Escolher o nome fantasia de uma empresa é um dos passos iniciais para começar um novo negócio. Mas, você sabe como mudar isso? 

É muito comum que empreendedores precisem mudar o nome da empresa, seja por mudar o tipo de CNPJ, categoria de atividade ou por questões de branding. 

Por ser uma questão tão comum, mudar o nome fantasia de uma empresa é relativamente fácil, mas o processo é um pouquinho diferente para quem é MEI. Neste artigo explicamos como você pode fazer a alteração de nome da sua empresa. Continue a leitura!

Qual a diferença entre nome comercial e nome fantasia?

Na prática, não há diferença. Nome comercial ou o nome fantasia de uma empresa é a marca registrada dela. Ou seja, o nome escolhido para representar aquela empresa.

No caso dos MEIs, é comum ter o próprio nome como nome comercial, principalmente para prestação de serviços. Mas nada impede que você escolha um nome comercial e crie a sua marca.

O que faz diferença é a Razão Social do seu negócio. Esse é o nome oficial da sua empresa, registrada nos órgãos competentes e não pode ser alterado. Já o nome fantasia é o nome que vai na fachada da empresa, em materiais de divulgação, etc.

A escolha do nome fantasia é opcional. Ou seja, você pode colocar como está na Razão Social, ou escolher um nome mais comercial.

Como escolher um bom nome para a empresa?

Escolher um bom nome fantasia de uma empresa requer um certo planejamento. Isso porque é com esse nome que a sua empresa ficará conhecida entre os seus clientes. 

Com isso, algumas questões de branding — estratégias para definição da sua marca — devem ser consideradas. Entre algumas dicas simples, podemos dizer que você precisa:

Analisar a sua empresa

Coloque no papel algumas palavras que tenham relação com o seu negócio. Para isso, você pode se orientar com as seguintes perguntas:

  • O que você vende (serviço/produto)?
  • Onde você trabalha com essa empresa (bairro, cidade, estado, país, etc.)?
  • Qual é o seu tipo de negócio (mercado, loja, prestador autônomo, etc.)?

Ao responder essas perguntas com palavras simples, você consegue selecionar as que melhor se encaixam para definir o nome do seu negócio.

Como, por exemplo:
Mercado e HortiFruti Jardim das Flores = Tipo de negócio + bairro onde está localizado.

Viu? O nome pode ser simples e informar à sua clientela sobre o que é a sua empresa.

Conhecer a história da sua marca

A história da sua empresa é muito importante para definir o nome comercial e até mesmo o slogan! 

Garanta que o nome fantasia corresponde às atividades da empresa e ao seu legado, como no caso de empresas familiares. 

Optar pela simplicidade

Quando falamos em nome empresarial, precisamos lembrar que “menos é mais”. Um nome muito longo pode confundir a clientela, ou até mesmo dificultar a identificação em materiais de divulgação.

Aqui, também vale ter cuidado com siglas! Caso prefira usá-las, tenha certeza que o significado está claro para a sua clientela. 

Verifique disponibilidade e nomes parecidos

Por fim, ao selecionar alguns nomes, verifique se não há outras empresas já registradas. 

Ao mudar o nome fantasia no registro do seu CNPJ, é preciso que seja um nome único, nunca usado por outra empresa. Isso ajuda a manter a identidade da sua marca e facilita o uso em outros lugares, como no registro de domínio para sites, username nas redes sociais, etc.

Passo a passo para alterar nome fantasia de uma empresa

Se você precisa mudar o nome da sua empresa, por qualquer motivo, não precisa se preocupar! O processo de atualização de nome fantasia de uma empresa é super simples de fazer.

Vamos te explicar passo a passo sobre como você pode solicitar um novo nome para o seu negócio. Lembrando que para quem é MEI, o processo é feito de outra forma. 

Registro na junta comercial

O primeiro passo para a atualização cadastral da sua empresa é ir até à junta comercial, ou cartório onde a empresa está registrada, e solicitar a atualização.

Esse procedimento não pede nenhuma justificativa. É só pedir para fazer a mudança, assinar e pronto! 

Outra opção também é pelo DBE (Documento Básico de Entrada) da Receita Federal, com o código 221 de “Alteração do título do estabelecimento (nome de fantasia)”, que pode ser solicitado pela internet e não tem nenhum custo.

Além do código 221, outras alterações podem ser solicitadas pelo DBE seguindo a tabela da Receita.

Certificados digitais

O segundo passo é garantir que o novo nome fantasia esteja nos certificados digitais. 

Ao alterar o nome fantasia do seu negócio, ou outras alterações contratuais, é preciso solicitar um novo certificado digital, com os dados atualizados. 

Informar seu público

Prontinho! Agora é só informar o seu público sobre a mudança de nome. Para isso, você pode usar técnicas de marketing digital e também informar a mudança em materiais informativos, como panfletos ou uma faixa na fachada da empresa.

Como alterar nome fantasia de um MEI?

A alteração ou inclusão de nome fantasia de uma empresa MEI é diferente. O processo pode ser feito todo pela internet e fica pronto em poucos minutos, sem nenhuma taxa.

Confira o passo a passo:

1º Acesse o Portal do Empreendedor e clique na opção “já sou MEI”;

2º Procure a opção “atualização cadastral” e na tela seguinte, clique em “solicitar”;

3º Faça login com os seus dados do Gov.br e autorize o acesso;

4º Ao descer a página, encontre o setor “Identificação” e o campo “nome fantasia”;

5º Faça as alterações necessárias, aceite os termos e condições e confirme se as informações estão corretas;

6º Emita seu comprovante de registro MEI (CCMEI).

Com o certificado em mãos, é só atualizar a sua clientela sobre a mudança! 

Afinz e sua empresa

Administrar uma empresa não é fácil e a Afinz está aqui para te acompanhar nessa jornada, com soluções financeiras eficientes e práticas, além de materiais educativos no Blog Afinz. Para outros conteúdos como esse, confira mais artigos no nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais!