Empreender não é uma tarefa fácil e lidar com as finanças da empresa pode ser ainda mais desafiador. Entre tantos termos e números, você sabe como calcular o lucro líquido?
O conceito do lucro líquido pode ser confundido com outros termos que também são importantes para a saúde financeira do seu negócio, como o fluxo de caixa, lucro bruto e receita.
Neste artigo vamos te ajudar a entender como o lucro líquido funciona e como calcular esse valor. Continue a leitura!
O que você irá ler neste artigo?
O que é lucro líquido?
O lucro líquido é o dinheiro que fica para a empresa. Esse valor é a diferença entre a receita total (tudo que foi recebido) e o custo total da empresa (soma de todas as despesas).
Sendo assim, o lucro líquido é o verdadeiro lucro da empresa, a margem que fica para investir ou aplicar no seu negócio.
Lucro bruto e lucro líquido: qual a diferença?
O lucro bruto, ao contrário do lucro líquido, é todo o dinheiro obtido (receita total). Ou seja, a diferença entre o faturado e os custos de produção.
É com o valor do lucro bruto que podemos calcular o lucro líquido.
Diferença entre lucro líquido e caixa
Outro termo que pode confundir o empreendedor é o fluxo de caixa. A diferença dele para o lucro líquido é que o fluxo de caixa se refere ao montante recolhido pela empresa durante um determinado período.
Sendo assim, é possível, por exemplo, que a empresa feche o mês com o caixa positivo (sem dívidas), mas sem nenhuma margem de lucro.
Da mesma forma, a empresa pode estar dando lucro, mas recorre a acordos financeiros para manter a saúde do fluxo de caixa, com o pagamento em dia das contas.
Como calcular lucro líquido?
Agora que você já sabe exatamente o que é o lucro líquido, podemos explicar como ele pode ser calculado no dia a dia.
Neste exemplo, vamos imaginar que a sua loja vendeu R$ 100 mil em produtos durante um mês. Neste mesmo período, você teve os seguintes gastos:
- Salários de colaboradores: R$ 30 mil;
- Materiais de produção: R$ 25 mil;
- Aluguel e despesas de funcionamento: R$ 15 mil;
- Pró-labore: R$ 10 mil.
Com base nessas informações, podemos calcular então que neste mês, a sua loja terá o seguinte fechamento financeiro:
- Receita: R$ 100 mil;
- Custos para produção: R$ 25 mil (-);
- Despesas gerais: R$ 55 mil (-);
- Lucro antes dos impostos: R$ 20 mil;
- Impostos: R$ 5 mil (-).
Após o pagamento dos impostos e todas as despesas, o lucro líquido será de:
- Lucro líquido mensal: R$ 15 mil.
Com isso, a sua loja teria um fechamento positivo, com uma margem de lucro garantida.
Por que calcular margem de lucro líquido?
A margem de lucro é essencial para a saúde financeira do seu negócio, mantendo o fluxo de caixa positivo e garantindo não só que você consiga pagar os custos de empreender, mas também ter como investir em melhorias.
Com uma boa margem de lucro definida, é possível organizar um fundo de emergência para a empresa e definir melhorias a longo prazo, como reformas, novos produtos, ou aumentar o número de colaboradores.
Essa reserva também é importante para, em meses de menor lucratividade, você tenha segurança de que irá conseguir cumprir com as suas responsabilidades financeiras.
4 dicas para estabelecer sua margem de lucro
Com todas as informações sobre lucro líquido, fluxo de caixa e como organizar as finanças da sua empresa, veja agora as nossas dicas para estabelecer a sua margem de lucro.
1) Faça uma precificação correta
Antes de tudo, os seus produtos devem ser precificados corretamente. Durante o processo de precificação, é necessário que você já inclua quanto de lucro pretende ter na venda de cada produto.
A precificação ideal deve respeitar a margem de preço do mercado, custear a compra de um novo estoque e oferecer a margem de lucro.
2) Tenha o planejamento dos custos e despesas na ponta do lápis
Desde a precificação, é muito importante que você tenha uma estimativa dos seus custos. Contas (luz, telefone, internet, aluguel do espaço), salários e outras despesas devem estar incluídas.
Além de tornar a precificação mais justa, esse planejamento influenciará diretamente no cálculo do seu lucro líquido.
3) Foque na margem de lucro
Muitas vezes o seu produto vai ter uma margem de lucro unitária relativamente baixa, mas não desanime! A margem de lucro global, ou seja, de todas as vendas do mês, podem ser boas o suficiente para alavancar a sua empresa.
4) Obtenha lucros recorrentes
Se organize para manter os lucros ao longo dos meses. É normal que as vendas sejam mais altas ou mais baixas a cada período do ano, principalmente se o seu produto é mais forte sazonalmente.
Porém, é importante que a sua empresa tenha uma lucratividade constante, mantendo um parâmetro ao longo dos meses, sem deixar fechar no vermelho. Novamente, a precificação correta e a consideração dos seus custos são fundamentais para manter essa estimativa.
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