Já imaginou investir em uma empresa que, além de funcionar sem a produção de nenhum produto ou serviço, ainda traz grande retorno de dinheiro? Elas existem e são chamadas de holding!

Apesar da grande maioria não oferecer mercadorias ou controlar um tipo de operação direta de vendas, esse tipo de empresa tem grande influência no mercado e detém participações acionárias de uma ou mais empresas.

De forma resumida, elas se responsabilizam pela administração e políticas de um mesmo grupo de organizações!

Mas Afinz, como isso é possível? Existem vantagens de investir uma?”

Relaxa, a gente te explica! Acompanhe este artigo e saiba o que é uma empresa majoritária, como funciona, quais suas funções e tipos!

O que é uma holding?

Holding é uma entidade de negócio que possui controle acionário sobre uma ou mais empresas, as chamadas “subsidiárias”. 

O termo vem do inglês to hold e significa “segurar, manter ou controlar”, representando bem a sua principal função: controlar a administração das companhias que fazem parte de seu grupo.

A maioria dessas empresas tem o poder de determinar como cada organização será gerida. Isso porque elas são sócias majoritárias dos negócios, ou seja, são donas da maior parte das ações de cada companhia. 

Uma única companhia pode controlar os negócios de empresas de diferentes segmentos. Demais, não é?

Embora elas gerenciem boa parte das responsabilidades de companhias, geralmente supervisionam as decisões administrativas sem participar ativamente das operações diárias das companhias subsidiárias. 

Podemos descrever as holdings como grandes “guarda-chuvas”, que protegem os indivíduos posicionados abaixo dele. Neste caso, são as subsidiárias!

Como uma holding funciona?

5 pessoas em uma sala de reunião, enquanto 4 estão sentadas, 1 pessoa está em pé apresentando. Na mesa em que estão localizados, vemos notebooks, papéis e cadernos.
Você sabia que uma holding pode ser até 80% mais em conta que os outros tipos de transmissão sucessória?

Para controlar ou ser acionista de um grupo de empresas, a empresa gestora deve adotar o regime jurídico Sociedade Anônima (S/A) ou Limitada (LTDA). A escolha depende das subsidiárias ou dos benefícios fiscais e financeiros que cada regime oferece. 

Todas essas empresas são, obrigatoriamente, fiscalizadas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para não haver nenhuma operação que burle a livre concorrência do país. 

Em outras palavras, essa prática funciona como prevenção da formação de monopólios ou cartéis, evitando infrações contra a economia brasileira.

Além desse tipo de empresa receber dinheiro através dos lucros de suas subsidiárias, também ganha por meio dos dividendos que tem direito por ser acionista majoritária. 

6 tipos de holding

Dentro do universo empresarial, existem vários tipos de organizações societárias. Cada um deles possui características e classificações específicas, derivadas das atividades exercidas e objetivos.

Para você entender melhor, montamos uma lista com as principais categorias, com exemplos. Acompanhe a seguir!

1. Pura

As grandes holdings do Brasil, geralmente, são puras. Elas procuram controlar as subsidiárias somente participando no capital social, sem realizar outras atividades econômicas. 

Essa categoria limita grande parte das suas responsabilidades aos assuntos financeiros. Ou seja, cada um fica no seu quadrado!

2. Mista

A categoria mista não só controla outras organizações, mas também participa das operações. Ou seja, ela se envolve com a produção, mercado e comercialização do produto ou serviço.

Esse tipo de negócio acaba tendo duas principais fontes de renda: os dividendos, e a partir das atividades paralelas e resultados das empresas do grupo.

3. Administrativa

Como o nome diz, a holding administrativa é aquela que administra e centraliza a tomada de decisões de suas empresas subsidiárias. 

Assim, ela facilita a otimização do controle de uma ou mais empresas e faz com que haja uma maior proteção dos patrimônios pessoais e dos sócios.

4. Patrimonial

Semelhante à administrativa, a patrimonial foca em administrar os bens próprios – como imóveis – para que todos eles sejam integrados ao capital social da empresa. 

Essa categoria é recomendada e muito utilizada por famílias que buscam gerenciar melhor seu patrimônio, centralizando todas as responsabilidades e obrigações em apenas um local.

5. Controle

Já na holding de controle, a principal função – como o próprio nome já diz – é centralizar todo o controle societário das empresas, garantindo que haja uma gestão sobre os próprios negócios. 

6. Participação

Por fim, mas não menos importante, as empresas de participação são mais voltadas para participações minoritárias

Ou seja, quando há um interesse em ter uma pequena parte das ações de diversas empresas ou por interesses particulares. Elas exigem estruturas menores para suas operações.

Alguns exemplos conhecidos:

  • J&F: controla JBS, Banco Original, PicPay, Canal Rural, etc.;
  • Berkshire Hathaway: uma das maiores do mundo, controlando empresas como Apple, Bank of America, Chevron, Coca-Cola e American Express;
  • Alphabet Inc.: Google Inc., Nest Labs, Calico, etc.

Agora que você já conhece as variações e alguns exemplos conhecidos, está na hora de se inspirar e colocar em prática o qual mais se adéqua ao seu tipo de aplicação. 

Afinal, é preciso escolher uma categoria que se enquadre conforme o seu tipo de perfil investidor para alavancar os resultados de maneira precisa e com menor risco!

Quais as vantagens e desvantagens de uma holding?

Homem branco com camiseta roxa sorrindo. Ele está estendendo dois braços para frente e em cada uma das mãos, segura um bloquinho de madeira. No bloco, estão desenhados um sinal de polegar para cima, e outro para baixo. Ao fundo vemos uma parede branca.
Holding pode ser melhor do que seguro de vida, pois protege todo o patrimônio, evitando a burocracia do inventário.

Além do lucro e dos dividendos, existem algumas outras vantagens quando escolhe entrar no mundo dos investimentos majoritários. Mas, como toda a moeda possui dois lados, temos também algumas desvantagens. Confira quais são! 

Vantagens

São incontáveis os pontos positivos quando se investe de uma holding, independentemente de qual for o modo. Uma de suas principais, é um controle mais efetivo de muitos investimentos menores. 

Torna-se mais fácil participar de dezenas de empresas por meio de investimentos e compra de ações, mas sem os custos de operar cada uma delas

Por serem empresas diferentes, a independência social e financeira é um ponto positivo para a categoria. Além do fato de que o dinheiro entra de diferentes lados, e você não depende de uma fonte de renda.

Caso uma das organizações tenha algum imprevisto jurídico, por mais que seja uma situação negativa, você não fica na mão. Isso porque, possui um leque de investimentos.

Desvantagens

As desvantagens, assim como as vantagens, dependem muito do tipo e do tamanho da organização. 

Se uma holding tem controle majoritário sobre uma organização subsidiária, ela pode tomar decisões baseadas somente em suas preferências, afetando todos os outros acionistas e, algumas vezes, a própria subsidiária

Outro risco é a concentração econômica e de mercado. Entretanto, como falamos anteriormente, para evitar esse tipo de caso, toda empresa majoritária é fiscalizada pelo CADE, respaldada pela Lei 12.529/11 ou Lei de Defesa da Concorrência. 

Afinz e seus investimentos! 

Apesar dos detalhes e das infinitas possibilidades, a holding é uma ótima opção de investimento. Isso porque é, basicamente, uma corporação que compra ações para ter influência sobre diferentes empresas de diversos setores. 

Essa prática de investimentos é uma forma que as pessoas jurídicas encontram de escalonar seus ganhos através das estratégias financeiras

“Afinz, esse é o único jeito de investir com segurança?”

Não, e nós temos a melhor opção! Seja pessoa física ou jurídica, você pode investir com confiança e rentabilidade na Afinz. 

Assim, sua empresa garante agilidade, benefícios e um atendimento personalizado para investir. Enquanto você, como pessoa, também pode buscar os mesmos benefícios, com uma assessoria exclusiva à disposição!

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar ainda mais no mundo financeiro? Acompanhe nosso blog e confira outros artigos como esse!

Avalie esse artigo