Nos últimos meses, os casos de golpe da maquininha de cartão vêm crescendo, com mais casos sendo noticiados e novas técnicas de furto aparecendo. 

Para clientes, fica a insegurança de comprar em lojas com maquininha, e para os empreendedores o medo de sofrerem com os golpes voltados para negócios. 

Para te ajudar a se proteger do golpe da maquininha, a Afinz preparou um conteúdo completo sobre ele, como funciona e dicas para evitar, pois, afinidade é cuidar da sua segurança. Continue lendo!

O que é o golpe da maquininha?

O famoso golpe da maquininha tem esse nome, mas engloba uma série de truques usados por bandidos para conseguir dinheiro usando maquininhas de cartão. 

Ele é muito comum em casos de pedidos em delivery, como comida, mas pode acontecer em outras circunstâncias também.

É importante falar que, por mais que os golpes aconteçam, você não precisa parar de comprar usando a maquininha! Basta ter atenção na hora do pagamento para evitar prejuízos. 

Entenda mais sobre como de fato o golpe é aplicado. 

Como funciona o golpe da maquininha?

No caso de delivery, o golpe é assim: quando o entregador chega com a encomenda, a maquininha usada por ele está adulterada. Pode ser o visor ou até mesmo o software da máquina. 

Dessa forma, os números mostrados na tela estão errados, e eles conseguem cobrar um valor mais alto do cliente, sem que o mesmo saiba. 

Essa é a forma mais comum do golpe, para escapar, sempre verifique o valor mostrado no visor e, se de alguma forma o entregador não permitir que você veja a tela, desconfie

Pagamento feito na entrega

O golpe do pagamento na entrega pode acontecer da forma que já citamos ou com uma maquininha adulterada que clona cartões.

Nesses casos, o cartão do cliente pode ser clonado direto na maquininha, ou até mesmo trocado por outro rapidamente se o entregador o pega. 

Como escapar do golpe?

Para escapar desse golpe, verifique se a sua senha aparece com asteriscos na tela da maquininha. Esse é um sinal de segurança — se a mesma é mostrada com números, pode ser clonagem. 

Também evite entregar o seu cartão para o entregador, prefira inserir e retirar você mesmo para evitar o golpe. 

Pagamento feito pelo aplicativo

Nessa versão do golpe, mesmo depois de o pedido ser pago via aplicativo, quando a entrega chega ao cliente, é solicitado que ele pague novamente

Muitas vezes é dito que o aplicativo não faturou a compra ou que houve algum erro. O cliente, crendo no estabelecimento, paga novamente sem saber que é um golpe.

Como escapar do golpe?

Quando o pagamento é realizado diretamente via app, principalmente em apps de delivery, saiba que não deve ser cobrado nada a mais na entrega. 

Se realmente ocorreu um erro no faturamento, você deve resolver diretamente com o suporte do aplicativo, e não com o entregador. 

Estabelecimento liga para o cliente

Existem casos de golpe onde a loja liga para o cliente avisando que o entregador sofreu algum tipo de acidente e que enviarão outro, mas que para isso existe uma taxa. 

Muitas vezes esse golpe é feito junto com o do visor quebrado, e depois de pagar a taxa o cliente descobre que o valor foi exorbitante, mesmo que na tela tenham mostrado apenas R$5 ou menos. 

Como escapar do golpe?

Para se proteger, siga o mesmo procedimento dos outros golpes. Se o pagamento já foi feito via app, não aceite a cobrança de nenhuma taxa. 

Se o pagamento for feito na entrega, verifique o visor e todos os números para garantir que o valor cobrado é o correto. 

Como se proteger de golpes?

Por mais que muita gente pense que cair em golpes é inevitável, saiba que existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar isso!

São práticas simples, mas que aumentam muito a sua segurança, principalmente nas compras via aplicativo, que são as mais suscetíveis aos golpes. 

Veja as dicas da Afinz para evitar o golpe da maquininha, assim você não fica no prejuízo!

Priorizar pagamentos no app

Essa é a dica principal: evite pagar diretamente ao entregador. Como a maior parte dos golpes é feita nesse momento, o mais seguro é pagar direto no aplicativo ou site. 

Além disso, quando você paga direto no aplicativo, qualquer erro deverá ser corrigido pela empresa. Você possui uma proteção maior porque virtualmente é possível conseguir todas as provas necessárias para mostrar o que foi pago. 

Desconfiar de “taxa extra”

Se em qualquer momento algum entregador ou lojista pedir taxa extra após você efetuar o pagamento inicial, desconfie. 

Toda taxa extra deve ser comunicada no momento da compra, é assim que você sabe que pode estar sendo vítima de um golpe. Fique atento!

Conferir condições da maquininha

Antes de passar o seu cartão em qualquer maquininha, verifique se ela está em condições normais de funcionamento. 

O principal ponto alterado costuma ser a tela, veja se a mesma está inteira, com todas as partes visíveis. Também observe se o corpo da maquininha está inteiro e sem nenhuma parte suspeita.

O que fazer em caso de tentativa de golpe?

Se você seguiu as dicas e reparou que se trata de uma tentativa de golpe, o primeiro passo é não fazer nenhuma transação ou pagamento. 

Cancele o pedido e, se possível, abra uma reclamação no site ou aplicativo com o maior número de informações sobre quem tentou te passar o golpe. 

Se chegou a passar o cartão, o bloqueie o mais rápido que puder, pois pode ser que ele já tenha sido clonado e suas informações repassadas. Sempre fique de olho em seus dados! 

Fui vítima, e agora? O que fazer se cair no golpe?

Já caiu no golpe e não sabe o que fazer? É uma situação muito estressante, mas existem algumas formas de tentar recuperar o dinheiro.

As dicas acima ainda valem, faça o bloqueio do cartão rapidamente e fique atento às movimentações na sua conta e em seu nome, no banco. 

Veja outras providências que você deve tomar caso tenha caído no golpe da maquininha.

Boletim de Ocorrência

Se você foi vítima de um golpe, faça um boletim de ocorrência. É ele que vai te proteger perante à lei, servindo como comprovação do que aconteceu. 

Com o boletim em mãos, é possível buscar soluções para reaver o dinheiro, seja em contato direto com a empresa responsável ou em um cenário jurídico. 

Entre em contato com a empresa

Outra coisa muito importante é entrar em contato com a empresa da qual levou um golpe. Seja um aplicativo de delivery, uma loja virtual ou presencial. 

Informe a eles tudo o que ocorreu e tente resolver o problema pacificamente para não ficar no prejuízo. Caso não funcione, o boletim de ocorrência e as provas cabíveis serão úteis para buscar os seus direitos na justiça. 

Tem empresa? Conheça os 3 golpes mais comuns

Os golpes da maquininha não acontecem só com pessoas físicas, sabia? Empresas também vêm sofrendo com esse tipo de crime, perdendo dinheiro e clientes. 

São 3 tipos de crime mais comuns, e entender como eles funcionam é importante para que você não caia em nenhum deles. Saiba como os golpes da maquininha são aplicados em empresas.

Troca de maquininha POS (Point of Sale)

Esse golpe é aplicado por 2 pessoas, uma distrai o vendedor, e a outra usa esse tempo para trocar a maquininha da loja/empresa por outra idêntica, porém registrada no nome dos golpistas. 

A partir daí, o valor de toda compra feita na maquininha irá para eles, e o estabelecimento fica no prejuízo. Para evitar, fique atento às vendas e preencha o fluxo de caixa diariamente.

O golpe do comprovante de compra

Ao comprar um produto, o golpista mostra um comprovante de pagamento ou transferência, fingindo que o valor foi pago. O lojista, confiando no cliente, entrega o produto. 

No fim, a transferência é falsa, assim como o comprovante, e o golpista leva o produto de graça. Para evitar, não entregue nada antes de verificar se o valor foi realmente recebido. 

Golpe do estorno da venda

O golpe do estorno é mais usado pela internet. Nele, depois de comprar um produto, a pessoa marca como se ele não tivesse sido recebido, pedindo um estorno — mas, na verdade, recebeu normalmente a compra. 

Para evitar, acompanhe as entregas feitas e guarde todos os comprovantes de envio e venda, para que a empresa tenha provas contra o golpista. 

A atenção e cuidado aos detalhes fazem toda a diferença para te livrar de um possível golpe. Siga a Afinz no Instagram para receber mais dicas!