Um pitch é basicamente uma apresentação feita para investidores, com a intenção de convencê-los a apostar na sua ideia ou no seu negócio. O famoso “vender seu peixe”.
A verdade é que não basta chegar à apresentação e falar. Um pitch tem que ser planejado com técnicas de persuasão, até porque, você terá pouco tempo para realmente convencer os investidores.
Quer saber mais sobre o que é um pitch e como fazer uma apresentação eficaz? Continue lendo, reunimos tudo o que você precisa.
O que você irá ler neste artigo?
Para que serve o pitch?
O pitch serve para conquistar investidores. A palavra em inglês significa “arremesso”, ou seja, é como se você jogasse a ideia para fisgar um interessado.
Pitch, na verdade, é uma técnica de apresentação que consiste em conseguir mostrar uma ideia rapidamente e de uma forma super convincente e sem delongas.
Uma das intenções do pitch é despertar o interesse do comprador/investidor, para ele ter curiosidade em saber mais sobre sua ideia e decida te procurar para uma conversa.
Mas, entenda, curiosidade e dúvida são coisas diferentes — deixe as pessoas curiosas para saber mais, mas dê todas as informações importantes durante o pitch.
Principais tipos de pitch
Existem algumas formas diferentes de fazer um pitch. Inclusive, se você for fazer um, é muito recomendado saber exatamente qual o tipo solicitado ou escolhido.
Veja os pitches mais usados atualmente e o que faz deles formas eficazes de apresentação.
One-sentence pitch
Esse modelo de pitch consiste em usar apenas uma frase para convencer os investidores. Nela, você deve falar sobre o negócio e seu diferencial bem rapidamente. O segredo é fazer isso deixando um gostinho de “quero mais”, é o que vai atrair quem escuta.
Elevator pitch
O pitch desse tipo faz uma comparação: se você estivesse em um elevador com um investidor, o que falaria sobre sua ideia? Um discurso de poucos minutos que o deixaria com vontade de saber outras informações! A intenção é captar a atenção.
Pitch deck
O pitch deck é uma apresentação um pouco mais longa e que usa o apoio visual de slides para ajudar na explicação. É essencial que os slides passem a ideia real do que é o diferencial e não ofusquem o que é falado.
Vantagens de um pitch
Existem várias vantagens em fazer um pitch. Não é à toa que hoje em dia eles são tão utilizados para atrair investidores. Veja os principais pontos positivos:
- Possibilidade de apresentar suas ideias para grandes nomes;
- Aprender o que pode ser melhorado de acordo com feedbacks recebidos;
- Oportunidade de conseguir investimento e mentoria.
Qual é a estrutura ideal do pitch?
Para te ajudar a fazer um pitch atrativo, aqui vão algumas questões que você deve responder com a apresentação.
Se coloque no lugar de investidor e pense o que te deixaria mais animado e interessado em investir.
Qual é o problema e/ou oportunidade?
Fale mais sobre o problema que sua ideia resolve ou qual a oportunidade de negócio que você quer suprir. Mostre porque algo como o que você tem é necessário no momento.
Qual é a solução da sua empresa?
Mostre como você planeja resolver essas questões, qual será a iniciativa tomada para ajudar quem sobre com o problema que apresentou antes.
Quais são os diferenciais da iniciativa?
O que faz a sua ideia ser a melhor opção? Explique o que tornará a empresa líder no segmento, os motivos para investir no seu negócio.
Em qual momento o negócio está?
Seja sincero, diga em que parte da ideia você está. Desenvolvimento, aplicação, validação… responda com clareza, assim o investidor saberá que você é confiável.
Qual é a sua proposta?
Diga o quanto precisa para colocar tudo em prática e o que o investidor terá em troca, seja em dinheiro ou ações. Também é o momento de falar se o apoio será apenas financeiro ou se precisa de mentoria.
Dicas para um pitch mais interessante
Os investidores veem pitches quase diariamente — por isso, o seu deve se destacar. Afinal, eles estão procurando por ideias inovadoras!
Veja algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma apresentação impactante e que atraia a atenção de quem quer investir.
Capriche no storytelling
O storytelling, como o nome diz, consiste em contar uma história. Sua apresentação deve cativar quem assiste, deixando os espectadores interessados em ouvir mais.
Faça apresentações sucintas e simples
Todo mundo já assistiu algo chato e que não acrescenta em nada. Sua apresentação deve ter os pontos principais da ideia, nada de floreios, vá direto ao assunto.
Cases de sucesso
Muitas empresas que são extremamente bem-sucedidas hoje em dia começaram com um pitch bem feito e uma ideia!
Algumas delas você com certeza conhece e usa diariamente, veja alguns exemplos:
- YouTube: em 2005 o YouTube fez um pitch deck e conseguiu mais de 3 milhões de dólares em investimento;
- Uber: a empresa fez um pitch deck em 2008 e transformou a ideia em uma empresa muito popular, conhecida no mundo todo;
- Facebook: um dos fundadores conseguiu, em 2004, convencer investidores a apostar na rede social.
Já sabe como fazer seu pitch e como ele é importante? Que tal ver alguns filmes sobre empreendedorismo para te inspirar? E não deixe de nos acompanhar no Instagram @afinzoficial para mais dicas!