O Outubro Rosa é um movimento internacional que foi criado na década de 90 para alertar as mulheres sobre o câncer de mama, que é o tipo mais comum da doença entre elas. 

Durante todo o mês acontecem campanhas para mostrar que a prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes para a cura completa e sem sequelas da doença.

Porém, mesmo com tanta visibilidade, muita gente não sabe exatamente pra que o Outubro Rosa existe. 

Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o Outubro Rosa e a importância dele, afinal, se cuidar é muito importante! 

O que é a campanha?

É um movimento que acontece no mundo todo para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, sempre no mês de outubro. 

A campanha compartilha informações e promove bastante o ato do auto exame, que é muito importante para o diagnóstico da doença. 

Além disso, o outubro rosa também serve para lutar por direitos das mulheres no tratamento do câncer de mama, para que elas tenham processos dignos e de qualidade. 

Durante todo o mês de outubro vemos várias campanhas e mobilizações para conscientizar as pessoas sobre essa doença e como é importante descobrir cedo para que o tratamento seja realmente eficaz e traga a cura!

História do Outubro Rosa: Quando começou?

O Outubro Rosa começou nos EUA, na década de 90. Nessa época, aconteceu um evento em Nova Iorque para arrecadar fundos para uma pesquisa sobre o câncer de mama. Nesse evento, todos usavam fitas cor de rosa.

Depois disso, alguns estados do país começaram campanhas de conscientização e logo depois outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção do câncer de mama.

No Brasil, o movimento surgiu depois, em 2002, e a primeira ação foi feita no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Eles iluminaram com a cor rosa um dos monumentos do local. 

As campanhas foram tomando forma, e a partir de 2008 começou a acontecer todos os anos com a mesma intenção: a de mostrar que prevenir e tratar o câncer de mama é importante. 

Existe um canal oficial da campanha?

Não existe uma rede específica sobre ele, mas todo ano o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, participa do movimento com eventos, debates e materiais educativos sobre o assunto. 

Além disso, o Brasil possui uma lei que foi criada em 2018 para instituir o mês de conscientização. A lei pede que prédios públicos recebam iluminação cor de rosa, que cada estado faça palestras e eventos sobre o assunto e também que campanhas sejam mostradas na mídia. 

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Infelizmente, é um dos tipos mais comuns de câncer. 

Ele não tem causa, pode acontecer com qualquer mulher, mas é importante manter hábitos de vida saudáveis para diminuir os riscos da doença. Principalmente se na sua família existirem casos de câncer de mama.

Alguns sinais suspeitos são caroços duros e fixos na mama, pele avermelhada com textura de casca de laranja, alterações ou líquidos no mamilo. 

Esses são sinais importantes, mas mesmo sem eles, é necessário fazer exames periódicos para garantir que tudo está certo.

Quais são os cuidados importantes?

Por mais que o câncer seja uma doença que pega as pessoas de surpresa, isso não significa que não existem formas de se prevenir contra ele. 

Alguns hábitos são essenciais para diminuir as chances de desenvolver a doença, e isso vale para qualquer idade, ok? Veja alguns exemplos.

  • Exame de toque: o exame feito por você ou por um profissional é muito importante para ver o aparecimento de caroços ou irregularidades nos seios. Lembre-se sempre que quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura do câncer de mama. 
  • Alimentação saudável: a alimentação balanceada é uma das melhores armas contra o câncer de mama. Quando seu corpo recebe todos os nutrientes e vitaminas que precisa, ele tem mais forças para evitar e lutar contra qualquer doença. 
  • Vida ativa: o mesmo vale para manter uma rotina de exercícios físicos. Eles fazem muito bem para o corpo e são essenciais para manter uma vida saudável e com um sistema de proteção forte.

Isso tudo é provado por uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer, que diz que hábitos saudáveis podem reduzir em até 13% os números de câncer de mama no Brasil.

A importância da mamografia

A mamografia pode ajudar a encontrar sinais do câncer de mama antes dele se tornar mais perigoso para a mulher, o que ajuda muito no tratamento. 

Um câncer encontrado no estágio inicial responde muito melhor ao tratamento e possui chances maiores de cura quando comparado a um diagnosticado depois.

É indicada para mulheres de 50 a 69 anos e precisa ser feita de dois em dois anos. Se você não se encaixa nessa faixa etária, a mamografia deve ser feita caso encontre alterações nos seios.

Onde conseguir exames gratuitos?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de consultas gratuitamente para toda a população. Portanto, se notar alguma alteração nos seis, vá até a Unidade de Saúde mais próxima para agendar um atendimento.

Além disso, o SUS também possui mais de 300 centros com habilidade em tratamento de câncer, espalhados por todos os estados do país.

Existem outras opções de consultas gratuitas, a cada ano vários hospitais oferecem trabalhos de prevenção. Verifique na sua região!

Uma opção online é o Doctoralia, que em 2021 realiza uma campanha de prevenção válida por todo o país. Clique aqui para se inscrever e receber mais informações.

Como participar da campanha?

Durante o Outubro Rosa, participe de eventos, escute palestras e leia sobre o câncer de mama e o diagnóstico precoce. O conhecimento é a melhor arma contra a doença. 

Se for mulher, não deixe de fazer o autoexame dos seios e a mamografia se notar algo fora do comum ou possuir entre 50 e 69 anos de idade. 

Além disso, fora do mês de outubro é importante continuar falando sobre a doença e tomando todos os cuidados, principalmente mantendo uma rotina saudável para diminuir o risco do câncer se desenvolver. 

Onde conseguir mais informações da campanha?

A melhor fonte de informações sobre a campanha do Outubro Rosa no Brasil é o Instituto Nacional de Câncer. 

Eles mantém um site atualizado com eventos e cartilhas importantes para o movimento, muito úteis para divulgar a prevenção da doença.

Nele você encontra ​​notícias, exposições, infográficos, vídeos e áudios explicativos, perfeitos para compartilhar e ajudar a divulgar o Outubro Rosa no seu círculo social. Para acessar a campanha de 2021, clique aqui!

Afinz e o Outubro Rosa

Estamos com você na prevenção do câncer de mama! Use o programa de benefícios Você Bem Saúde para realizar consultas ginecológicas e exames de rotina.

Com ele, você tem desconto em consultas médicas diversas, em farmácias e consultas psicológicas virtuais.

Tudo isso só por aderir ao cartão Afinz Visa, e o melhor, sem carência e sem limite de uso. Conte conosco, afinidade é cuidar da sua saúde em todos os momentos!