Sabia que quando perguntam qual o seu trabalho ou profissão, as respostas podem ser diferentes? Muita gente nem imagina, mas trabalho, profissão, emprego e carreira são coisas distintas, cada uma tem um significado. 

É importante saber as diferenças entre os termos na hora de fazer escolhas para o seu futuro, seja um curso acadêmico, trabalho temporário ou mesmo a construção da sua carreira. 

Saiba porque é necessário entender o que muda entre elas, principalmente na hora de escolher a sua futura profissão. Veja também dicas para descobrir a sua verdadeira vocação.  

O que é trabalho e profissão: conceitos

Antes de saber as diferenças, você deve entender melhor o que é trabalho e profissão. 

  • Trabalho: é uma atividade, feita por uma pessoa ou por um time, seja ela remunerada ou não. Um trabalho pode ser de escola, voluntário, doméstico… ou seja, não está relacionado diretamente com a profissão. 
  • Profissão: é uma vocação, uma área de atividades. Para ter uma profissão é preciso ter um certo conhecimento na área, adquirido por meio de cursos, faculdade ou até mesmo só pela experiência. 

Outro termo que é diferente desses é o emprego. Nele, você faz o trabalho, que é parte da profissão. Mesmo diferentes, os três termos estão interligados no mesmo conceito.

Distinção entre trabalho e profissão

A diferença é que qualquer um pode ter um trabalho, já que ele só representa a atividade feira. Uma profissão é mais complexa, pois demanda estudo e especialização para, aí sim, realizar os trabalhos. 

Saiba quais são as profissões do futuro

Ainda vai decidir qual carreira seguir? Veja quais são as profissões que estarão em alta nos próximos anos e valem o estudo.

  • Área da saúde: enfermagem, fisioterapia, farmácia, medicina;
  • Trabalhos online: marketing digital, desenvolvimento de websites e softwares, analistas de UX e UI;
  • Área financeira: especialistas no mercado de ações e investimentos. 

Já temos um post completo com as profissões tendências para 2021 e 2022, caso queira se aprofundar no assunto. 

Como escolher uma profissão que combine com você

Se você está terminando os estudos ou apenas mudando de área, a escolha de uma profissão é delicada e difícil, pois afeta seu futuro.

Por isso, é tão importante analisar bem as opções antes de escolher, pensando no que você realmente gosta de fazer e que pode ser uma boa fonte de renda. 

Existem algumas formas de saber o que se encaixa com seus valores pessoais, caso esteja em dúvida, veja a seguir.

Teste de autoconhecimento

Já travou quando alguém perguntou quem é você ou o que gosta de fazer? Isso é bem comum, mas existem formas de descobrir. 

A principal é realizando um teste de autoconhecimento, ele vai sugerir questões sobre várias áreas da sua vida e opiniões, para entender melhor a sua personalidade. 

Assim fica mais fácil saber se você se encaixa em profissões mais desgastantes e sob pressão ou se dá melhor em situações mais calmas e controladas. 

Teste vocacional

Se você já sabe como é a sua personalidade, mas está com dificuldade de escolher a profissão, um teste vocacional pode ser a melhor opção. 

Ele vai entender como você lida com situações e momentos no trabalho, além de ver suas habilidades. 

Depois de responder às questões você vai receber algumas opções que se encaixam no perfil. Se não se identificar, pode fazer outro teste para ver se as indicações mudam. 

Escolha pensando no futuro da sua carreira

Sempre existirão profissões que você gosta no momento, mas não se vê fazendo para sempre. Essas não são as ideais. 

O mais indicado é escolher uma carreira que ficará satisfeito a longo prazo, pois trabalhamos muito por grande parte da nossa vida, então é essencial gostar do que se faz. 

Pense também na durabilidade, daqui há alguns anos, a profissão que você escolheu ainda vai ser relevante? Ou ela tem uma certa data de validade? São pontos importantes a se pensar. 

Entenda o plano de carreira da profissão escolhida

Quando escolher uma profissão, não pense só nos benefícios imediatos. O plano de carreira é uma parte importante que define qual o caminho que você vai seguir dentro da profissão. 

Ele pode ser feito antes de conseguir um emprego, com a projeção que você espera para os próximos anos, ou depois de começar o trabalho, considerando os cargos da organização.

O importante é escolher algo que te motiva, independente de ser uma carreira acadêmica ou não. E saiba que pode contar conosco na hora das decisões financeiras, pois, afinidade é estar com você em todos os momentos!