Quando falamos de rede social profissional, o primeiro nome que vem à mente da maioria das pessoas é o LinkedIn. E isso não é por acaso!

Com mais de 58 milhões de empresas cadastradas e mais de 900 milhões de usuários, a plataforma é ideal para networking e conhecimento de mercado.

Segundo estatísticas do próprio LinkedIn, 49 milhões de pessoas utilizam a rede social semanalmente para buscar oportunidades de trabalho. Como resultado, 8 pessoas são contratadas por minuto através da rede social.

“Mas, Afinz, basta criar uma conta na rede e esperar uma entrevista de emprego?”

Não! Apesar do LinkedIn ser um ótimo lugar para procurar vagas, é essencial construir um bom perfil na plataforma para se destacar profissionalmente. Afinal, são muitas pessoas em um lugar só, com o mesmo objetivo!

Para te ajudar na procura de oportunidade no mercado, juntamos todas as dicas para criar um bom perfil no LinkedIn em um só artigo. Então, vem com a gente!

O que é o LinkedIn?

Uma mulher negra sentada em um banco almofadado, em frente a uma mesa de madeira. Sobre a mesa, estão um laptop e um vaso de planta. A mulher segura algumas folhas de papel na mão esquerda, enquanto coloca um tablet com capa vermelha sobre a mesa. Atrás dela, há várias plantas cobrindo uma parede de tijolinhos de granito.
Segundo o próprio LinkedIn, a visão da plataforma é “criar oportunidades econômicas para cada integrante da força de trabalho global”.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Criada em 2002 e lançada no ano seguinte, a plataforma permite que os usuários montem perfis profissionais próprios. 

Assim, os usuários podem seguir contas de seu interesse ou realizar conexões com outros profissionais, conhecidos ou não. Assuntos voltados para o mundo corporativo, como empresas, gestão e competências profissionais, são o foco do LinkedIn. 

Ele também possui um papel mais estratégico. Enquanto você consegue construir um currículo completo para buscar emprego, as empresas podem utilizar a plataforma para contratar colaboradores, filtrando perfis específicos.

Assim como qualquer rede social, o LinkedIn também permite a publicação de posts para ganhar visualizações e interações.

Mas, por que ter um perfil no LinkedIn?

Um perfil profissional ativo no LinkedIn pode contribuir de diferentes formas para sua vida e carreira:

  • Aumentar a visibilidade do profissional dentro ou fora de seu segmento;
  • Se conectar e fazer networking com profissionais experientes do mundo inteiro;
  • Potencializar a imagem profissional, transformando-o em uma referência do setor;
  • Compartilhar conhecimentos e conteúdos sobre negócios;
  • Aumentar as chances de ser contratado para uma vaga dos sonhos;
  • Se conectar com recrutadores e ficar sabendo de oportunidades exclusivas pela plataforma.

Como criar um perfil profissional de destaque no LinkedIn

Uma mulher branca, vestindo camisa também branca, de braços cruzados e sorridente. Sua imagem transmite segurança, confiança e credibilidade, valores essenciais para qualquer profissional.
Sua foto no LinkedIn precisa transmitir a segurança e a confiança buscadas em todo profissional.

Antes de listarmos os principais passos para criar um perfil profissional de qualidade no LinkedIn, primeiro precisamos definir o que é um perfil profissional online. 

Basicamente, é uma página que resume a sua carreira, como um currículo online. Ou seja, quais são as suas experiências, formação, qualidades, competências, conhecimentos, resultados obtidos anteriormente e qualquer outra característica que represente o seu “eu profissional”

Agora, pegue seu caderno de anotações e vamos às dicas!

1. Invista em uma boa primeira impressão visual

O LinkedIn é uma rede social e, por isso, as pessoas – tanto conexões quanto recrutadores – vão olhar a sua foto de perfil logo de primeira. 

Pensando nisso, busque investir em uma boa foto, que traga um ar mais profissional, passando credibilidade para quem acessa sua página. 

Prefira fotos bem iluminadas, com fundos lisos ou abstratos. Evite fotos com óculos escuros ou fotos em momentos de descontração, como na praia ou em um happy hour.

2. Defina o seu título profissional

Quando o perfil aparece nas pesquisas ou para outros usuários, além da sua foto e nome, a informação em destaque é o seu título profissional

Ele é totalmente personalizável e faz bastante diferença, já que recrutadores ou possíveis seguidores podem se interessar de cara pela sua atividade profissional.

Procure ser direto e utilize termos-chave para descrever qual é a sua profissão e/ou em quais áreas está buscando oportunidades.

Para quem já está empregado, é recomendado colocar o nome do cargo e da empresa em que trabalha. Já para quem está em busca de um novo emprego, o ideal é colocar o título do último cargo ocupado ou a área de formação.

3. Deixe o seu perfil completo

Preencha o máximo de informações possíveis sobre a sua vida profissional, afinal, quanto mais detalhes, mais chances do seu perfil se destacar. 

Por isso, além das informações pessoais, escolha bem as palavras-chave para completar o seu perfil e preencha o campo “Sobre” sem falta, combinado?

O “Sobre” é o espaço que você vai escrever um pouco mais sobre você, como pessoa e como profissional. Escolha definições diretas e use um texto curto, o recrutador precisa de informações imediatas!

O objetivo desse campo é apresentar a personalidade, as conquistas e os interesses de uma maneira que chame a atenção de quem está lendo.

4. Detalhe suas experiências profissionais

É através das experiências profissionais que o recrutador irá analisar o perfil do candidato para entender se, realmente, existe alguma compatibilidade com a vaga ofertada.

Por isso, além do título, da empresa e do tempo de casa, descreva também suas principais tarefas, responsabilidades e resultados em cada um dos cargos. A dica é colocar essas informações em tópicos para facilitar a leitura.

Um grupo de pessoas em uma sala de reuniões. A maioria delas está sentada ao redor de uma mesa e só um homem está de pé, falando com os demais.
Toda e qualquer experiência profissional é válida, desde uma demanda de qualidade até a liderança de um projeto.

5. Adicione suas competências 

Para a área de competências, inclua todas as habilidades que descrevem quem você é profissionalmente. Sempre que aprender algo novo ou sentir que alcançou um nível de competência relevante, atualize o seu perfil. 

6. Solicite recomendações de colegas

Após preencher suas principais competências e habilidades, você pode solicitar recomendações das pessoas com quem se conectou. 

Assim, seus colegas e amigos podem confirmar publicamente que você é um profissional competente e reforçar algumas das competências descritas no seu perfil. 

7. Mantenha o perfil do LinkedIn sempre atualizado

Como dissemos anteriormente, o LinkedIn é como um currículo digital. Por isso, sempre que começar em uma empresa nova, conquistar um novo certificado, entrar em uma nova faculdade ou pós-graduação… 

Seja o que for, lembre-se de atualizar essa informação no seu perfil na plataforma. Quanto mais conhecimento e experiência você tiver, melhor serão as oportunidades!

Inclusive, você pode criar conteúdos para contar como foi a experiência dessa nova conquista: como se sentiu, as habilidades adquiridas, quem você conheceu, etc. 

Afinz e você!

Seguir esses passos e criar um perfil forte no LinkedIn são formas de passar para o mercado uma ótima imagem profissional. E, para continuar a melhorar essa imagem, o estudo deve ser recorrente e constante! 

A Afinz se importa com o seu crescimento profissional. Por isso, oferecemos vários recursos para quem deseja aprimorar seus conhecimentos!

O programa Você Bem Educação é um benefício sem mensalidade, disponível para todos os clientes do cartão Afinz

Como parte do programa, você tem acesso a uma plataforma de educação online com cursos para as áreas de negócios, vendas, marketing, culinária, administração e muito mais!

Gostou das dicas para destacar profissionalmente seu perfil no LinkedIn e quer ficar por dentro desse universo de gestão de carreira? Então, continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais (inclusive, o nosso LinkedIn)!

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