O score de crédito é uma das medidas mais usadas pelas empresas financeiras, como os bancos, para definir um bom pagador. 

Ele é medido em pontos de 0 a 1.000, que são atualizados conforme as suas movimentações financeiras, dívidas e quitações, mostrando se você tem um bom relacionamento com o mercado. 

Quer entender mais sobre o funcionamento dessa métrica e como ela afeta a vida dos brasileiros? Continue lendo!

Como funciona o score de crédito?

O score de cada pessoa é definido de acordo com alguns pontos: pagamento de contas em dia, dívidas negativadas e dados de cadastro atualizados. 

No Brasil, algumas empresas são autorizadas a divulgar esses dados, as principais são Serasa Experian e Boa Vista SCPC. 

Funciona assim: quanto maior a pontuação, maior a chance da pessoa honrar suas dívidas, pagando sem atraso e mantendo tudo atualizado. 

E vice-versa, se a pontuação é baixa, essa pessoa não é considerada boa pagadora, com grandes chances de inadimplência. 

Então o mais indicado para ter uma boa reputação financeira é manter o seu score acima de 500, preferencialmente passando dos 700 para mostrar uma boa relação com os bancos e financeiras. 

De que forma o score de crédito afeta a vida das pessoas?

O score de crédito pode afetar bastante a sua vida, principalmente se ele estiver baixo. Nesses casos, a pessoa é considerada como não confiável, mais propensa a atrasar pagamentos. 

Com um score baixo, pode ser difícil conseguir, por exemplo, um cartão de crédito. Ou, até mesmo, um financiamento ou empréstimo. 

As empresas irão pensar duas vezes antes de oferecer crédito para um mau pagador, pois não querem ficar no prejuízo caso a pessoa não pague as dívidas. 

O que significa ter score de crédito alto?

O score alto significa que a pessoa é boa pagadora, confiável e que quita suas dívidas em dia, sem atrasos. 

Uma pessoa com score alto (acima de 700) possui chances altas de aceitação na solicitação de cartões de crédito, financiamentos e empréstimos bancários. 

Isso porque, de acordo com a empresa que calcula o score, o risco financeiro para quem oferecer crédito será baixo. 

O crédito pode ser negado conforme o score?

Sim, o crédito pode ser negado. Quando você solicita um cartão, empréstimo, financiamento, entre outras coisas, a empresa pode sim, negar o crédito conforme o seu score. 

É uma prática legal, pois a empresa só está se resguardando dos riscos. Por isso é tão importante tentar manter o score em um número satisfatório. 

É possível saber quem consultou o meu score de crédito?

Muitas pessoas procuram saber quais empresas consultaram seus scores, e existe uma forma fácil e prática de descobrir. 

O site do Serasa oferece um relatório com essas informações. Veja como conseguir:

  • Faça login no site do Serasa
  • Vá até a aba “Meu CPF”
  • Desça até “Consultas” e selecione “Consultas em seu nome”
  • Solicite o relatório e ele estará disponível para download em algumas horas

Pronto! Essa é a maneira mais fácil de descobrir quais empresas andaram consultando o seu CPF e o score de crédito. 

O que é SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa vinculada com a rede lojista brasileira. Ele angaria dados de crédito e inadimplência de compras em empresas de todo o país. 

Com essas informações, o SPC verifica quem possui dívidas em aberto e os coloca na lista de inadimplentes — essas pessoas ficam com o nome negativado, ou sujo, como costumam dizer. 

O SPC não é um órgão oficial do governo, porém, ele possui mais de 1 milhão de empresas cadastradas, de onde retiram as informações para análise. 

O que é Serasa?

O Serasa também é uma empresa que funciona como base de dados. Nela, são registradas as informações e comportamentos financeiros dos brasileiros. 

Criado em 1968 pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), é, até hoje, uma das empresas mais utilizadas para análise de CPFs. 

Assim como o SPC, o Serasa também não é um órgão público, mas é referência em finanças e possui ferramentas muito úteis, como a consulta de Score. 

Quais as diferenças entre SPC e Serasa

Não existem muitas diferenças entre as duas empresas, ambas são importantes e possuem um banco de dados extenso e cheio de informações sobre as finanças dos brasileiros. 

Uma coisa que muda entre elas é que o SPC obtém mais dados sobre o ramo lojista e o Serasa sobre instituições financeiras, como os bancos. 

Como saber meu score de crédito?

Agora que você já sabe como funciona o score de crédito, veja como consultar o seu. 

O site mais usado para verificar o score é o Serasa Experian. Veja o passo a passo para descobrir o seu score. 

  1. Acesse o site e faça login ou crie sua conta
  2. Vá até a seção “Finanças” no topo da página
  3. Seu score será mostrado e você poderá ver também o histórico e diagnóstico dele. 

Como aumentar seu score de crédito

Acessou o seu score e não ficou satisfeito com o número? Existem algumas coisas que podem ser feitas para construir uma boa reputação de crédito. 

Primeiro, é bom avisar que o score aumenta de acordo com suas ações, não é possível pagar para aumentar o número. Se ver alguma oferta nesse sentido, tenha cuidado, pois é uma tentativa de golpe. 

Se você possui dívidas não pagas, ou está com o nome negativado, o que vai aumentar o seu score é quitar esses valores. Para isso, tenha uma boa organização financeira!

Mesmo após quitar as dívidas o seu score ainda está baixo? Tente passar algumas contas básicas para o seu nome (se já não estão), como luz, água e energia, e mantenha o pagamento em dia, sem atrasos. 

Outros passos úteis são atualizar seus dados cadastrais no site do Serasa, fazer movimentações bancárias e pagar em dia as faturas de crédito que possuir. 

Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe no Instagram @afinzoficial para mais dicas financeiras!

Avalie esse artigo