processo é legal, já que o vendedor é entendido como intermediador de negócios.

A categoria está incluída na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o que possibilita o cadastro correto do CNPJ para quem está abrindo sua empresa.

Além disso, outras obrigações legais devem ser cumpridas, como em todo modelo de negócios. Em caso de dúvidas sobre impostos e outras obrigações, pode valer a pena a contratação de um contador para ajudar nessa parte.

Quais são as vantagens do Dropshipping?

O e-commerce brasileiro está em larga expansão nos últimos anos e é uma grande oportunidade para quem quer começar a vender on-line, mas tem pouco dinheiro para investir. 

Além desses benefícios, conheça as vantagens de ter um e-commerce dropshipping:

Terceirização de estoque e logística

Uma das maiores vantagens do Dropshipping é a terceirização de estoque e logística. Ou seja, a sua empresa não precisa se preocupar com espaço para guardar os produtos ou como eles serão entregues.

Porém, é importante que você tenha confiança na qualidade dos seus fornecedores, já que problemas com a qualidade de produtos ou serviços de entrega podem comprometer também a sua loja.

Investimento inicial mínimo

Por não ter a necessidade de um amplo espaço físico para estoque, ou até mesmo a compra da mercadoria, o investimento inicial é mínimo, cumprindo apenas as taxas para a criação da loja e abertura do CNPJ.

Assim, é mais fácil começar o seu negócio.

Operação barata

Além do investimento inicial, normalmente para contratação de uma loja online e divulgação, manter uma loja no modelo de Dropshipping também é muito mais econômico do que lidar com taxas de envio de produtos, contratação de transportadoras e a gestão de estoque.

Administração fácil

Sem preocupações com estoque e logística, a administração é muito mais fácil, possibilitando que o lojista invista mais tempo em outras atividades importantes para manter o seu negócio funcionando.

Escalabilidade

Outra vantagem do Dropshipping é a possibilidade de escalar o seu negócio, podendo atender mais clientes sem investir muito dinheiro em aluguel de espaço físico, estoque de mercadorias e equipamentos.

Variedade de produtos

Trabalhar com Dropshipping significa, também, poder ter mais variedade de produtos, podendo criar até mesmo uma loja One Stop Shop, onde os clientes poderão comprar diferentes produtos em um só lugar.

O que é Dropshipping Nacional?

O Dropshipping pode ser nacional ou internacional, ou seja, os seus fornecedores podem ser do Brasil ou de qualquer outro país. 

Ao escolher fornecedores estrangeiros, é possível ter uma maior variedade de produtos. As desvantagens são depender do valor do dólar, da disponibilidade e tempo de entrega dos produtos.

Já o Dropshipping nacional é mais prático, além da possibilidade de maior confiança nos fornecedores da sua loja. Sem a necessidade de importar as mercadorias, todo o processo de venda é mais rápido e seguro para você e seus clientes.

Dropshipping nacional com Afinz Venda+

Sabemos que começar um novo negócio pode ser desafiador, por isso criamos a plataforma Afinz Venda+, com todo o suporte necessário para você vender on-line de maneira rápida e prática.

Com o Afinz Venda+ você também tem a disponibilidade de vender com Dropshipping nacional, automatizando a gestão de estoque, conciliação financeira dos recebíveis e todo o processo de logística.

Além desse recurso, a plataforma também oferece integração ao WhatsApp Business, Instagram Shopping e contrato com os Correios, tudo para facilitar as suas vendas.

Para conhecer os nossos planos e saber mais sobre como o Afinz Venda+ pode ajudar a sua loja, clique aqui.