Controlar os gastos é a melhor maneira de evitar imprevistos e garantir uma vida financeira mais saudável. Mesmo assim, a maior parte das pessoas não tem esse costume.

Saiba que quanto mais organizados são seus gastos, mais tranquilo é o seu dia a dia, por não precisar se preocupar com as contas do próximo mês ou como pagar a fatura alta do cartão.

Pois é, o controle de gastos é um hábito importante em todos os sentidos, ainda mais se você tem planos grandes para o futuro e não sabe como juntar dinheiro para realizá-los.

Preparamos esse conteúdo para você entender de vez a importância do controle de gastos e começar a organização hoje mesmo. Vamos lá?

Qual a importância de manter os gastos organizados?

Antes de começar, é importante entender os motivos para controlar seus gastos. Afinal, é mais fácil manter um hábito quando temos motivação. 

Primeiro, saber para onde vai seu dinheiro é essencial. Já chegou no fim de mês e sentiu que seu salário sumiu? Pois é, foi por falta de planejamento!

O controle de gastos também ajuda você a não se perder no meio das contas, principalmente naqueles momentos do ano em que surgem várias coisas para pagar, como as festas e a volta às aulas.

Quando você tem noção dos gastos, está sempre um passo à frente e não se surpreende com esses pagamentos repentinos.

Outro motivo é poder se planejar para aquela viagem ou compra grande, quando você sabe com o que gasta, consegue guardar dinheiro para o que realmente importa.

Como manter o controle diário das despesas?

O controle de gastos só funciona quando você sabe onde investiu cada centavo. Parece confuso no início, mas é essencial.

Entender quanto dinheiro você tem disponível e o quanto gasta com coisas que não são necessárias e que podem ser cortadas pra atingir aquele objetivo que já falamos.

Pra isso, você deve sempre anotar o que gastou. Pode ser a coisa mais simples como uma garrafa de água no meio do expediente, faz a diferença no fim do mês.

Você pode anotar em um caderno, planilha, celular, ou pra se tornar uma tarefa mais simples, simplesmente baixar um aplicativo. Existem muitas opções, dá uma olhada.

Método 50 30 20

Se não sabe nem por onde começar e como definir para onde vai cada parte dos seus ganhos, saiba que existe um método muito útil para auxiliar na organização financeira, o 50 30 20. 

Funciona assim: cada porcentagem representa uma área financeira da sua vida, e dessa forma você pode distribuir a renda. 

  • 50% para gastos essenciais (aluguel, contas, alimentação, etc)
  • 30% para desejos não essenciais (lazer, compras, serviços, etc)
  • 20% para poupança ou pagamento de dívidas (planos futuros, quitação de débitos)

Claro, você pode ajustar um pouco as porcentagens caso seja necessário de acordo com o que você ganha, porém esse é um bom jeito de começar a se organizar!

Planilha Afinz para controle de gastos

Uma das maneiras mais práticas de controle financeiro é usando uma planilha. Com ela você pode atualizar todos os gastos, contas e dinheiro recebido, é simples e rápido.

Preparamos uma planilha especialmente para você, onde poderá anotar as receitas, despesas, investimentos e saldo. Tudo automatizado para ficar mais fácil! 

Clique no botão abaixo para fazer o download da planilha Afinz.

Planilha de Gastos Afinz

Quais os melhores aplicativos para controle de gastos?

Você também pode controlar seus gastos pelo smartphone. O importante na hora de escolher um app é checar as funcionalidades e se ele é compatível com seu aparelho celular. 

Como são muitos apps, recomendamos que você baixe alguns e fique com o que mais se adaptar. Aqui vão os que indicamos!

  • Meu Dinheiro;
  • Mobills;
  • Organizze;
  • Minhas Economias;
  • Guiabolso;
  • Wisecash;
  • Fortuno.

Passo a passo para fazer seu controle de gastos

Agora que já entendeu porque é importante controlar os gastos, é hora de botar a mão na massa!

Sim, no início você pode ter dificuldade, principalmente se nunca pensou em organização financeira. Porém, com o tempo vai ver o quanto ajuda ter esse controle.

Para te ajudar nisso, reunimos os 3 passos para começar a organização do seu dinheiro com responsabilidade. 

1. Mantenha um levantamento de todos os seus gastos

Pagou alguma conta? Comprou uma roupa nova? Precisou gastar com alguma manutenção em casa? Anote tudo. Desde os pequenos até os grandes gastos. 

Quando a gente fala em pequenos gastos, são pequenos mesmo. Aquela bala depois do almoço ou o delivery em um dia de preguiça.

Cada coisa, mesmo que mais mínima, vai te ajudar a entender pra onde vai o seu dinheiro, o que é importante pra organização.

2. Categorize suas despesas e deixe-as organizadas

O mais indicado é separar todos os gastos entre três categorias: fixos, variáveis e extras. 

Fixos são aqueles que todo mês você precisa pagar, sem falta, e que os valores são sempre os mesmos. Ou seja: aluguel, condomínio, plano de saúde, seguro, etc.

Os custos variáveis são os que você paga sempre, mas cujo valor muda a cada mês – cartão de crédito, compras no mercado, contas de luz e água, entre outros. 

Os gastos extra são os que mudam a cada mês, como o lazer e compras pessoais. Anote tudo!

3. Analise onde está aplicando seu dinheiro e fique atento a gastos desnecessários

Depois de listar tudo, você vai analisar cada um dos gastos e definir um plano de ação.

Quer trocar de carro? Viajar? Pense em quanto guardar por mês para atingir esses objetivos no tempo que espera. 

Assim, você vai poder cortar gastos desnecessários e alocar o valor para investir nos planos feitos!

Afinz e você

Se depois de ler o artigo você tomou a decisão de se dedicar ao controle de gastos, ótima escolha!

Sabemos que não é fácil tomar as rédeas do seu custo de vida. Por isso, oferecemos soluções financeiras para todos os momentos. 

Se você precisar de empréstimo pessoal, cartão de crédito, seguros ou apoio em investimentos, conte conosco! Afinidade é estar com você em todos os momentos.