Um bom ambiente de trabalho gera força de vontade e dedicação no dia a dia dos colaboradores. E, promover momentos de descontração, relaxamento e pausas é uma tarefa importante da liderança.

Existem inúmeras estratégias para manter a satisfação da sua equipe, garantindo não somente melhores resultados, mas também um ambiente confortável para todos. 

Como passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando, é essencial manter esses momentos agradáveis com interações sociais, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas práticas de como motivar os funcionários, diminuir o estresse no trabalho e, consequentemente, colher melhores resultados. Confira!

O que é uma boa qualidade de vida no trabalho?

Antes de aprender maneiras para atingir a meta de alegrar os colaboradores, é necessário entender o que é essa qualidade que tantos buscam no ambiente de trabalho. 

Apesar de ser uma questão individual, onde cada colaborador possui uma visão diferente sobre a satisfação no local de trabalho, é possível agradar a todos!

De modo geral, qualidade de vida no trabalho resulta da saúde mental, do bem-estar dos funcionários e da boa convivência. Ou seja, ela vem tanto da relação do próprio colaborador com o seu trabalho, como também das formas que é tratado e gerido por colegas e pelos líderes.

Assim, a qualidade de vida no trabalho diz respeito a pessoas satisfeitas que alcançam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com cuidados voltados para saúde física, mental, financeira e social.

A importância de um bom ambiente de trabalho

Grupo de pessoas comemorando conquista no trabalho em um escritório.
Dinâmicas em grupo promovidas pela empresa são super válidas para criar laços!

A qualidade de vida no trabalho reflete em dezenas de consequências positivas para a própria empresa, para os clientes e, claro, para os colaboradores. 

Dentre elas, podemos citar que pessoas satisfeitas e felizes:

  • Mantém uma cultura organizacional mais saudável e forte;
  • Cuidam melhor de seus clientes, fortalecendo também a marca externa;
  • São mais produtivos e geram mais resultados;
  • Colaboram melhor entre si e constroem um ambiente mais agradável e menos estressante;
  • Envolvem-se mais nas atividades da empresa, como confraternizações, eventos corporativos, treinamentos, etc.;
  • Diminui o índice de turnover/rotatividade da empresa;
  • Não se tornam workaholics, afetando a saúde mental e causando o burnout.

“Afinz, o que é uma pessoa workaholic e o que é ter um burnout?’’

Uma pessoa considerada workaholic, de modo resumido, é aquela viciada em trabalho. Mas, lembre-se que isso não é um elogio, viu?

Antes, o termo era utilizado de forma positiva para valorizar quem trabalhava muito e “vivia pelo trabalho”. Atualmente, já é visto como algo mais preocupante para a saúde dos colaboradores.

Apesar de não ter um diagnóstico médico oficial, os sinais de um workaholic são muitos. Dentre eles, um viciado em trabalho costuma:

  • Colocar o humor e qualidade de vida dependentes do trabalho e dos resultados profissionais;
  • Trabalha incansavelmente por mais tempo do que é proposto;
  • Mostrar-se disponível todos os dias e todas as horas, independentemente de ser feriado, fim de semana ou até madrugada;
  • Raramente possui passatempos ou tempo de descanso.

Já o burnout é um termo conhecido aqui no Brasil há alguns anos e representa a síndrome do esgotamento profissional. 

Suas causas não são por tarefas específicas, mas sim pela quantidade excessiva de trabalho. É um distúrbio causado pelo estresse e esgotamento mental e físico gerados pelas demandas profissionais.

O burnout pode afetar qualquer pessoa com alta demanda de trabalho, não necessariamente uma pessoa workaholic. No entanto, as chances de um workaholic ter um burnout são bem maiores. Então, vá com calma!

Como manter uma boa qualidade de vida no trabalho para os funcionários?

Em destaque, vemos dois homens brancos rindo. Eles estão sentados e ambos olham para o computador. Enquanto um deles come, o outro segura um tablet em uma das mãos. Ao fundo, vemos duas mulheres brancas conversando e tomando café. Elas estão ambientadas em uma copa (cozinha).
Intervalos, lanchinhos, mesas para socializar e um espaço descontraído são ótimas opções!

Existem algumas soluções e práticas para evitar as consequências apresentadas anteriormente e garantir uma satisfação de todo o time da sua empresa. 

Então, líderes, prestem atenção na lista que preparamos a seguir:

1. Fortaleça a cultura organizacional da sua empresa

Uma cultura organizacional bem definida é essencial na construção de um ambiente mais positivo, estimulando interações sinceras entre os colaboradores e criando um clima mais saudável. 

Se a sua empresa ainda não possui uma cultura estruturada, chegou o momento de ir atrás dela! Agora, se você já tem uma, trabalhe para mantê-la forte e relevante!

A cultura organizacional é quem dita as relações, regras e direitos que funcionam dentro da organização. Ela estabelece valores, missão, visão, regras, identidade, comunicação e muitos outros aspectos para que todos os funcionários trabalhem em harmonia. 

2. Desenvolva uma rotina com os colaboradores

Se você é líder de uma equipe, o seu trabalho vai muito além de atribuir demandas e cobrá-las. Criar uma conexão é indispensável!

Trabalhar em conjunto com o seu time e desenvolver uma rotina com ele, com certeza, cria um espaço com melhor qualidade de vida no trabalho. 

Isso fará com que vocês trabalhem mais unidos em prol de metas em comum, afinal, vocês são um time e os seus liderados precisam sentir a sua cumplicidade. O senso de comunidade afeta diretamente o bem-estar do funcionário, deixando-os ainda mais motivados.

3. Incentive seus funcionários

O incentivo é um dos melhores combustíveis para a motivação dos colaboradores, e ele pode vir de diversas maneiras, principalmente através do líder. Alguns dos estímulos mais efetivos são:

Reconhecimento

Sempre que alguém conquistar algo, alcançar alguma meta ou demonstrar qualquer atitude que valha a pena ser reconhecida, fale! 

Elogios podem ser feitos na frente de todos, mas também podem ser reforçados em conversas diretas e formais, como reuniões de feedbacks. 

Os reconhecimentos podem vir de diversas maneiras. Desde palavras, comunicados, benefícios extras ou bônus financeiro, por exemplo. Seja qual for, é extremamente importante para manter a força de vontade do seu time.

Investimento no aprendizado

Investir em algum curso profissionalizante ou treinamentos é uma das formas de mostrar para os colaboradores que a empresa acredita no potencial deles e quer vê-los crescendo ainda mais! 

Segundo o relatório “State of the American Workplace” da Gallup, que coletou dados com mais de 195 mil trabalhadores estadunidenses, 60% dos respondentes consideram muito importante trabalhar com o que fazem de melhor.

Por isso, aproveite esse momento para perguntar aos próprios funcionários o que eles querem melhorar. 

Assim, eles podem potencializar ainda mais seus pontos fortes, fazendo o que gostam e se envolvendo em tarefas que aumentam a produtividade de toda a equipe.

4. Tempo de descanso é essencial

Mulher branca usa uma camisa verde e um fone headset. Ela está com os braços esticados e unidos para cima, fazendo alongamento, enquanto olha para tela do notebook. Ao redor vemos um vaso de plantas branco grande e uma janela. Em cima da mesa vemos, livros, uma caneca e um vaso de planta menor.
Já pensou em criar momentos para se alongar? Ficar parado no mesmo lugar pode cansar!

Todo mundo precisa de um respiro mental e físico durante o trabalho, principalmente após finalizar uma demanda daquelas! 

Por isso, incentive e pergunte ao seu time se eles tiveram o tempo de descanso, se eles precisam tomar um ar, um café ou só pausar por um momento mesmo. 

O tempo de pausa é fundamental para progredir o foco e a produtividade durante as tarefas. Afinal, ele ajuda a diminuir o estresse e a melhorar o humor, proporcionando mais  qualidade de vida no trabalho. 

5. Cuide da saúde de todos (inclusive da sua!)

Os cuidados com a saúde mental e física são obrigatórios para qualquer empresa e gestão. 

Os líderes devem se preocupar com os colaboradores, mas também com eles mesmos, sempre buscando formas de manter uma vida saudável dentro e fora da empresa. 

Por isso, incentive e pratique atividades físicas, faça caminhadas ao ar livre, tenha hobbies, faça terapia, vá ao médico, realize consultas preventivas… Cuide-se!

A qualidade de vida no trabalho é resultante da somatória de diferentes práticas, consciências e ações em prol do bem-estar de todos os trabalhadores.  Por isso, incentivar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental para evitar qualquer tipo de exaustão, seja física ou mental. 

A Afinz te ajuda na construção de uma melhor qualidade de vida no trabalho! 

Sabemos a importância de manter uma equipe motivada, com bem-estar e uma ótima qualidade de vida no trabalho. Queremos facilitar a vida de empreendedores, mas também de todos os trabalhadores, prezando por sua saúde! 

Com o Programa Cuida Bem Saúde, da Afinz, ao contratar sua maquininha é possível realizar consultas, exames e garantir produtos de farmácia com preços acessíveis para cuidar de você e sua família. 

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