Viajar com passagens aéreas baratas é um dos grandes desejos de todo viajante. E com o valor dinâmico das passagens, se planejar é o melhor caminho para garantir as suas.

Com algumas dicas simples, dá para economizar na hora de pagar as passagens, garantindo o melhor custo benefício e sem se apertar para bancar a viagem.

Se você quer começar a se planejar para viajar nas férias, anote as dicas deste artigo e saiba como conseguir passagens aéreas baratas. Continue a leitura! 

Por que é importante se planejar financeiramente em uma viagem?

Planejar uma viagem de avião requer alguns cuidados na hora da organização financeira. Por ser um tipo de viagem mais cara, garantir as passagens aéreas mais baratas ajuda muito no orçamento.

Porém, o planejamento financeiro deve ser feito com bastante antecedência e disciplina. Controlando os gastos e buscando por boas promoções, dá para programar uma viagem com conforto e sem se apertar em dívidas.

Para viagens internacionais, por exemplo, além das passagens aéreas é preciso ficar de olho na cotação do dólar, para garantir o melhor câmbio.

Daí a importância de se planejar. Ter um tempo para o lazer é muito importante para o nosso bem-estar e conseguir isso sem criar dívidas é totalmente possível.

Qual o tempo ideal para começar o planejamento de uma viagem internacional?

Um bom planejamento para viagens internacionais deve ficar entre seis meses e um ano de antecedência. Isso porque você consegue mais tempo para planejar o orçamento, emitir os documentos necessários e garantir que está tudo certo.

O planejamento também vai depender, é claro, de quantas pessoas vão, se a viagem vai incluir mais de um destino, etc. 

Por isso, com menos de seis meses fica muito corrido e provavelmente você irá pagar muito mais caro pelas passagens aéreas e nas reservas de hospedagem. 

Já com um período maior, de seis meses a um ano, dá para resolver tudo e planejar todos os custos da viagem.

E para as viagens nacionais?

Viagens nacionais, ou para destinos internacionais mais próximos, são um pouquinho menos complexas, o que dá para se planejar em menos tempo.

Sendo assim, cerca de seis meses antes é um bom tempo para garantir os dias de férias e manter os custos dentro do seu planejamento financeiro.

Como economizar na compra de passagens aéreas?

Comprar passagens aéreas baratas pode parecer quase impossível, mas com as dicas certas você vai conseguir tirar a sua viagem do papel.

Os preços das passagens aéreas são dinâmicos, o que quer dizer que eles variam o tempo todo de acordo com a demanda. 

Por isso é importante estar sempre de olho nos preços e utilizar alguns recursos extras, como sites de comparação e ativar alertas para quando o preço atingir um valor que você quer pagar.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas importantes para garantir as suas passagens aéreas pelo melhor preço. Olha só:

Utilize sites e aplicativos de busca para passagens aéreas

Hoje já é possível contar com diversas ferramentas que ajudam na hora de conseguir passagens aéreas baratas. Com os sites de busca, fica ainda mais fácil.

Esses sites e aplicativos criam um filtro com opções de passagens em diferentes companhias aéreas, comparando os preços e indicando quais são as melhores opções.

Assim, você encontra a passagem com melhor custo benefício, considerando escalas, tempo de voo e horário de embarque e desembarque. 

Na maioria das vezes, esses sites também oferecem cupons de desconto, então fica de olho para não perder mais essa chance de economizar!

Limpe o histórico do seu navegador

Ao utilizar muitos sites de buscas de passagens, ou até mesmo a ferramenta do Google, o cache do seu navegador pode não atualizar com novas opções de passagens.

Por isso é importante que a cada nova busca você tenha o cache limpo e atualizado. Para isso, você pode usar uma aba anônima, que não acumula essas informações, ou apertar shift + F5 para limpar o cache e recarregar a página.

Para fazer a limpeza de dados pelo celular, é preciso encontrar a opção de histórico do seu navegador e limpar os dados de navegação.

Compre com antecedência

Deixar as passagens para última hora nunca é uma boa escolha. É nesse momento que as passagens ficam com os preços mais altos, às vezes chegando ao triplo do valor normal.

Porém, essa antecedência também não pode ser exagerada. Procure comprar as passagens entre três a um mês antes da viagem, mas fique de olho nos preços para saber se está comprando pelo melhor preço!

Busque horários alternativos

Outra dica de quem viaja muito é comprar as passagens em horários de pouca busca. Ou seja, quando tem menos pessoas procurando por passagens. 

Sendo assim, o mais indicado é comprar passagens aéreas durante a madrugada, quando a baixa demanda diminui o preço. 

Escolha aeroportos não convencionais para economizar nas passagens

Os grandes aeroportos têm muita demanda e são os mais buscados pelos viajantes. Por isso os preços para esses locais costumam ser mais caros. Pesquise e compare pelo embarque e desembarque em aeroportos menores, com escala para o seu destino.

Embora isso possa levar um tempo a mais para a duração do trajeto, a economia pode valer a pena.

Seja flexível

Defina uma margem de horários, possibilitando mais opções de voos e escalas. Assim, pode ser mais fácil encontrar uma passagem aérea barata.

Fique de olho nas promoções de passagens aéreas e leia as regras

Ative as notificações nos sites das companhias aéreas e também nos comparadores de passagens. Assim, você receberá em primeira mão qualquer promoção ou cupom que aparecer.

Mas tenha cuidado na hora de comprar! Algumas promoções têm regras que podem esconder taxas cobradas à parte ou com condições especiais, como a compra em um cartão de crédito de bandeira ou financeira específica.

Antes de finalizar a compra na promoção, leia atentamente as regras.

Utilize programas de milhas aéreas para conseguir passagens aéreas baratas

Por fim, uma dica infalível é utilizar milhas na hora de comprar suas passagens. Muitas empresas aéreas possuem lojas online com grandes parceiras, assim você consegue juntar pontos com compras do dia a dia.

As milhas podem ser juntadas e usadas para pagar até o valor integral da viagem. E quem não gostaria de viajar de graça, né? 

Afinz e você

Planejar uma viagem não precisa ser sofrido! Com dicas simples você consegue se planejar financeiramente e curtir as férias em família. 

A Afinz sabe que o lazer faz parte do nosso bem-estar, e queremos te ajudar a cuidar da sua saúde financeira de um jeito simples e acessível. 

Confira outras dicas como essas aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais @afinzoficial.